Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil promove pré-estreia de Horizontes Mínimos, filme brasileiro que integra o III DOC TV Latino-Americano

 

 

A TV Brasil promove nesta quinta-feira, 20, às 19h, a pré-estreia do filme Horizontes Mínimos, do diretor Marcos Pimentel. O evento acontece na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, situada na Rua da Alfândega, 5, Centro, Rio de Janeiro. O filme é o vencedor brasileiro do III DOC TV Latino-Americano, uma iniciativa da Conferência de Autoridades Cinematográficas da América Latina (CACI) e da Fundação do Novo Cinema Latino-Americano, o DOC TV objetiva incentivar a produção e a teledifusão de documentários da região.

O evento contará com a presença do diretor Marcos Pimentel, que falará sobre o filme, e de representantes dos parceiros envolvidos na iniciativa. Inédito na televisão, o filme será exibido na TV Brasil no dia 23 de setembro, à 00h15 (de domingo para segunda-feira), na estreia do DOC TV Latino-América.

O DOC TV reúne autoridades nacionais, televisões públicas e produtores independentes de 15 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai, Venezuela e Paraguai.

Antes da etapa de produção, os diretores e produtores participam de uma oficina de Desenvolvimento de Projetos, em Havana, Cuba, organizada pela Unidade Técnica do Programa e a Fundação do Novo Cinema Latino-Americano (FNCL), com o apoio do Instituto Cubano de Artes e Indústria Cinematográficas (ICACI) e a Escola Internacional de Cinema e Televisão (EICTV).

O projeto Horizontes Mínimos, de autoria do documentarista mineiro Marcos Pimentel, foi o vencedor do Programa DOCTV Latinoamérica III, selecionado pelo júri brasileiro, composto por Aída Marques, representando da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) - TV Brasil) Luiz Guilherme Pádua, da ABD-N; Max Eluard Fernandes, representando a Fundação Padre Anchieta (FPA) - TV Cultura; Sergio Muniz, da Fundação do Novo Cine Latino Americano; e Vladimir Carvalho, da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura.

O filme, que recebeu US$ 70 mil para a sua realização, será exibido nas emissoras de TV pública que participam da rede DOCTV América Latina em 2012. Cada país estreia a temporada do DOC TV simultaneamente, exibindo a produção local.

O Filme. Horizontes Mínimos, do diretor Marcos Pimentel é um documentário sobre sonhos e desejos de pessoas comuns. É composto por pequenas histórias da vida cotidiana de diferentes personagens que tem rotina simples, anônimos, que geralmente não são notícias de jornais. O documentário visita diversas realidades que convivem em harmonia no espaço urbano e acaba por revelar como a cidade – palco da satisfação de desejos - atua na esfera íntima de seus habitantes mais comuns e corriqueiros.

O filme tem como matéria-prima os anseios das vidas mais cotidianas possíveis: um garoto de periferia louco por pipas; uma adolescente com síndrome de Down que sonha em se tornar bailarina; um trabalhador de cisas subterrâneas que deposita na loteira as esperanças de melhoras as condições de vida de sua família, uma estudante de enfermagem que sonha em se casar e construir família; um operário que se realiza dançando em gafieiras; uma aposentada que espera ter saúde no tempo que lhe resta de vida etc.

Os desejos são muitos. As satisfações, incompletas. Retratos íntimos de pessoas que, diariamente, sonham com os olhos abertos. Sobre a laje de uma humilde casa, em um salão de gafieira, em uma escola, em uma apresentação de ballet, em uma igreja... a cada dia, a cada noite, um sonho é realizado... E, logo, ali mesmo, nascem outros novos, oriundos de pessoas que sofrem, riem, amam, desejam. O sonho de um garoto louco por pipas resume o de todos: "voar mais alto"... Horizontes Mínimos é um filme que busca restituir a intimidade das pessoas e atingir a essência da existência de cada um de seus personagens.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/09/2012 - 20:26 e atualizado em 01/10/2012 - 11:46

Últimas

O que vem por aí