Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programas e novas temporadas estreiam na TV Brasil

 

A TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estreou programas e lançou novas temporadas neste domingo (23/9). Estas atrações incluem nomes de peso como Silvio Tendler e Aderbal Freire-Filho que comandam os inéditos Caçadores da Alma e Arte do Artista, respectivamente.

Para marcar a entrada no ar dessas atrações, a programação passa a ser dividida por faixas de conteúdos e paletes de cores que marcarão cada um dos segmentos temáticos – jornalismo, cultura+cidadania+educação, juvenil/infantil, documentários+ filmes + séries + música e esportes. Além disso, a nova identidade adotará a versão branca da marca TV Brasil.

Cultura e arte

Samba na Gamboa, com Diogo Nogueira, recebe João Donato em um dos episódios da quarta temporada (Foto: Ana Paula Migliari/TV Brasil

Referências em suas áreas como Silvio Tendler, Aderbal Freire-Filho, Diogo Nogueira e Jorge Mautner darão as caras na TV Brasil. Diogo Nogueira é veterano na emissora. O programa comandado por ele, o Samba na Gamboa, já está na quarta temporada e agora será transmitido mais cedo, às 22h, às terças-feiras, a partir do dia 25.

Mautner também não é cara nova na TV. Ele continua sendo o timoneiro na segunda temporada de Oncontô?, programa que faz uma incursão pelos diversos caminhos da formação do Brasil e que desta vez segue rumo ao sul do país. A atração estreia dia 29 e vai ao ar aos sábados, às 0h30.

Já o diretor teatral Aderbal Freire-Filho estreia não só na TV Brasil, mas na televisão brasileira, na próxima terça-feira (25/9), às 23h. O tarimbado diretor nunca se aproximou da TV e vai mergulhar de cabeça nesta experiência para trazer para a tela o Arte do Artista. A produção faz um panorama das artes no Brasil por meio de entrevistas com convidados ilustres, como Ruy Guerra, Wagner Moura, Gerald Thomas, Antônio Cícero e outros grandes nomes representantes da arte brasileira.

O cineasta Silvio Tendler estará presente com a sua nova série documental: Caçadores da Alma. Durante os 13 episódios, ele fará uma imersão pelo mundo da fotografia, se aprofundando na vida e obra de fotógrafos brasileiros com destaque em diferentes áreas de atuação, como jornalismo, moda, arte e publicidade. A série tem origem no média-metragem homônimo, dirigido por Tendler no fim da década de 80 e será exibida toda quarta-feira, às 23h, a partir do dia 26.

Criançada

ABZ do Ziraldo inicia nova temporada, que inclui participação de Ferreira Gullar  (Divulgação)

Para o público infantil, a TV Brasil reservou a estreia de novas temporadas de dois programas: o TV Piá e o ABZ do Ziraldo; e a estreia do Senha Verde. Todos foram ao ar a partir deste domingo (23/9).

O TV Piá, idealizado e dirigido pela jornalista e escritora Diléa Frate, dá voz e microfone às crianças com idades entre 6 e 12 anos. São elas que comandam as reportagens e quadros do programa, que está na sua terceira temporada.

O ABZ, também na terceira temporada, é apresentado pelo escritor Ziraldo e tem como objetivo estimular a formação de pequenos leitores. O programa é sempre recheado por contações de história, entrevista com autores de livros infantis e muita música entoada pelo Coral Maluquinho.

Com o Senha Verde, a TV Brasil abre espaço para a garotada mostrar o que sabe sobre sustentabilidade. A série de interprogramas conta com produções feitas pela TV Brasil e por outras quatro emissoras latino-americanas.

Faixa cidadã e com a cara do Brasil

Taxista Empreendedor vai ao ar toda segunda-feira (Divulgação)

Durante as manhãs, a partir das 7h30 desta segunda-feira (24/9), cada dia da semana terá um programa com foco no cidadão. Todos feitos em parceria com outras instituições e emissoras.
Na segunda-feira, vai ao ar o programa Taxista Empreendedor, uma parceria com o Sebrae. A série traz histórias, dados e dicas para ajudar motoristas do país todo a inovar no atendimento, buscar novas oportunidades e fazer do táxi um bom negócio.

