Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Observatório da Imprensa apresenta série sobre ombudsman

São oito programas especiais comandados por Alberto Dines a partir do

Na estreia da série "A Voz dos Ouvidores" do Observatório da Imprensa, Alberto Dines entrevista a jornalista Vera Guimarães Martins, atual ombudsman do jornal Folha de S. Paulo e o primeiro ombudsman da imprensa brasileira, o jornalista Caio Túlio Costa.Programa recebe o jornalista Mário Magalhães                                                                                                            A TV Brasil estreia nesta segunda-feira, dia 18 de agosto de 2014, às 23h30, uma série especial do programa Observatório da Imprensa, apresentado pelo jornalista Alberto Dines. A série, chamada de “A Voz dos Ouvidores”, vai retratar a função do Ombudsman, profissional que tem a função de ouvir e defender o leitor.

Foram convidados, dez ombudsman que trabalham ou já trabalharam no jornal Folha de S. Paulo, primeiro jornal a adotar a função no país. Além desses profissionais, Alberto Dines conversa também com dois ombudsman do jornal O Povo, de Fortaleza (CE), que mantém a função há 20 anos. Vale lembrar que a Folha de S. Paulo e O Povo são os dois únicos veículos da mídia impressa que contam com ombudsman no Brasil.

Observatório da Imprensa discute ainda o filme "O Mercado de Notícias" com o cineasta Jorge FurtadoCada programa vai reunir dois ombudsman por vez. No total serão oito programas, exibidos de segunda à quinta-feira, em horário especial, às 23h30. A série do Observatório da Imprensa vai fechar com a presença do cineasta Jorge Furtado e do comediante Fábio Porchat. Os dois vão falar sobre temas relacionados e trazer suas experiências profissionais em paralelo, como o filme “O Mercado de Notícias” e o programa “Tudo pela audiência”.

“A série analisa a função do representante do leitor e a evolução que o jornalismo sofreu neste quarto de século. Vamos mostrar as características e debater o cargo, criado nos Estados Unidos e que chegou ao Brasil em setembro de 1989”, explica o experiente jornalista Alberto Dines.

 

Confira a programação da série "A Voz dos Ouvidores" do Observatório da Imprensa

18/08 (segunda-feira): o primeiro programa traz o primeiro ombudsman da imprensa brasileira, o jornalista Caio Túlio Costa, que trabalhou durante 21 anos na Folha de S. Paulo e foi um dos fundadores do UOL. Também estará presente a jornalista Vera Guimarães Martins, que está na Folha desde 1990.

19/08 (terça-feira): no segundo programa, Alberto Dines conversa com os profissionais Junia Nogueira de Sá e Carlos Eduardo Lins da Silva, ambos com passagens pela Folha de S. Paulo.

20/08 (quarta-feira): no terceiro programa, Suzana Singer, editora de treinamento e qualidade da Folha de S. Paulo; e Marcelo Leite, repórter especial da Folha, que já foi, também, ombudsman do jornal Nieman Fellow, na Universidade de Harvard.

21/08 (quinta-feira): no quarto dia de especial, o premiado jornalista Mário Magalhães e Marcelo Beraba.

25/08 (segunda-feira): Alberto Dines recebe Mario Vitor Santos, ex-editor da Folha de S. Paulo e atual diretor-executivo da Casa do Saber; e Bernardo Ajzenberg, escritor e jornalista, atual diretor-executivo da editora Cosac Naify.

26/08 (terça-feira): na terça-feira, no sexto programa especial, quem conversa com Dines é a jornalista Daniela Nogueira, que atuou como editora de Opinião do suplemento “The New York Times/O Povo”; e o biógrafo Lira Neto, que foi ombudsman no jornal O Povo.

27/08 (quarta-feira): o cineasta Jorge Furtado comenta o seu filme “O Mercado de Notícias”.

28/08 (quinta-feira): o roteirista Fábio Porchat discute a mídia sob a perspectiva do programa "Tudo pela audiência".

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/08/2014 - 13:49 e atualizado em 19/08/2014 - 16:13

Últimas

O que vem por aí