Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Espetáculo 'Música Negra Brasileira' é destaque nesta quinta (20/11)

Apresentado por Sandra de Sá, show gravado no Circo Voador reúne

Em primeiro plano, Sandra de Sá, Hyldon, B Negão, Ellen Oléria e e Tony Tornado no palco do Circo VoadorCantora Sandra de Sá apresenta o musicalEm comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a TV Brasil apresenta o especial Música Negra Brasileira nesta quinta-feira, 20 de novembro de 2014, à meia-noite. Gravado em outubro no Circo Voador, tradicional casa de shows do Rio de Janeiro, o espetáculo tem direção artística do músico Charles Gavin e é conduzido pela cantora Sandra de Sá com vários convidados ilustres. A compositora lembra sucessos como “BR3”, “Que Beleza”, “Sossego” e “Olhos Coloridos” acompanhada por artistas consagrados do porte de Hyldon e Tony Tornado, além de talentos da nova geração como Ellen Oléria e B Negão.

Para homenagear Zumbi dos Palmares, representante da resistência e da luta contra o preconceito racial, o show apresenta repertório cheio de suingue, passando por diversos ritmos como o soul, o funk, o samba-rock e o charme. Com cerca de 90 minutos de duração, o programa especial mostra que a música é um importante veículo de valorização da herança afro-brasileira no país.

Produzido pela Bossa Produções, o especial Música Negra Brasileira resgata o universo dos bailes black dos anos 1970. Naquela década, artistas como Jorge Ben, Tim Maia, Gilberto Gil e Wilson Simonal cantavam o orgulho de ser negro. A temática e o estilo musical traziam elementos do movimento Black Power americano, assim como de gêneros musicais como o soul, o funk e o reggae.

Músico Hyldon destaca a importância de Tim MaiaAnfitriã do espetáculo, Sandra de Sá reflete sobre o racismo e as mudanças na sociedade brasileira em relação ao tema. “Atualmente o brasileiro está ficando mais consciente da sua importância. Está saindo do folclore e aprofundando na cultura”, analisa a cantora que ainda comenta a influência africana na cultura nacional.

Ícone da MPB, o cantor, compositor e guitarrista Hyldon exalta a importância de Tim Maia na cena musical brasileira e o seu grito de 'muitas Áfricas'. “Inesquecível a maneira de ser e a forma de impor sua marca no trabalho. O grito do Tim reúne muitas Áfricas, muito sofrimento O Tim Maia está presente até hoje através de sua música. É muito adorado”, opina Hyldon que também narra um episódio vivido com Wilson Simonal, um dos compositores homenageados no show, junto com Tim Maia, Jorge Ben Jor, Cassiano e Gilberto Gil.

Com 84 anos, o ator e cantor Tony Tornado era um dos mais emocionados durante o espetáculo. O artista aborda a cultura e a vida dos negros no país. Também ressalta a importância do tema para a conscientização social. “A história da população negra é muito bonita, de vitória. Eu acredito no aprendizado. Os jovens devem conhecer essa trajetória. Eu me prontifiquei a participar desse movimento para que os jovens tenham esse conhecimento”, destaca o experiente profissional.

O ator e cantor Tony Tornado mostra toda a força de sua música neste programa especial da TV Brasil

 


Iniciativa multiplataforma

O especial Música Negra Brasileira também é um produto multiplataforma. A partir de quinta-feira (20), em www.ebc.com.br/musicanegrabrasileira será possível acompanhar os bastidores das gravações do programa, uma linha do tempo com as histórias das canções do repertório e o musical na íntegra, além de assistir às entrevistas com os artistas que participam da celebração.

Na página, encontram-se gravações raras com interpretações de músicas sobre a negritude bem como depoimentos de artistas sobre o papel da cultura na valorização da identidade afro-brasileira. O site inclui ainda entrevistas gravadas com o público, momentos antes do musical, em que as pessoas opinam sobre o significado da consciência negra.


 

Repertório e intérpretes:
Que Beleza; Liberou Geral; Hermes Trismegisto; Ilê ayê (Que Bloco é Esse): Sandra de Sá
Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda; As Dores do Mundo: Hyldon
Sou Negro; Sossego; BR3: Tony Tornado
Essa é pra tocar no baile; Funk até o caroço: B Negão
Zumbi, Pé de meia, Testando: Ellen Oléria
Descobridor do 7 Mares, Joga Fora, Olhos coloridos: todos os cantores

 

Ficha técnica:
Produtor Executivo: Helio Pitanga
Direção artística: Charles Gavin
Direção: Hamsa Wood
Produção: Bossa Produções
Realização: TV Brasil   

 

Serviço
Especial Música Negra Brasileira
TV Brasil
Quinta-feira, 20 de novembro, à meia-noite

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/11/2014 - 16:15 e atualizado em 21/11/2014 - 07:55

Últimas

O que vem por aí