Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Episódio premiado de Caminhos da Reportagem aborda problema do "racismo cordial" no Brasil

Negro no Brasil, episódio do programa Caminhos da Reportagem que venceu o prêmio Abdias Nascimento 2012, mostra a desiguladade entre raças e o preconceito – velado, muitas vezes – com o negro brasileiro.

Um dos pontos altos da reportagem é o depoimento do diretor do Instituto Análise, Alberto Carlos Almeida, que escreveu o livro A Cabeça do Brasileiro. Nele, pesquisadores viajaram por todo o Brasil e mostraram a pessoas comuns fotos de oito brasileiros de raças diferentes, vestidos de maneira igual. A cada uma, faziam perguntas do tipo "qual o mais educado?", "qual o mais pobre?", "qual tem mais estudo?". Os números apontam que o racismo é um fato.
– O resultado demonstra, com toda clareza, que o brasileiro é racista. O brasileiro vê negativamente as pessoas com cor de pele mais escura e positivamente os brancos.

Pesquisadora da Universidade Cândido Mendes, Silvia Ramos também dá seu relato.
– 98% da população do país acham que existe racismo no Brasil, mas quando se pergunta a essas pessoas se são racistas, 95% respondem que não. O Brasil é o país do "racismo cordial": todo mundo reconhece que existe racismo, mas não reconhece o racismo em si mesmo – explicou

O episódio premiado ainda aborda temas como casamento inter-racial e trazem o relato de pessoas negras que tiveram que superar o preconceito para alcançar seus objetivos.

De acordo com o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcelo Paixão, o casamento inter-racial faz parte da agenda da luta antirracista:
– A luta pelo direito dos indivíduos se relacionarem livremente é parte de uma agenda histórica da humanidade pela liberdade e de um direito inalienável de os indivíduos se encontrarem.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também esteve representada no prêmio Abdias Nascimento pelo episódio Quilombos – Luta e Resistência, também do Caminhos da Reportagem, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, na categoria Rádio, e pela Radioagência Nacional na categoria Internet. Cada um foi finalista em sua respectiva categoria.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/11/2012 - 20:00 e atualizado em 14/11/2012 - 20:10

Últimas

O que vem por aí