Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expedições estreia série de três episódios sobre o Rio Araguaia

Aventura revela as belezas naturais em viagem por três estados

Equipe do Expedições revela as belas paisagens que descobrem ao percorrer o país de norte a sulNeste sábado, 12 de julho de 2014, o programa Expedições da TV Brasil estreia às 12h30 uma série especial de três episódios para desvendar as maravilhas do Rio Araguaia que corta o país de sul para o norte até a Região Amazônica. Durante a viagem, os aventureiros descem o Araguaia por três estados e se encantam com toda a biodiversidade que descobrem no percurso. As etapas seguintes da travessia por Goiás, Tocantins e Mato Grosso serão exibidas nos próximos dois sábados pela emissora pública.

Dirigido por Lucas Saldanha, filho da jornalista Paula Saldanha e do biólogo Roberto Werneck, o programa revela o cotidiano da equipe da atração formada por jovens aventureiros: a produtora e atriz Etiene Mascarenhas, o biólogo, cinegrafista e fotógrafo Rodrigo Serrado e o escalador e cinegrafista Fábio Serfaty. Juntos superam as adversidades que enfrentam no caminho para revelar as belezas naturais do Araguaia e de diversos recantos do país.

 


Primeira aventura do especial destaca a recuperação do Araguaia

Às margens do Araguaia, programa mostra a fauna e a flora locaisNa etapa inicial da viagem, os expedicionários saem de Goiás e exploram as margens do Araguaia do lado de Mato Grosso. No caminho, registram a recuperação do grande Araguaia, depois da proibição dos garimpos e da pesca predatória na área.

Os aventureiros registram a explosão da vida selvagem ao captar bandos de aves, peixes, jacarés e a espécie recém-descoberta do boto do Araguaia. A equipe do programa Expedições mostra a energia e a biodiversidade deste gigante da natureza. Em plena Amazônia, já no estado de Tocantins, eles chegam à maior ilha fluvial do mundo: a Ilha no Bananal.

Há cerca de dez anos, o Araguaia foi considerado “lixão” por conta da intensa degradação. A pesca predatória e outras ações de irresponsabilidade ambiental eram permitidas e o rio estava morrendo. Era nítido o assoreamento e a diminuição na quantidade de água em muitos trechos do Araguaia o que dificultava a navegação.

O Expedições entrevista ex-pescadores que hoje trabalham com turismo na região e mostra a importância da consciência de se preservar o meio ambiente. Os moradores contam que o Araguaia renasceu. No coração da Amazônia brasileira, os expedicionários admitem que foi um aprendizado incrível percorrer o rio,  conhecer comunidades ribeirinhas e encontrar maravilhas silvestres ao longo do curso das águas Brasil afora. A riqueza natural da bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins é tão relevante que a região tem características de três dos maiores biomas do país: o cerrado, o pantanal e a Amazônia.

 


Segunda etapa da viagem tem descida no Rio das Mortes

Expedições registra a recuperação ambiental da região e a riqueza natural do Rio AraguaiaA equipe do Expedições vive uma verdadeira aventura nas águas do Rio das Mortes, em Mato Grosso, no programa do dia 19 de julho, às 12h30 na TV Brasil. No segundo episódio da viagem pelo Araguaia, os expedicionários embarcam em caiaques e voadeiras para um desafio: encontrar a pirarara, peixe com 140 quilos, do tamanho de uma canoa.

Junto com moradores e pescadores da região, os apresentadores descem o rio em caiaques, montam acampamento nas praias selvagens, documentam a pesca do tucunaré e são surpreendidos por piranhas – que tiram um pedaço do dedo de um dos integrantes da equipe. No final do percurso, já na confluência com o grande Araguaia, as câmeras do Expedições registram a pesca e a soltura do peixe pirarara, conhecido como o ‘tubarão do Araguaia’.

 


Expedições visita as comunidades indígenas dos Karajás no término da série

Programa documenta a festa do Aruanã da comunidade indígena dos KarajásNa terceira e última etapa da viagem do programa Expedições seguindo fluxo do Rio Araguaia, a equipe da atração vai em busca das comunidades indígenas Karajás. Nas aldeias da Ilha do Bananal é possível encontrar manifestações culturais belíssimas, que marcam a identidade de cada povo.

A convite das lideranças karajás, os aventureiros seguem pelas águas do Araguaia até a Aldeia Fontoura, em Tocantins, leste da Amazônia brasileira. Atravessando os campos da ilha do Bananal, chegam a lagoas e revelam a tradicional pesca indígena. Nos encontros com representantes de duas aldeias, Etiene, Rodrigo e Fábio registram histórias sobre a origem do povo karajá.

No final da aventura, a equipe da TV Brasil acompanha os preparativos e a realização da festa do Aruanã, um ritual de valorização da vida.

Serviço:
Expedições – sábado (12) às 12h30, na TV Brasil.

 


Confira a programação completa da série do programa Expedições sobre o Rio Araguaia

Episódio 01
Araguaia – Rumo à Ilha do Bananal
Data: 12/07 (sábado) às 12h30

Episódio 02
Araguaia – Descida no Rio das Mortes

Data: 19/07 (sábado) às 12h30

Episódio 03
Araguaia – Festa do Aruanã nas comunidades indígenas dos Karajás

Data: 26/07 (sábado) às 12h30

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/07/2014 - 08:40 e atualizado em 11/07/2014 - 08:57

Últimas

O que vem por aí