Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programação e horários novos na TV Brasil Internacional

Objetivo é atender aos milhões de brasileiros que vivem no exterior

 

A programação da TV Brasil Internacional está de cara nova. Com conteúdos inéditos e reprises de sucessos, o canal apresenta, desde esta segunda-feira (1º), os programas nos horários que acompanham o ritmo de vida dos brasileiros que vivem no exterior. As estreias incluem os programas Senhor Brasil e Provocações, produzidos pela TV Cultura e Mais Ação, da Rede Minas. Entram no pacote também as produções Via Legal, O Brasil tem disso, TV é Ciência, Artesãos da Cultura Bahiana e Brasil de Darcy Ribeiro.

Destaque para a apresentação dos melhores episódios já exibidos do programa Expedições, de domingo a domingo, às 5h30, e do Acervo MPB, com gravações de shows de música brasileira, às 23h, de domingo a sexta. A faixa infantil, por sua vez, foi ampliada em 2 horas, sendo exibida entre 9h e 15h, com as estreias de Lalá, Os Cupins e Jarau, além da permanência de atrações consagradas como Um Menino Muito Maluquinho e A Turma do Pererê.


A cereja do bolo ficou para o fim do mês, com a estreia de uma faixa de diversidade internacional. São conteúdos inéditos produzidos por emissoras públicas da América Latina e África, adquiridos por meio de troca de conteúdos com as instituições. “É uma forma da TV Brasil Internacional cumprir o seu papel social, fortalecendo o intercâmbio cultural do países do eixo sul-sul, além de ser também um presente de Natal para o nosso público”, afirma o gerente de Programação da emissora, Max Gonçalves. Os programas são produções sobre cultura, meio ambiente, informação e música.
Para orientar o telespectador, a emissora produziu ainda novas chamadas que anunciam os horários dos programas tendo como referência o fuso de Brasília. “Os brasileiros que moram fora estão ligados no que acontece no Brasil e sempre têm conhecimento da hora daqui, até para poderem se comunicar com os entes queridos”, destaca Max. Na esteira desse conceito, um dos slogans que marcam a nova programação é justamente “TV Brasil Internacional, no horário que toca o seu coração.”

A nova programação responde com mais eficiência ao desafio de atender a um total de 66 países, espalhados num espectro que abrange cinco fusos horários. “A ideia foi ampliar as opções de horário para os diferentes fusos”, explicou, Max Gonçalves. “Para isso, trabalhamos com duas grandes referências: costa leste dos Estados Unidos de um lado e África e Europa do outro.”
Um exemplo desse arranjo é o Estúdio Móvel, que será exibido no horário convencional às 18h30 e também às 15h30 e às 2h. Também passaram a ser reexibidos programas jornalísticos. O Repórter Brasil Tarde, exibido às 12h, também passou a ser reprisado às 15h, podendo ser assistido no fim da manhã, nos Estados Unidos, e no início da noite, na África e Europa, enquanto que o Repórter Brasil Noite, exibido às 21h, ganhou reprise às 3h30, começo da manhã na África e Europa.

Reestruturação

A mudança na programação da TV Brasil Internacional é um dos resultados do processo de Redesenho Organizacional. Com as alterações na estrutura da Empresa, as etapas de produção da TV foram divididas pelas diretorias de Conteúdo e Programação (Dicop), Jornalismo (Dijor) e Produção (Dipro), permitindo maior integração entre as equipes e convergência de mídias. Nesse arranjo, a Gerência de Programação do canal integra a Gerência Executiva de Programação de TV, comandada por Margareth Marroni.
O novo desenho da organização permitiu que a emissora ganhasse mais robustez, com mais recursos técnicos e equipe. “Podemos agora trabalhar de forma integrada nas estratégias, pensando juntos o que é mais adequado para a TV Brasil e a TV Brasil Internacional”, ressalta Max.
Um dos ganhos da aproximação foi a conquista do licenciamento de programas que antes não podiam ser exibidos no exterior, como é o caso das estreias da faixa infantil. Outro ganho foi o fortalecimento dos processos de produção de conteúdos específicos da emissora que foram assumidos pela redação do Jornalismo e pela equipe da Dipro.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/12/2014 - 11:18 e atualizado em 04/12/2014 - 11:25

Últimas

O que vem por aí