Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Parceria entre Ancine e EBC para execução da nova linha de produção de conteúdos destinados às TVs públicas

O Programa Brasil de Todas as Telas, lançado em julho de 2014 pelo governo federal, por meio da Agência Nacional do Cinema (Ancine) anunciou uma linha de fomento de R$ 60 milhões destinada à produção de conteúdos de ficção, documentário e animação para as TVs públicas. Esses recursos, que fazem parte da linha de investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), serão destinados a projetos que atendam às demandas das TVs públicas por meio de cinco (5) editais regionais e que resultarão em aproximadamente 180 horas de programação.

O objetivo da Linha é financiar conteúdos feitos pela produção independente nas diversas regiões do país (recursos serão distribuídos igualitariamente entre elas) e que atendam às demandas das emissoras públicas, de cunho educativo e com foco no cidadão.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é parceira da Ancine na execução dessa Linha em função da já estabelecida Rede Pública de Televisão (RPTV), encabeçada pela TV Brasil, da qual é controladora. Cabe à EBC a implantação de uma Unidade Técnica, composta de escritórios regionais, fazer a articulação do campo público de televisão (segmentos comunitário, universitário e educativo e cultural), ouvir as demandas das emissoras para composição de grades de programação, auxiliar na confecção e divulgação dos editais, dar suporte ao processo seletivo dos conteúdos e sistematizar a distribuição das faixas de programação em Rede e pelas TVs associadas à ABCCOM (http://abccomorg1.webnode.com/) e ABTU (http://www.abtu.org.br/).

A EBC fará parte da Comissão de Seleção juntamente com Ancine, ABTU, ABCCOM (http://abccomorg1.webnode.com/) e Abepec (http://www.abepec.com.br/site/home/).

Acompanhe as etapas de execução da Linha

Etapa I

a) Articulação institucional e mapeamento da programação do Campo Público de Televisão

Mapeamento da programação dos segmentos comunitários, universtário e educativo e cultural; articulação da Ancine/EBC com os agentes do Campo Público de Televisão.


Etapa II

a) Realização do Seminário de Programação I

O Seminário de Programação I aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro na EBC em Brasília. O objetivo do seminário foi definir as necessidades das emissoras do campo público para estabelecer os fios condutores dos editais regionais a serem lançados.
O Seminário partiu de reflexões e propostas de um conjunto de intelectuais brasileiros e profissionais do mercado audiovisual para pensar a programação que se quer distribuir nas TVs públicas.
Entre eles, estiveram presentes a educadora Lilian Pacheco; o gerente de produção do Canal Futura, João Alegria; a consultora e pesquisadora em comunicação e infância, Cielo Salviolo; a fundadora da MultiFocus, Helena Meireles; a coordenadora de aquisições internacionais da TV Cultura, Renata Yumi; a diretora da Comkids, Beth Carmona; o diretor teatral e escritor Marcos Faustini; o jornalista Israel do Vale; o supervisor de Conteúdo da Viacom, Róger Carlomagno; o pesquisador e escritor Luiz Eduardo Soares; Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Alfredo Manevy; a fundadora e ex-diretora executiva da Latino Public Broadcasting (LPB), Patricia Boero; e o gerente de marketing e projetos do Canal Brasil, André Saddy.
Participaram cerca de 200 pessoas, representando canais de programação da TV paga e emissoras que exploram a licença de radiodifusão educativa dos segmentos comunitário, universitário e educativo e cultural.


b) Elaboração e lançamento de Editais Regionais, Seleção e Contratação de projetos
Em andamento.


Etapa III

a) Produção das obras
A seguir.
b) Seminário de Programação II
A seguir.

Etapa IV

a) Distribuição das Faixas de Programação para as TVs do Campo Público de Televisão
A seguir.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 27/01/2015 - 18:52 e atualizado em 27/01/2015 - 18:52

Últimas

O que vem por aí