Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Repórter Brasil exibe matéria especial sobre Esporte e Ditadura nesta terça (18/03)

O jornalista e escritor Sérgio Cabral analisa a relação entre esporte e ditaduraO programa jornalístico Repórter Brasil desta terça-feira (18/03) às 12h na TV Brasil traz uma matéria especial sobre esporte e ditadura. A reportagem de Daniela Christoffer destaca como a ditadura buscou se apropriar do esporte aproveitando a euforia ufanista com a conquista da Copa do Mundo de 1970 para promover o sentimento de integração nacional.

A matéria resgata a importância do jornalista João Saldanha, ex-treinador da Seleção Brasileira. O técnico classificou o time canarinho para o torneio mundial com uma participação exemplar nas eliminatórias da América do Sul: o Brasil venceu todas as partidas e garantiu vaga para a Copa do México. Na época, a seleção foi formada basicamente  por jogadores do Santos e do Botafogo.

Envolvido em polêmicas com o então presidente Emílio Garrastazu Médici sobre a convocação de atletas para a equipe brasileira, em particular o atacante Dario Maravilha, João Saldanha foi dispensado da seleção nacional. Zagalo assumiu o comando da equipe canarinho que conquistou a Copa de 70.

Outro destaque da matéria especial do Repórter Brasil é o ex-jogador Afonsinho, precursor da Lei do Passe Livre. A reportagem levanta a discussão sobre a independência no esporte. O então camisa 8 do Botafogo se tornou símbolo da luta pela liberdade dos jogadores ao denunciar o autoritarismo no futebol.

O engajado atleta foi o primeiro jogador a conseguir o passe livre em 1971, mas apenas em 1998 entrou em vigor a lei, conhecida atualmente como Lei Pelé.

A reportagem da emissora pública ouve ainda o jornalista e escritor Sergio Cabral e o historiador Oswaldo Munteal que comentam os temas levantados pela matéria.

No estúdios do programa jornalístico da TV Brasil, o assunto é abordado pelo comentarista esportivo Alberto Léo e pelo também jornalista e autor do livro "João Saldanha, uma vida em jogo" e diretor do documentário "João Saldanha", André Iki Siqueira.

Serviço:
Repórter Brasil – terça-feira (18/03) às 12h, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/03/2014 - 11:33 e atualizado em 19/03/2014 - 13:41

Últimas

O que vem por aí