Na terça, é a vez do Opção Saúde, produzido pela TV Rede Paulista, de Jundiaí, interior de São Paulo, que trata de qualidade de vida, bem-estar, com dicas para uma alimentação mais saudável, sugestões de exercícios físicos e prevenção de doenças, além da opinião e análise de profissionais da saúde.

Na quarta, será exibido o Bom Para Todos. Voltado ao trabalhador, o programa trata de temas correlatos ao mercado de trabalho, como educação, condições de emprego, saúde, direitos e oportunidades. O programa é uma produção da TV dos Trabalhadores (TVT), que cobre a região do ABC de São Paulo.

Na quinta, o TV é Ciência, feito pela TVE do Espírito Santo, mostra os avanços científicos e a inovação tecnológica no Brasil e no mundo.

Na sexta, o Sementes alia ciência, tecnologia e meio ambiente, tendo como principal fonte as instituições de pesquisa científica da Amazônia. O programa é uma produção da TV Cultura do Pará.

Em outra faixa de horário, às 17h30, às quartas, a TV Brasil vai exibir o Nova Amazônia, feito pela TV Cultura do Amazonas. O programa une todas as formas de conhecimento originado na região: do rigor da pesquisa científica à sabedoria dos povos da floresta. Ele é fruto de uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas.

Documentários latino americanos e faixa de cinema

Na madrugada deste domingo (23/9) para segunda-feira (24/9), às 0h15, estreou a terceira edição do DOCTV Latinoamérica com a exibição do documentário Horizontes Mínimos, dirigido por Marcos Pimentel, que acompanha a busca de pessoas comuns pela realização de seus sonhos e desejos. Ao todo serão exibidos 15 documentários. O DOCTV é um programa de incentivo à produção e teledifusão do documentário latino-americano de 15 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

Além deste, a TV Brasil estreou uma nova faixa de cinema às sextas-feiras, sábados e domingos, sempre às 22h30. No domingo (23/9), o programa Soy Loco por Ti Cinema substituiu o Cine Ibermedia, mas mantém o mesmo perfil: exibição de filmes inéditos produzidos em países da América Latina, Espanha e Portugal. A nova sessão estreia com o longa argentino El Asaltante.

Na próxima sexta-feira (28/9), o Cine Nacional substitui o Programa de Cinema, mas permanece em destaque a produção nacional (ficção e documentário), exibindo filmes de várias épocas e gêneros. Já aos sábados, às 22h30, a programação contará com os Ciclos de Cinemas. O primeiro deles será o Ciclo de Cinema Francês, que estreia dia 29 no mesmo horário.

Novos dias e horários

A partir desta semana, , alguns programas da TV Brasil terão novo dia e horário de exibição. O Papo de Mãe, programa que fala sobre as dores e as delícias da maternidade, apresentado pelas jornalistas Mariana Kotscho e Roberta Manreza, continuará sendo exibido aos domingos, mas um pouco mais cedo, às 16h. E agora quem perder o programa de domingo poderá assisti-lo aos sábados, às 11h.

A série juvenil Karku passará a ser exibida às 11h30, às segundas, quintas e sextas. E o programa Roda Vida entrará ao vivo, às 22h das segundas-feiras.

A programação de sábado da TV Brasil terá ainda outras mudanças de horário. O Expedições, apresentado pela Paula Saldanha, às 12h30; Alto Falante, às 13h30; Paratodos, às 17h; Segue o Som, às 18h; Revista do Cinema Brasileiro, às 19h30.

Alguns programas também mudaram de dia. O Programa Especial, dedicado à inclusão social da pessoa com deficiência, passa a ser exibido aos sábados, às 10h30, em vez de sexta-feira. O programa esportivo Stadium será exibido aos sábados, às 14h, e não mais aos domingos. O Animania, programa sobre animação, não será mais exibido às segundas, mas às 17h30 dos sábados. E o Comentário Geral também será exibido aos sábados, às 19h.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 24/09/2012 - 16:16 e atualizado em 01/10/2012 - 11:48

Últimas

O que vem por aí