Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Documentário "Militares da Democracia", de Silvio Tendler, estreia nesta quinta (01/01)

Filme inédito é o destaque da emissora pública no início de 2015

Documentário aborda a trajetória dos militares que lutaram pela democraciaNesta quinta-feira, primeiro dia de 2015, a TV Brasil apresenta à meia-noite o documentário inédito "Militares da Democracia", dirigido pelo renomado cineasta Silvio Tendler. A produção revela a trajetória dos homens do Exército, da Marinha e da Aeronáutica que sofreram por reagir ao golpe dentro dos quartéis.

Tendler mescla fatos documentais e ficcionais sobre o período da ditadura militar no país. A narrativa destaca a participação dos militares que lutaram pela democracia, mas que até hoje ainda não são conhecidos pelas novas gerações.

 

Produção nacional mostra os abusos que oficiais sofreram durante a ditadura no país"Sempre penso em como enfrentar injustiças e a censura, seja ela qual for. Foi assim que surgiu a ideia de realizar o documentário para mostrar como nem todos os militares perseguiram, torturaram e foram algozes nessa história. Alguns se viram expulsos das Forças Armadas, cassados, tiveram suas vidas sacrificadas por conta da ditadura", explica o premiado cineasta.

Eles lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964, mas a sociedade brasileira pouco ou nada sabe a respeito dos oficiais que, até hoje, ainda buscam justiça e reconhecimento na história do país.

 

Silvio Tendler é o diretor do filme  "Militares da Democracia"O documentário "Militares da Democracia" resgata, através de depoimentos e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos militares perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática.

Com produção de Ana Rosa Tendler e locução de Eduardo Tornaghi, o filme do experiente diretor retoma o percurso de vários grupos de militares que muito antes do golpe de 1964 já vinham se organizando por novos direitos, melhores condições de trabalho, e na defesa de uma sociedade melhor. E como, a partir de 1964, esses distintos grupos passaram a ser tratados, sofrendo represálias, como a perda do direito de usar a farda, de seus direitos trabalhistas, assim como foram impedidos de exercer suas atividades profissionais.

Em março de 2014, a TV Brasil exibiu, com exclusividade, uma série homônima dirigida por Silvio Tendler sobre o tema, em cinco episódios de 52 minutos, durante um especial sobre os 50 anos do Golpe de 1964.

 

Ficha Técnica:
Ano: 2014. Gênero: documentário. Direção: Silvio Tendler. Produção: Ana Rosa Tendler. Locução: Eduardo Tornaghi. Duração: 88 min. Inédito. Classificação indicativa: 12 anos.

 

Serviço:
Cine Nacional "Militares da Democracia" – quinta-feira (1), à meia-noite, na TV Brasil.

Criado em 29/12/2014 - 12:40 e atualizado em 29/12/2014 - 13:40

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí