Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Episódios do Caminhos da Reportagem ganham Prêmio MPT de Jornalismo


Equipe da TV Brasil durante a cerimônia de premiação em BrasíliaA TV Brasil é vencedora regional do Centro-Oeste do 1º Prêmio MPT de Jornalismo. O repórter Carlos Molinari recebeu o prêmio na categoria TV pelo episódio CLT 70 anos do Caminhos da Reportagem, enquanto os cinegrafistas Mauro Zambrotti e André Rodrigo Pacheco ganharam na categoria repórter cinematográfico por outro episódio do programa: Infância Perdida.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), adotada no governo de Getúlio Vargas, é o mote do episódio CLT 70 anos. O programa aborda as relações, por vezes conflituosas, entre empresários e trabalhadores. Mostra também casos de brasileiros que começam a carreira como empregados e se tornam donos do negócio e de gente que deixa a tranquilidade do emprego com carteira assinada para trabalhar como ambulante.

“O Caminhos da Reportagem dá todas as condições de o repórter realizar matérias de qualidade, com tempo para produzir, escrever, editar e ir ao ar um produto que encha os olhos do telespectador”, pontua Carlos Molinari. “Além disso, proporciona algum conhecimento novo, alguma informação que ele ainda não tinha.” Carlos ressalta ainda que o programa foi fruto de um trabalho em conjunto e destaca que o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho de todos os envolvidos: “É uma alegria não só pra mim, mas para toda a equipe.”

A dura realidade de milhares de crianças que vêm sofrendo os mais diversos tipos de agressão é o tema de Infância Perdida. A equipe percorreu o país para mostrar as diferentes formas de violência sofridas pelas crianças brasileiras: desde a violência doméstica até crimes de abuso sexual e trabalho infantil. O programa foca ainda na luta de algumas pessoas e instituições para mudar este quadro.

“Registramos situações muito complicadas, como crianças obrigadas a trabalhar para sustentar o vício dos pais”, conta André Pacheco. Para ele, um trabalho como esse é muito importante, porque muda a forma de ver o mundo. “Tudo isso mexe muito com a gente, tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal.” Sobre o prêmio, ele pontua que é “muito bom ter esse feedback, pois mostra que estamos no caminho certo, nos esforçando para realizar um trabalho jornalístico isento”


Prêmio MPT

A comissão julgadora avaliou 542 trabalhos inscritos em sete categorias. Desses, foram selecionados 34 trabalhos que concorrem nas premiações regionais e nacional, além dos dois prêmios especiais, Fraudes Trabalhistas e Repórter Cinematográfico.

Os trabalhos avaliados abrangeram os temas fraudes nas relações de trabalho; trabalho escravo contemporâneo; trabalho infantil; discriminação de gênero, cor e pessoas com deficiência; meio ambiente do trabalho; promoção da liberdade sindical; trabalho portuário e aquaviário; e irregularidades trabalhistas na administração pública.

As reportagens avaliadas foram publicadas em veículos de todo o país, entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de julho de 2014. O Prêmio MPT de jornalismo tem como meta valorizar a produção de trabalhos jornalísticos relacionados ao Direito do Trabalho.

Conheça a equipe que participou da produção dos episódios:

CLT 70 Anos

Repórter: Carlos Molinari
Cinegrafista: Mauro Zambrotti
Auxiliar técnico: Alexandre Souza
Editor de imagens: Fernando Watanabe (edição e pós-produção) , Thyago Castro (edição)
Produção: Mariana Fabre
Editor: Roberto Piza

Infância Perdida 

Reportagem: Ana Graziela Aguiar
Imagens: Mauro Zambrotti, André Rodrigo e Silvana Neitzke
Auxiliar Técnico:  Alexandre Souza, Edivan Viana e Tiago Pinto
Edição: Conchita Rocha
Produção:  Débora Britto, Mariana Dib Fabre
Edição de Imagem: Thyago de Castro
Finalização: Márcio Stuckert
Arte: Leandro Viana

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/12/2014 - 15:14 e atualizado em 17/12/2014 - 15:16

Últimas

O que vem por aí