Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil presta homenagem ao escritor João Ubaldo Ribeiro

Emissora pública reexibe programa Impressões do Brasil com o autor

O escritor João Ubaldo Ribeiro em recente entrevista ao programa Observatório da ImprensaEm tributo ao escritor baiano João Ubaldo Ribeiro que faleceu nesta sexta-feira, 18 de julho de 2014, a TV Brasil reapresenta às 22h, o programa Impressões do Brasil que entrevistou o jornalista. A atração traça um panorama sobre a vida e a obra do autor.

Formado em Direito, o escritor, jornalista, roteirista e professor João Ubaldo Ribeiro foi membro da Academia Brasileira de Letras e ganhou, entre outras homenagens mundo afora, o Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de Língua Portuguesa.

Baiano da Ilha de Itaparica, João Ubaldo mudou-se com a família, ainda bebê, para Aracaju, em Sergipe. O pai, professor, nunca admitiu um filho analfabeto. Por isso, desde a mais tenra idade, João dedicou-se aos estudos com afinco. Alfabetizado, permanecia horas trancado na biblioteca de sua casa devorando livros infantis, sobretudo os de Monteiro Lobato.

Em 1951, a família volta a viver na Bahia. É em Salvador que João conclui o ciclo básico e entra para a faculdade de Direito, na qual conhece um de seus grandes amigos, o cineasta Glauber Rocha. Juntos, editam revistas e jornais culturais. Apesar de aluno exemplar, João nunca exerceu a profissão de advogado. E não deixou mais o mundo das letras. Entre suas obras estão "Setembro não tem sentido", "Sargento Getúlio", "O sorriso do lagarto" e "A casa dos Budas ditosos".

João também foi autor de um dos mais geniais romances brasileiros de todos os tempos: "Viva o povo brasileiro", que se passa na Ilha de Itaparica e percorre quatro séculos da história do país. Originalmente o livro se chamava "Alto lá, meu general". Segundo João, o livro nasceu de um desafio de seus editores e da lembrança de uma afirmativa de seu pai, que dizia: "Livro que não fica em pé sozinho, não presta." O livro recebeu o Prêmio Jabuti em 1984.

Ao falar sobre o ofício de escrever, João disse: “Todo mundo tem um dom. E eu acredito que o grande pecado que o sujeito pode cometer é trair seu dom”.

Serviço
Impressões do Brasil – sexta-feira (18) às 22h, na TV Brasil.

 

Homenagem no programa Observatório da Imprensa de terça-feira (22/07)

Para celebrar a obra do jornalista e escritor João Ubaldo Ribeiro, o Observatório da Imprensa desta terça-feira (22) às 20h resgata uma das últimas entrevistas concedidas pelo saudoso autor ao programa na recente série especial sobre a Copa do Mundo. No quadro “A mídia na semana”, o apresentador Alberto Dines lembra que o imortal da Academia Brasileira de Letras colaborava com a atração jornalística.

Serviço
Observatório da Imprensa – terça-feira (22) às 20h, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/07/2014 - 16:22 e atualizado em 18/07/2014 - 16:31

Últimas

O que vem por aí