Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil estreia Ciclo de Cinema com filmes de Glauber Rocha neste sábado (02/08)

Sessão exibe cópias restauradas de clássicos da obra do cineasta pela

Cena do filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol", um dos clássicos de Glauber Rocha, que a TV Brasil exibe em sessão dedicada ao cineastaA partir deste sábado, 02 de agosto, às 22h30, a TV Brasil lança o Ciclo de Cinema Glauber Rocha dedicado à obra do cineasta baiano. A nova sessão da emissora pública apresenta cópias restauradas de clássicos da filmografia do diretor como “Terra em Transe” e “Deus e o Diabo na Terra do Sol” pela primeira vez na televisão aberta. Ao todo, a faixa inclui seis longas dirigidos por Glauber Rocha, um dos principais integrantes do Cinema Novo, movimento que revolucionou a arte brasileira.

O drama “Barravento”, primeiro longa-metragem dirigido pelo cineasta, em 1961, marca a estreia o Ciclo de Cinema Glauber Rocha na TV Brasil. A trama do filme aborda a história de Firmino, um negro que volta ao lugar em que foi criado. O protagonista questiona o misticismo do povo da aldeia de pescadores em que nasceu.

Para as próximas semanas, a emissora pública já programou a exibição, nesta ordem, dos demais filmes de Glauber Rocha, sempre aos sábados, às 22h30. “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” e “A Idade da Terra”, “Terra em Transe” e “O Leão de Sete Cabeças”.
 

 

Drama “Barravento” marca o início da sessão dedicada ao cineasta
 

Atriz Lucy Carvalho está no elenco do drama "Barravento", primeiro longa dirigido pelo baiano Glauber RochaA trama de “Barravento” se passa numa aldeia de pescadores de Xaréu, na Bahia, que mantém antigos cultos místicos ligados ao candomblé. Os antepassados dos habitantes da localidade vieram da África como escravos.

A chegada de Firmino, antigo morador da região que se mudou para Salvador fugindo da pobreza, altera o panorama pacato do local, polarizando tensões. Ele descobre que os moradores da aldeia são dominados por religiosos e busca livrar os habitantes desta opressão. O protagonista interpretado pelo ator Antônio Pitanga tenta propor novas ideias sobre liberdade aos nativos, mas a comunidade o ignora.

O termo “barravento”, conforme explicado no início do filme, é o momento de violência, quando as coisas de terra e mar se transformam, quando ocorrem súbitas mudanças no amor, na vida e no meio social.

Primeiro longa-metragem dirigido por Glauber Rocha, o drama “Barravento”, gravado em preto e branco, teve filmagens nas praias de Itapuã, Buraquinho e Flamengo, todas situadas em Salvador, na Bahia. O filme foi premiado no Festival de Karlovy Vary da antiga Tchecoslovaquia.

 

Ficha técnica
Título original: Barravento. País de origem: Brasil: Ano: 1961. Gênero: drama. Duração: 80 min. Direção: Glauber Rocha, com Antônio Pitanga, Luiza Maranhão, Lucy Carvalho, Aldo Teixeira, Lídio Cirillo dos Santos, Rosalvo Plínio, Alair Liguori, Antonio Carlos dos Santos, D. Zezé, Flora Vasconcelos, Jota Luna, Hélio Moreno Lima, Francisco dos Santos Brito. Classificação Indicativa: 14 anos

Serviço:
Ciclo de Cinema Glauber Rocha – sábado (02) às 22h30, na TV Brasil.

 

Confira a programação completa do Ciclo de Cinema Glauber Rocha na TV Brasil

Barravento
Data: 02/08 (sábado), às 22h30

Deus e o Diabo na Terra do Sol
Data: 09/08 (sábado), às 22h30

O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro
Data: 16/08 (sábado), às 22h30

A Idade da Terra
Data: 23/08 (sábado), às 22h30

Terra em Transe
Data: 30/08 (sábado), às 22h30

O Leão de Sete Cabeças
Data: 06/09 (sábado), às 22h30
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 31/07/2014 - 08:24 e atualizado em 31/07/2014 - 08:34

Últimas

O que vem por aí