Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil apresenta programação especial diversificada no final de ano

Musicais, filmes e estreias estão entre os destaques da emissora

A TV Brasil vai exibir uma série de especiais no final de 2014 e também nos primeiros dias de 2015. A programação da emissora pública inclui estreias de novas atrações, filmes, shows, infantis e atrações temáticas. O canal apresenta diversas novidades entre produções próprias, licenciamentos e programas oriundos da Rede Pública de Televisão, formada por emissoras parceiras da TV Brasil.

Na noite de Natal, emissora exibe espetáculo do palhaço russo Slava PoluninEntre os espetáculos musicais, destaque para apresentações de artistas nacionais como Dori Caymmi, Antônio Villeroy, Gaby Amarantos e Geraldo Azevedo, além do palhaço russo Slava Polunin. Quanto aos filmes, a programação traz dois clássicos de Charles Chaplin: "O Garoto" e "O Circo". A seleção da sétima arte inclui a estreia de "Militares da Democracia", de Silvio Tendler, e produções para criançada. Além disso, a emissora vai exibir mais de quinze filmes nacionais de vários gêneros.

Já nos programas da grade da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem presta tributo a Tom Jobim enquanto o Arte do Artista recorda personalidades da cultura que faleceram este ano. Apresentado pelo bamba Diogo Nogueira, o Samba na Gamboa faz uma retrospectiva com os melhores momentos da temporada. Para a garotada, o Janela Janelinha apresenta o conto “Os Elfos”, dos Irmãos Grimm, uma história repleta da mais pura magia natalina.

Ainda neste final de ano, estreia a premiada animação inglesa Sarah e o Pato. Voltada para crianças em idade pré-escolar, a série da BBC mostra as novas experiências e aprendizados da infância em 20 episódios de 14 minutos. Nos primeiros dias de 2015, a emissora pública estreia Brasil Adentro. Em cinco capítulos, a produção dirigida e apresentada por Charles Gavin destaca a música do Pará e recebe artistas consagrados da Região Norte que falam sobre a sua produção artística.

 


Musicais

Banda Rupestre foi uma das vencedoras do Festival de Música da Rádio Nacional FMOs festejos já começam na segunda-feira (22), às 20h, com o especial que revela os vencedores da sexta edição do Festival de Música da Rádio Nacional FM de Brasília. Realizado em novembro deste ano, no Cine Brasília, o espetáculo revelou novos rostos do cenário musical do país. Já na terça-feira (23), às 20h, a TV Brasil apresenta um show do cantor e compositor cearense Ednardo, gravado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

O cantor e compositor baiano Dori Caymmi embala a noite de Natal na quarta-feira (24), a partir das 20h. No especial, o músico faz um show e lança álbum em homenagem aos seus 70 anos. No mesmo dia (24), às 22h, entra no ar o famoso espetáculo do palhaço russo Slava Polunin, que fez parte do Cirque du Soleil nos anos 1990. O "Show de Neve do Slava" roda o mundo há duas décadas e percorreu mais de 30 países, entre eles o Brasil.

Violoncelista americano Eugene Friesen está no Partituras de NatalEm seguida, às 23h, o Partituras celebra o Natal recebendo artistas internacionais que estiveram no país para a vigésima edição do Encontro Internacional de Violoncelos do Rio de Janeiro. Em cena, o violoncelista inglês David Chew, o russo Rostislav Burkin e o americano Eugene Friesen, além do bandoneonista Tito Cartechini, o saxofonista Blas Rivera e o pianista Pablo Lapidusas, todos argentinos.

Já na segunda-feira (29), a emissora apresenta, às 20h, o artista Antônio Villeroy no show "Samboleria", gravado em agosto de 2014, em Porto Alegre. O espetáculo mistura sambas, boleros e outros ritmos latinos. A cantora maranhense Flávia Bittencourt é a atração da noite de terça-feira (30), também às 20h. A artista apresenta canções do show realizado no histórico Teatro Artur Azevedo, em São Luís.


 

Mais música de qualidade no Réveillon

Na noite de virada, a TV Brasil continua com uma série de atrações musicais. A festa do último dia de 2014 começa com o show de lançamento do premiado álbum "Foi no Mês que Vem", do compositor gaúcho Vitor Ramil. A obra conta com as participações especiais de Milton Nascimento e Ney Matogrosso

Diogo Nogueira recebe a sambista Beth Carvalho em seu tradicional programaÀs 22h, o bamba Diogo Nogueira comanda uma edição especial do Samba na Gamboa. Com uma hora e meia de duração, o programa traz o Monobloco tocando o sucesso do carnaval "Explode Coração" enquanto Paulinho Mocidade e Dominguinhos do Estácio entoam "Aquarela Brasiliera". Já Hamilton de Holanda interpreta "Canto de Ossanha" ao passo que os pagodeiros Thiaguinho e Rodriguinho agitam a plateia com "O show tem que continuar". Para fechar a noite com chave de ouro, o Grupo Bom Gosto canta "A amizade" e a madrinha do samba Beth Carvalho apresenta o clássico "Vou festejar".

