Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Janela Janelinha volta remodelado à grade da TV Brasil no Dia das Crianças

Infantil que exibe curtas produzidos em diversos países será

Janela Janelinha: cenário virtual reproduz o interior de um planeta imaginário, multicolorido e repleto de janelas para o mundoContadora de histórias, atriz e autora, Suzana Nascimento apresenta a nova atração da TV Brasil dedicada à garotadaNeste dia das crianças (12 de outubro), às 15h, a emissora pública TV Brasil reestreia na sua programação dominical o infantil Janela Janelinha. A série volta remodelada sob o comando da premiada contadora de histórias Suzana Nascimento. Todo domingo à tarde, a atriz e cantora vai mostrar à garotada a cultura de um continente por meio de histórias, filmes, charadas, brincadeiras e curiosidades.

Com 27 episódios, o programa, indicado para crianças de 5 a 11 anos, sempre inicia a partir da contação de uma história infantil tradicional, de domínio público, originária de um continente. A atração recorda obras de autores como La Fontaine e Charles Perrault, bem como textos de escritores nativos de outras partes do planeta.

"Optamos por resgatar a tradição oral, tipicamente brasileira, de contar histórias. Por isso a escolha da Suzana Nascimento, atriz que é capaz de envolver as crianças dessa faixa etária por meio da sua musicalidade e de ações lúdicas", explica Rogério Brandão, diretor de Produção da TV Brasil.

Os vídeos exibidos durante a série são integrados à temática do programa. "A apresentadora costura a lógica narrativa das gravações ao introduzir a história, situar o assunto para o público infantil e, ao mesmo tempo, passar informações sobre o conteúdo daquele vídeo e a cultura do país onde ele foi produzido", destaca Brandão.

Realizadas especialmente para crianças em mais de 40 países da África, América, Ásia e Europa, as produções audiovisuais têm curta duração e sua origem é o Item Exchange International, projeto organizado pela European Broadcasting Union (EBU). O objetivo é estimular a troca de conteúdo audiovisual infantojuvenil entre os países para apresentar aos espectadores a cultura de outras regiões do globo.


 

Cenário e música desenvolvidos especialmente para o programa

Integralmente produzido pela TV Brasil, o infantil Janela Janelinha é ambientado num cenário virtual, que reproduz o interior de um planeta imaginário, multicolorido e repleto de janelas para o mundo. Já na vinheta de abertura, em 3D, o mesmo planeta é visto do lado de fora. A música de abertura, composta especialmente para o programa da emissora pública, é interpretada pela própria apresentadora Suzana Nascimento.


 

Elementos cênicos e figurino ajudam a constituir linguagem da atração

Figurino e elementos cênicos contribuem com a narrativa Com amplo reconhecimento no universo teatral e editorial infantojuvenil, a mineira Suzana Nascimento possui um estilo próprio e versátil de contação de histórias. Seu figurino mistura peças de diversas décadas e compõe um visual lúdico e colorido, remetendo aos personagens das fábulas infantis.

"A atriz Suzana Nascimento tem uma peculiaridade na maneira de contar histórias. Primeiro por ela ser mineira, vir de uma terra de 'causos', tem essa facilidade natural, é uma vocação. E depois porque ela transformou isso numa forma de linguagem", avalia Brandão.

Em Janela Janelinha, a apresentadora também utiliza elementos cênicos, muitas vezes produzidos por ela mesma, que apoiam o desenrolar da narrativa. Durante a atração, Suzana ainda toca instrumentos musicais como bandolim, violão, harpa e atabaque.

"Fico muito feliz em trazer a contação de histórias para a televisão pois é um veículo que tem um alcance imenso. É bem diferente; você não tem o olhar do outro. Eu tive que aprender a ver através das câmeras e pensar que estou chegando nas crianças do outro lado da telinha. O começo foi difícil, mas estou aprendendo bastante", revela Suzana.


 

Sobre a apresentadora

Novo desafio: além de apresnetar Janela Janelinha, Suzana Nascimento atua, escreve e conta históriasAtriz, autora e contadora de histórias, Suzana Nascimento possui formação em interpretação pela CAL/RJ (Casa das Artes de Laranjeiras) e graduação em Produção Cultural pela UFF/RJ (Universidade Federal Fluminense). Ao longo de sua carreira, já atuou em diversos espetáculos. desenvolveu diversos projetos teatrais, além de alguns trabalhos em centros culturais, escolas, museus e galerias de arte.

Vale destacar a elogiada peça teatral "Calango Deu! Os causos da Dona Zaninha", dirigida por Isaac Bernat, na qual não só atua como assina o texto. Durante o festival de teatro Cena Contemporânea 2014, em Brasília, a peça foi premiada como melhor espetáculo pelo público e a crítica escolheu Suzana Nascimento como melhor atriz.

Além de estar no ar com o programa Janela Janelinha, circula por várias cidades e festivais com espetáculos e ministra oficinas de contação de histórias pelo país.


 

Histórico: primeira versão da série era apresentada por crianças

Reexibida até janeiro de 2013, a primeira versão do infantil Janela Janelinha, realizado pela TVE do Rio de Janeiro, era apresentada por três crianças. Naquele formato, os jovens mostravam, de suas janelas, filmes de curta duração feitos em diversos países especialmente para esse público.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/10/2014 - 22:33 e atualizado em 10/10/2014 - 22:49

Últimas

O que vem por aí