Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Descalço sobre a Terra Vermelha estreia neste sábado

TV Brasil exibe minissérie sobre o trabalho de Pedro Casaldàliga no

Pela atuação como bispo Casaldàliga, o ator Eduard Fernández foi premiado em Biarritz, na França

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“É uma utopia, mas ela é necessária. Sem utopias, não há futuro”. A reflexão pertence ao bispo Pedro Casaldàliga ao ser indagado sobre o comunismo pelo Papa Bento XVI, na ocasião ainda cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da Congregação da Doutrina da Fé. A cena do encontro no Vaticano abre a minissérie Descalço sobre a Terra Vermelha, que retorna ao Araguaia-MT de 1968 para onde o catalão Casaldàliga foi enviado pela Igreja Católica e continua a viver até hoje. O filme narra a luta do religioso ao longo dos anos contra fazendeiros e a ditadura pelos desfavorecidos da região que enfrentam a falta de saúde, educação, além das disputas pela posse da terra. Dividida em três capítulos de 52 minutos, a obra estreia no país, em 13 de dezembro, às 21h30, pela TV Brasil.

“Ele vai para uma região afastada de tudo, uma realidade de trabalho escravo e onde não há nenhum direito para os indígenas”, explica o escritor espanhol Francesc Escribano, autor da obra homônima na qual se baseia a minissérie que recebeu dois prêmios (ator e trilha sonora original) na 27ª edição do Festival Internacional de Programas Audiovisuais (FIPA), em Biarritz, na França. “O que impressiona é que diferentes culturas se emocionam”, frisa Escribano, lembrando a reação do público à película quando exibida nos Estados Unidos, na Alemanha e na Ásia, onde foi agraciada pelo Festival de Seul.

No elenco, destaque para o intérprete do missionário, Eduard Fernández, premiado como melhor ator e para o protagonista de Tim Maia no cinema, Babu Santana, que no seriado encarna o pistoleiro “Benedito Boca Quente”. A TV Brasil é co-produtora do trabalho junto com a TVC, a TVE, a brasileira Raiz Produções e a produtora espanhola Minoria Absoluta,.

Ameaças

Casaldàliga sofreu inúmeras ameaças de morte e por cinco vezes, durante a ditadura, foi alvo de processos de expulsão por seu engajamento nas lutas sociais. “Uma figura admirável”, destaca Ricardo Rezende, coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH/UFRJ). “É um belo documentário e fiel a dom Pedro que conheço desde 1977. Somos muito amigos. Ele preparou comigo o texto de minha ordenação sacerdotal, viajamos algumas vezes juntos de ônibus em tempos violentos”, explica o professor que também é padre e viveu na região do Araguaia quando atuava pela Comissão Pastoral da Terra.

Pedro Casaldàiga nasceu na província de Barcelona, em 16 de fevereiro de 1928. Ingressou na Congregação Claretiana em 1943, sendo ordenado sacerdote em Montjuïc, Barcelona, no dia 31 de maio de 1952. Foi nomeado administrador apostólico da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) no dia 27 de abril de 1970. O Papa Paulo VI o nomeou bispo prelado de São Félix do Araguaia em agosto de 1971. 

 

Ficha técnica

Direção: Oriol Ferrer
Produção: Minoria Absoluta, Raiz Produções, TV3, TVE, TV Brasil
Elenco: Eduard Fernández, Pablo Derqui, Babu Santana, Eduardo Magalhães, Cristina Lago, Sergi López, Simone Iliescu, Claudio Jaborandy, Georgina Castro, Raphael Logam, Clara Segura, Blai Lopes, Monica López.
Formato: minissérie
Gênero: drama, história
Ano: 2012
País de origem: Espanha/Brasil
Classificação indicativa: 14 anos

Serviço

Série Descalço sobre a Terra Vermelha
Estreia dia 13 de dezembro (sábado), às 21h30, na TV Brasil
Três episódios de 52 minutos, nos dias 13, 20 e 27/12, às 21h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/12/2014 - 18:10 e atualizado em 11/12/2014 - 18:24

Últimas

O que vem por aí