Em seguida, às 23h30, a emissora pública exibe o especial "Música Negra Brasileira". Gravado em outubro no Circo Voador, tradicional casa de shows do Rio de Janeiro, o espetáculo é apresentado pela cantora Sandra de Sá com vários convidados ilustres. A compositora lembra sucessos como “BR3”, “Que Beleza”, “Sossego” e “Olhos Coloridos” acompanhada por nomes consagrados do porte de Hyldon e Tony Tornado, além de talentos da nova geração como Ellen Oléria e B Negão.

Grandes nomes da MPB participam do especial "Música Negra Brasileira"

Gaby Amarantos, Felipe Cordeiro, Lia Sophia, Dona Onete, Gang do Eletro, Sebastião Tapajós e muitos outros artistas que levam a música paraense aos quatro cantos do mundo estão reunidos no espetáculo "Terruá Pará". O show vai ao àr logo depois da vidada, à 1h da manhã.

O compositor pernambucano Geraldo Azevedo anima a primeira noite do ano na quinta-feira (01) com sua peculiar produção musical às 20h. O show de Nei Lisboa que a TV Brasil exibe no dia seguinte, sexta (02), em mesmo horário, traz o repertório do novo CD do compositor gaúcho, "A Vida Inteira".


 

Filmes

Dirigido por Cacá Diegues, "Bye Bye Brasil" tem José Wilker no elencoNa madrugada das semanas de Natal e de Ano Novo, de segunda a sexta-feira, a partir do dia 22, os cinéfilos de plantão podem ver dezenas de filmes nacionais na TV Brasil. As produções vão ao ar em duas sessões, sempre uma após a outra, com início à meia-noite, exceto no dia 31 quando a emissora pública vai apresentar musicais. Destaque para os longas "Bye Bye Brasil", "Macunaima", "Para viver um grande amor", "Zuzu Angel" e "Edifício Master".

Na terça-feira (23), a TV Brasil exibe a emocionante comédia "O Garoto", filme do cineasta Charles Chaplin, às 22h. No ano de centenário do personagem Carlitos, imortalizado pelo ator e produtor inglês nas telonas, a emissora pública resgata clássicos que marcaram época na sétima arte. Na semana seguinte, no dia (30), no mesmo horário, clássico "O Circo" promete divertir crianças e adultos com as trapalhadas do 'Vagabundo' dentro e fora do picadeiro.

O clássico "O Garoto", protagonizado pelo ator e diretor Charles Chaplin, está na programação especial da TV BrasilNa noite de Natal, à meia-noite, o destaque é a estreia do filme nacional "Miguel Miguel", comédia que mostra como um casal de aposentados investiga a incrível história de Miguel, o amigo das macarronadas de domingo que morreu duas vezes. O longa tem direção de Roger Elarrat.

Para as crianças, o canal programou a Sessão Animada nos dias 25 (quinta) e 31 (quarta), sempre às 14h. Na tarde de Natal, a garotada vai poder assistir o filme "Brichos" e, para fechar 2014, o longa escolhido foi "O Cavalinho Azul".

No primeiro dia do ano (01), às 22h, a emissora exibe o documentário "Nossa história daria um filme". A produção busca articular os relatos de moradores da cidade de Goiânia. Por meio de suas memórias, eles revelam uma trama surpreendente que amplia a história oficial da cidade.

Mais tarde, à meia-noite, a TV Brasil estreia o documentário "Militares da Democracia", dirigido pelo renomado cineasta Silvio Tendler. O filme resgata, através de depoimentos e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos militares perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática.

Já no sábado (03), às 20h30, a emissora exibe o documentário "Mangueira do Amanhã", da diretora Ana Maria Magalhães. O filme destaca a influência do samba na vida das crianças do Morro da Mangueira e a transmissão da cultura pela Velha Guarda da escola que incentiva as crianças a desenvolverem o seu talento.


 

Programas temáticos

Programa Especial entra no clima natalinoNo período de festas, a TV Brasil também apresenta atrações especiais e programas de sua grade que entram no clima de retrospectiva. Os festejos já começam no sábado (20), às 10h30, quando o Programa Especial entra em clima natalino e seus convidados interpretam músicas típicas. Nesta semana, a repórter Fernanda Honorato aprende a preparar a mesa para a ceia; a estudante Clara, que é surda oralizada, fala sobre o significado do Natal na vida dela; e o repórter Zé Luiz Pacheco vira ajudante de Papai Noel por um dia.

