Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil exibe especial em homenagem ao centenário de Lupicínio Rodrigues

Musical “O Amor deve ser sagrado” foi gravado com a participação de

Encontro musical: grandes artistas como Dori Caymmi, Zé Renato e Léo Gandelman celebram LupicínioO irreverente Ney Matogrosso canta sucessos do compositor gaúcho ao lado de Zé Renato

                                                                                                                       A TV Brasil apresenta na sexta-feira, dia 19 de setembro, às 22h, o especial “O amor deve ser sagrado”, em homenagem ao centenário de nascimento do cantor e compositor Lupicínio Rodrigues. Para isso, reuniu um time de primeira. Quem comanda a atração é o cantor Zé Renato, que se encontra com músicos, renomados artistas e jovens talentos da MPB que não negam a força das letras de Lupicínio: Ney Matogrosso, João Bosco, Dori Caymmi, Léo Gandelman, Júlia Vargas, Iara Ferreira e João Cavalcanti.

 

 

Em dueto com Zé Renato, João Bosco também interpreta composições de Lupicínio Rodrigues

Com formato intimista, o especial tem no repertório clássicos dos sambas "dor de cotovelo", como o próprio Lupicínio chamava: Quem há de dizer; Esses moços; Nervos de aço; Nunca; Vingança; Se acaso você chegasse; Cadeira vazia; Volta; Maria Rosa; Aves daninhas; Exemplo; Fuga; e uma das mais famosas, a canção Felicidade. As gravações aconteceram no teatro do Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, no Rio de Janeiro.

“O Lupicínio é um grande melodista. Ele tem esse jeito de contar a vida dele através da música e consegue transformar tudo isso em poesia com um refinamento melódico muito grande. E cada artista, no show, vai passar com sensibilidade essa história de Lupicínio”, diz Zé Renato.

 

Trajetória do cantor e compositor gaúcho

Lupicínio Rodrigues saiu de cena em 27 de agosto de 1974, mas suas canções, imortalizadas na voz de grandes intérpretes da música popular brasileira. As obras continuam como trilhas sonoras indispensáveis de homens e mulheres apaixonados pelo amor. Jamelão, Elza Soares, Elis Regina, Paulinho da Viola, Ciro Monteiro, Francisco Alves, Caetano Veloso, Gal Costa, entre outros cantores já interpretaram canções de Lupicínio Rodrigues.

Nascido em Porto Alegre, em 16 de setembro de 1914, Lupicínio preferiu os temas soturnos da desilusão, da saudade e do abandono. Seu centenário é a celebração da vida de um dos mais inquietos e originais criadores do Brasil, que, para compor, se utilizava de assovios e casos de amor.

 

Proteto multiplataforma

O especial “Lupicínio Rodrigues - O amor deve ser sagrado” também é um produto multiplataforma. Em www.ebc.com.br/lupicinio é possível acompanhar os bastidores das gravações do programa, ver a galeria de imagens e assistir às entrevistas com os artistas que participam da homenagem ao cantor da dor de amor. Também estão na página gravações raras com interpretações de músicas do cantor e depoimentos sobre ele que fazem parte do acervo da TV Brasil e da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

 

Ficha técnica:
Direção e Criação: Locca Faria
Direção Musical: Zé Renato
Arranjos: João Carlos Coutinho e Zé Renato
Produção: Visom Digital
Realização: TV Brasil  

  

Repertório e intérpretes:
Esses moços, Quem há de dizer, Fuga, Exemplo: Zé Renato
Nervos de Aço: Ney Matogrosso
Se acaso você chegasse: João Bosco
Ave Daninhas: Júlia Vargas
Maria Rosa: João Cavalcanti
Cadeira vazia: Ney Matogrosso e Zé Renato
Volta: Iara Ferreira
Nunca: Dori Caymmi
Vingança: João Bosco
Felicidade: todos os cantores

 

Serviço
Especial Lupicínio Rodrigues – O amor deve ser sagrado
TV Brasil
Sexta-feira, 19 de setembro, às 22h

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/09/2014 - 09:03 e atualizado em 19/09/2014 - 09:54

Últimas

O que vem por aí