Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil tem programação especial para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra

Durante nove dias, a emissora vai exibir filmes e programas com

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. A celebração, com o passar dos anos, foi ganhando grande representatividade. E, por isso, a semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A TV Brasil não poderia ficar de fora das comemorações e preparou uma programação especial durante nove dias. De sábado, 17, até domingo, 25, a grade da emissora estará voltada para o Dia Nacional da Consciência Negra. Diversos programas trazem episódios especiais e convidados que vão discutir a trajetória e o papel da cultura negra no Brasil.

A atriz e escritora Elisa Lucinda, que, em 2010, recebeu o Troféu Raça Negra, será a entrevistada do programa Revista do Cinema Brasileiro, que é apresentado pela atriz Maria Luisa Mendonça. Além disso, o programa traz os diretores do documentário 5x Pacificação, Cadu Barcello e Rodrigo Felha. Eles comentam a situação das favelas cariocas após a chegada das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Já a cantora Teresa Cristina é a convidada de Diogo Nogueira no Samba na Gamboa. O preconceito e a luta diária contra a criminalização do negro também é retratado no programa. Teresa Cristina relembra a infância e se emociona ao dizer: “Estudava numa escola em que era tão forte a coisa da cor da pele que eu tinha vergonha e medo de ser negra. Hoje em dia eu não sinto medo, mas sinto a mesma tristeza quando relembro das coisas que me chamavam”.

O Paratodos vai mostrar a maior comunidade quilombola do Brasil, a Kalunga, que fica no nordeste de Goiás, numa área de mais de 230 mil hectares. O Programa Especial faz um recorte sobre os benefícios da capoeira para crianças dentro do espectro autístico. A TV Brasil também exibe três documentários e um longa-metragem que têm a cultura negra como elemento central. A lista completa com a grade especial pode ser consultada no http://tvbrasil.ebc.com.br/consciencianegra.

TV Brasil:

Emissora pública gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foi criada em 2007 com a finalidade de oferecer à sociedade programação informativa, educativa, cultural, artística, científica e formadora de cidadania. A emissora é uma das maiores janelas de exibição da produção audiovisual independente do país.

www.tvbrasil.ebc.com.br/consciencianegra

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/11/2012 - 11:26 e atualizado em 13/11/2012 - 16:23

Últimas

O que vem por aí