Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil estreia hoje a série "O Brasil de Darcy Ribeiro"

Antropólogo, educador e político, Darcy contribuiu fortemente para a

Darcy Riberio, de volta ao Brasil, depois do exílioEstreia na TV Brasil nesta noite, 2 de abril, às 20h, a série O Brasil de Darcy Ribeiro. São cinco episódios de 52 minutos cada, que serão exibidos toda quarta-feira até o dia 30 de abril. A série tem direção da cineasta Ana Maria Magalhães e apresenta as diversas facetas do antropólogo, educador, escritor e político que se tornou personalidade histórica brasileira. O programa vai mostrar como o menino destinado a ser um fazendeiro, em Minas Gerais, acabou se tornando um dos principais atores da construção da identidade nacional, com suas múltiplas atuações. A atração aborda também o seu período de exílio na América Latina.

“Darcy Ribeiro foi um intérprete do Brasil. Dedicou-se a entendê-lo e a transformar o seu projeto de nação em realidade. A pesquisa que empreendi para a realização de “O Brasil de Darcy Ribeiro” me ajudou a elucidar e transmitir a admiração que a minha geração sempre teve por ele, sua produção intelectual, pensamento, vida e ações, tudo junto e misturado à criatividade e à liberdade com que se movimentava. Durante as gravações, a equipe vibrou com os depoimentos de amigos e colaboradores, e na edição, com as falas dele sobre si mesmo e sua trajetória. Realizar a série sobre Darcy Ribeiro, o Brasil em que viveu e o que sonhou, foi emocionante e instrutivo para todos os que participaram dessa jornada”, comenta a diretora da série Ana Maria Magalhães.

A narrativa de O Brasil de Darcy Ribeiro é construída a partir de materiais de arquivo histórico e político, principalmente com entrevistas que o próprio Darcy Ribeiro concedeu ao longo de sua vida. Antropólogos, educadores, políticos, amigos e colaboradores contribuíram com depoimentos para a série. O primeiro episódio, no dia 2 de abril, retrata a personalidade, a formação e o ambiente familiar de Darcy Ribeiro desde Montes Claros (MG). Com depoimentos de amigos e profissionais da área, o telespectador poderá descobrir como a II Guerra Mundial influenciou sua definição política no meio universitário.

Também se destaca, logo no primeiro episódio, o despertar para a literatura em Belo Horizonte e a decisão de estudar a natureza humana através de pesquisas com os índios. A iniciação profissional, sob a égide do Marechal Rondon, leva-o às aldeias onde se deslumbra com a presença da beleza na sociedade indígena e a força da sua identidade. O Brasil mestiço seria a nova Roma chamada a representar um papel importante no mundo.

Sobre Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro foi ministro da Educação do Governo do presidente Jãnio Quadros (1961) e chefe da Casa Civil do Governo do presidente João Goulart. Durante a ditadura militar teve seus direitos políticos cassados e foi obrigado a se exilar por alguns anos no Uruguai. Foi responsável pela criação e pelo projeto cultural do Memorial da América Latina, centro cultural, político e de lazer, inaugurado em 18 de março de 1989, no bairro da Barra Funda, em São Paulo.

Foi relator do projeto de lei que deu origem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB - lei 9394/96). O antropólogo exerceu o mandato de senador pelo Rio de Janeiro de 1991 até sua morte em 1997, anunciada por um lento processo canceroso que comoveu o Brasil. Darcy Ribeiro, sempre polêmico e ardoroso defensor de suas ideias, teve o reconhecimento e admiração até dos adversários.

O Brasil de Darcy Ribeiro – estreia no dia 2 de abril, às 20h
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/04/2014 - 11:47 e atualizado em 02/04/2014 - 11:47

Últimas

O que vem por aí