Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cozinha Amazônia estreia na TV Brasil nesta segunda (3/11)

Realizado pela TV Cultura do Pará, programa mostra a gastronomia feita

Atração de culinária conta com a participação das chefs Ilca Carmo e Solange SaboiaA partir do dia 3 de novembro, a TV Brasil exibe toda segunda-feira, às 7h30 e às 17h30, o programa Cozinha Amazônia. A atração promove um dos pontos mais fortes da cultura do norte do Brasil: a culinária. O destaque são os ingredientes da região amazônica, de sabores e traços exóticos.

O programa é apresentado por renomados chefs paraenses que revelam várias receitas, da contemporânea à tradicional, passando por criações próprias. Curiosidades sobre ingredientes, costumes e o modo de vida na região também fazem parte do cardápio da atração.

Produzido pela TV Cultura do Pará, emissora da Rede Pública de Televisão, o Cozinha Amazônia traz receitas inusitadas como a panqueca com massa de jambu, o rosbife no molho de arubé, cupcake de macaxeira, brownie de açaí com castanha-do-pará, o molho japonês teriyaki feito de cupuaçu, pastel de macaxeira, pirarucu frito com creme de tapioca e açaí, filé com queijo do Marajó, sorvete de Taperebá entre outras delícias que misturam os paladares amazônicos com pratos nacionais e internacionais.

Além das receitas, o programa exibe entrevistas especiais, como a realizada com o chef Alex Atala. Na cozinha, convidados especiais como as cantoras paraenses dona Onete e Luê Soares apresentam com os chefs suas receitas. No quadro “Marmita”, o gastromaníaco Arturzão Bestene mostra receitas rápidas e populares com as variedades de ingredientes amazônicos.

 

 

Primeiro episódio

Estreia mostra como preparar sanduíches gourmetOs sanduíches gourmet invadiram as capitais brasileiras, com sabores e combinações variadas. Inspirada neste movimento, a chef Sophia Honda ensina a preparar um hambúrger gourmet. Uma reportagem mostra a febre dos cupcakes em Belém, onde os quitutes ganham recheios amazônicos, como cupuaçu e açaí. No quadro “Marmita”, Artuzão Bestene prepara um salame de chocolate com castanha-do-pará.

 

 

Chefs

Os chefs que conduzem o Cozinha Amazônia são Ofir Oliveira, Felipe Gemaque, Solange Saboia, Ilca Carmo, Paulo Anijar, Sophia Honda e Artuzão Bestene. Confira o perfil de cada um.

Chef Ofir Oliveira
Há mais de duas décadas o chef Ofir Oliveira atua na divulgação, valorização e resgate da culinária da Amazônia, que tem origem indígena com forte influência africana. Ele utiliza a gastronomia como meio de conscientização para a preservação do meio ambiente em seu projeto chamado Sabor Selvagem, em Belém do Pará.

Chef Felipe Gemaque
O chef Felipe Gemaque se aventurava pela cozinha movido pela curiosidade desde os quinze anos – momento em que começou a conhecer os mistérios da culinária entre as panelas do restaurante Famiglia Sicília. Felipe foi estudar na UNIVALE de Camboriú (SC). Desde que voltou para o Pará, ele trabalha com consultoria e como personal chef.

Chef Solange Saboia
A chef Solange Saboia, neta de quituteira, foi criada ajudando sua avó na cozinha. Estudou gastronomia no Senac/SP e acabou complementando o conhecimento na Espanha, onde passou uma temporada e aproveitou para fazer um curso de cozinha espanhola. Hoje, Solange administra, em Belém, o espaço Gastronômico Santa Chicória em sociedade com Ilca do Carmo.

Chef Ilca Carmo
Formada pelo instituto de Culinária Italiana para estrangeiros ICIF (Flores de Cunha/RS), a chef Ilca Carmo ousa na hora de combinar os ingredientes. Ela desenvolveu essa atitude a partir de suas experiências: da sua formação anterior em Engenharia de Alimentos, à escola italiana; passando pelo estágio português ao interesse pela cozinha brasileira. Ilca administra o Espaço Gastronômico Santa Chicória em parceria com Solange Saboia.

Chef Paulo Anijar
Paulo Anijar é um chef de cozinha curioso e apaixonado por comida. Não se dedica apenas à alta gastronomia: adora experimentar comidas exóticas e “Junk Food”. Ele comanda a cozinha do Espaço Gastronômico Santa Chicória.

Chef Sophia Honda
Depois de cursar gastronomia no SENAC em Campos do Jordão, a chef Sophia Honra estagiou como barista e bartender. Aos 19 anos já chefiava a cozinha de um bistrô até viajar pela Europa para conhecer a comida de rua de diversos países. Sophia fez cursos de confeitaria em Paris e Firenze. De volta a Belém, trabalhou como personal chef e voltou a viajar para trabalhar em cozinhas do mundo.

Chef Artuzão Bestene
Artuzão Bestene é um chef belenense com tanto orgulho dos produtos de sua terra que resolveu regionalizar a mais famosa receita americana: o hambúrguer. Para isso, adicionou jambu e outros itens típicos aos sanduíches do cardápio, além de trocar a carne bovina pela de búfalo, trazida da Ilha do Marajó. Ele é proprietário da Circus Hamburgueria, que fica na capital paraense.


Serviço
TV Brasil
Programa Cozinha Amazônia
Estreia
Dia 03 de novembro, às 7h30 e 17h30
Classificação indicativa: Livre

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/11/2014 - 08:45 e atualizado em 03/11/2014 - 10:39

Últimas

O que vem por aí