Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Documentário "As Colheitas do Futuro" discute uso de pesticidas na agricultura a partir de quarta (7)

A jornalista Marie-Monique Robin analisa o tema no filme que a TV

A jornalista francesa Marie-Monique Robin em ação no documentário “As Colheitas do Futuro”Alimentar o planeta Terra sem pesticidas é possível, segundo a jornalista francesa Marie-Monique Robin, que defende a agroecologia no filme "As Colheitas do Futuro", que a TV Brasil apresenta, em versão para a televisão dividida em dois episódios, nas próximas duas quartas-feiras, 7 e 14 de janeiro de 2015, às 22h. Os documentários apontam soluções possíveis para a crise de alimentos no mundo.

Com um sexto da população mundial passando fome, segundo estatísticas da ONU, é urgente que ocorra uma mudança de paradigma na agricultura. Em busca de alternativas, a produção viajou a diversos continentes encontrando agricultores, especialistas, economistas e militantes, em busca de experiências bem-sucedidas em relação à agricultura tradicional.

A diretora Marie-Monique Robin encontrou várias alternativas à agricultura industrial, que é baseada no largo uso de pesticidas químicos ou em alimentos geneticamente modificados. Ela exemplifica a agricultura familiar e a agroecologia, mostrando como muitos agricultores ao redor do mundo são capazes de obter as suas colheitas sem pesticidas, sem poluir a água, o ar e o solo e sem prejudicar as pessoas.

"Os estudos demonstram que os sistemas agrícolas mais produtivos são os que apresentam uma densidade importante de árvores", destaca a jornalista ao ressaltar que o modelo agroindustrial não conseguiu alimentar o planeta.

Diretora fecha a trilogia sobre a contaminação alimentar com o filme “As Colheitas do Futuro”Em dois episódios, o telespectador vai conhecer, no México e nos Estados Unidos, o legado da agricultura tradicional ameaçado por um tratado comercial injusto e, no Malawi, na Alemanha e no Quênia, a sofisticação e a eficácia das técnicas de cultivo bio.

Também vai ver um balanço do modelo agroindustrial, que, depois de meio século, não é capaz de alimentar o mundo, enquanto aumenta o aquecimento global, esgota os solos, os recursos hídricos e a biodiversidade, e empurra para as favelas milhões de camponeses.

O filme “As Colheitas do Futuro” destaca que é possível buscar alternativas para a questão da alimentação de uma forma ambientalmente sustentável. Com este documentário, a jornalista Marie-Monique Robin encerra a trilogia sobre a contaminação alimentar que começou em 2008 com "O mundo segundo Monsanto", sobre a gigante agroquímica americana Monsanto, e "Nosso veneno cotidiano" (2010).

Serviço
Documentário – As Colheitas do Futuro
Estreia dia 7 de janeiro (quarta), às 22h, na TV Brasil
Dois episódios de 50 minutos, nos dias 7 e 14/01, às 22h, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/01/2015 - 08:50 e atualizado em 06/01/2015 - 08:58

Últimas

O que vem por aí