À tarde, às 16h, o Paratodos mostra o Presépio da Muxinga, construído pelos irmãos Teixeira em 1929, que encanta turistas em São João del Rei, Minas Gerais. Em Tiradentes, o programa destaca um órgão do século XVIII que toca músicas natalinas. A edição especial do Paratodos ainda traz uma reportagem com o compositor e bandolinista Hamilton de Holanda. Em turnê pelo Brasil, o músico fala sobre o Baile do Almeidinha e a parceria com Diogo Nogueira em "Bossa Negra".

No domingo (21), às 15h, o Janela Janelinha entra no clima natalino com uma fábula dos Irmãos Grimm. A apresentadora Suzana Nascimento interpreta o conto "Os elfos". Em seguida, às 15h30, a edição de Natal do programa Papo de Mãe promove um bate-papo sobre adoção. As apresentadoras Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem pais e mães que adotaram filhos com alguma deficiência. A atração destaca histórias que mudaram as vidas de quem adotou e de quem foi adotado.

A programação especial resgata o legado de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, em um especial que lembra os 200 anos da morte do escultor e vai ao ar na quinta-feira (25), às 20h. Gravada em Ouro Preto, a produção "Aleijadinho, Gênio da Arte Brasileira" destaca a trajetória de um dos maiores artistas plásticos do país.

Tom Jobim é homenageado no programa Caminhos da Reportagem que entrevista amigos e parceiros do maestroNo mês em que se completam duas décadas sem Antônio Carlos Jobim, o Caminhos da Reportagem segue os passos de Tom, do Arpoador à Mangueira, da praia de Ipanema ao Teatro Municipal. O maestro imortalizou a cidade do Rio e fez a música popular brasileira ganhar o mundo. A homenagem ao compositor Tom Jobim será apresentada na quinta-feira (25), às 22h. Para traçar um panorama sobre a vida e a obra saudoso músico, o programa entrevista grandes amigos, parceiros e familiares, como Paulo Jobim, Miúcha, Miele, João Donato e Roberto Menescal.

Na sexta-feira (26), às 22h30, o Arte do Artista faz uma retrospectiva de 2014. Aderbal Freire-Filho recorda os aniversariantes falecidos do ano, numa celebração da obra de arte como a melhor forma de garantia da imortalidade: os 100 anos de Nicanor Parra, Aracy de Almeida, Dorival Caymmi, Pedro Bloch, Dylan Thomas, Abdias do Nascimento, Lupicínio Rodrigues, e até os 450 de Shakespeare. Grandes nomes da cultura brasileira que nos deixaram este ano também serão devidamente lembrados, celebrados, revisitados e reverenciados, como José Wilker, Hugo Carvana e João Ubaldo Ribeiro, só para citar alguns.

Já no sábado (27), às 10h30, é a vez do Programa Especial entrar em ritmo de Ano novo. Para celebrar a data, a repórter Fernanda Honorato bate um papo com o pai de santo Luiz do Sol; a atração mostra uma aula de passos de samba para festas de final de ano; e o repórter Zé Luiz Pacheco conversa com a coach Sorahya Bellard sobre as resoluções que tomamos na passagem de ano.

Paratodos recebe grupo vocal femininoMais tarde, às 16h, o Paratodos apresenta uma reportagens sobre o projeto "Humans". Criada pelo fotógrado Brandon Stanton, a iniciativa começou em Nova York há quatro anos e se espalhou por várias cidades do mundo. O profissional retrata e recolhe depoimentos de anônimos que vivem em metrópoles como Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. No estúdio, o grupo vocal A Quatro Vozes, formado por mulheres da mesma família, dialoga com a cultura popular e regional contemporânea.

 

Os reencontros da vida entram em pauta no Papo de Mãe do dia 28, domingo, às 15h30. Revéillon é tempo de reunir parentes e amigos que vivem distantes. A festa da virada também é de esperança para famílias que sonham em reencontrar parentes desaparecidos. Os temas ajudar a revelar histórias emocionantes na telinha da emissora pública.


 

Estreias

A animação "Sarah e o Pato", premiada produção inglesa da BBC, estreia na TV Brasil no dia 29A garotada tem motivos para comemorar na segunda-feira (29) quando estreia na TV Brasil a animação inglesa Sarah e o Pato. Encantadora e original, a série tem foco no cotidiano das novas experiências e aprendizados da infância. Com 20 episódios de 14 minutos, a produção da BBC mostra as divertidas aventuras de Sarah e o seu amigo pato que vivem em uma pequena aldeia, explorando seu mundo próximo e distante de forma própria e imaginativa.

No sábado (03), às 21h30, a emissora pública estreia a série Brasil Adentro. Em cinco capítulos, o programa de Charles Gavin mostra a música do Pará e recebe artistas consagrados na Região Norte que falam sobre a peculiaridade de um som inventado por eles mesmos. Os entrevistados são representantes de diversos estilos, como o Carimbó, a Guitarrada e o Lundu. Entre eles, Gavin conversa com Fafá de Belém, Leila Pinheiro, Gaby Amarantos, Paulo André Barata, Pinduca e Felipe Cordeiro.

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE FIM DE ANO DA TV BRASIL

Sábado 20.12.2014
10h30 Programa Especial – Especial de Natal
16h Paratodos – Especial de Natal

Domingo 21.12.2014
15h00 Janela Janelinha – Especial de Natal
15h30 Papo de Mãe – Especial de Natal

Segunda-feira 22.12.2014
20h00 Festival da Rádio Nacional FM
00h00 Cine Nacional – Bye Bye Brasil – Classificação 18 anos
02h00 Cine Nacional – Vida de Menina – Classificação 10 anos

Terça-feira 23.12.2014
20h00 Especial Ednardo
22h00 Charles Chaplin Especial – O Garoto – Classificação Livre
00h00 Cine Nacional – Macunaíma – Classificação 14 anos
02h00 Cine Nacional – Para viver um grande amor – Classificação 16 anos

Quarta-feira 24.12.2014
20h00 Especial Dori Caymmi
22h00 Show de Neve do Slava Polunin
23h00 Partituras – Especial de Natal
00h00 Cine Nacional – Miguel Miguel – Classificação Livre
01h30 Cine Nacional – Vinícius – Classificação 12 anos
04h00 Cine Nacional – Mauá, o Imperador e o Rei – Classificação 12 anos

Quinta-feira 25.12.2014
14h00 Sessão Animada – Brichos – Classificação indicativa Livre
20h00 Especial Aleijadinho, Gênio da Arte Brasileira
22h00 Caminhos da Reportagem – Homenagem a Tom Jobim
00h00 Cine Nacional – Zuzu Angel – Classificação 14 anos
02h00 Cine Nacional – Se Segura Malandro – Classificação 12 anos

Sexta-feira 26.12.2014
22h30 Arte do Artista – Especial de Ano Novo
00h00 Cine Nacional – Dona Flor e seus dois maridos – Classificação 18 anos
02h00 Cine Nacional – Guerra Conjugal – Classificação 14 anos

Sábado 27.12.2014
10h30 Programa Especial – Especial de Ano Novo
16h Paratodos – Especial de Ano Novo

Domingo 28.12.2014
15h30 Papo de Mãe – Especial de Ano Novo

Segunda-feira 29.12.2014
13h40 Sarah e o Pato – Estreia
20h00 Especial Antonio Vileroy
00h00 Cine Nacional – Edifício Master – Classificação 12 anos
02h00 Cine Nacional – Quase dois irmãos – Classificação 16 anos

Terça-feira 30.12.2014
20h00 Especial Flávia Bittencourt
22h00 Charles Chaplin Especial – O Circo – Classificação Livre
00h00 Cine Nacional – Stelinha – Classificação 14 anos
02h00 Cine Nacional – Bela Donna – Classificação 18 anos

Quarta-feira 31.12.2014
14h00 Sessão Animada – O Cavalinho Azul – Classificação Livre
20h00 Especial Vitor Ramil
22h00 Samba na Gamboa – Especial de Ano Novo
23h30 Música Negra Brasileira
01h00 Show Terruá Pará

Quinta-feira 01.01.2015
20h00 Especial Geraldo Azevedo
22h00 DOC Especial – Nossa história daria um filme – Classificação Livre
00h00 Cine Nacional – Militares da Democracia – Classificação 12 anos
01h30 Cine Nacional – A Família do Barulho – Classificação 16 anos
02h45 Cine Nacional – A mulher de todos – Classificação 12 anos

Sexta-feira 02.01.2015
20h00 Especial Nei Lisboa
00h00 Cine Nacional – Esses moços – Classificação 12 anos
01h30 Cine Nacional – Amor e Cia – Classificação 12 anos
03h15 Média Nacional – Quando a casa é a rua – Classificação 14 anos

Sábado 03.01.2015
20h30 Média Nacional – Mangueira do Amanhã – Classificação Livre
21h30 Brasil Adentro – Estreia

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/12/2014 - 15:40 e atualizado em 19/12/2014 - 14:03

Últimas

O que vem por aí