Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil apresenta um rio de homenagens aos 450 anos da Cidade Maravilhosa

Programação da emissora destaca as belezas e os desafios do Rio de

A TV Brasil preparou uma programação diversificada para acompanhar os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro neste domingo, 1º de março de 2015. As equipes da emissora pública se mobilizaram para cobrir os festejos em comemoração ao aniversário da capital fluminense. Caminhos da Reportagem, Repórter Rio, Observatório da Imprensa, Stadium e No Mundo da Bola são algumas das atrações do canal que vão apresentar programas temáticos sobre a Cidade Maravilhosa. A proposta é percorrer o passado, com imagens de acervo da emissora, mostrar o presente e discutir o futuro do município.

 


Caminhos da Reportagem analisa transformações da metrópole

Tia Surica, ícone da Portela, é uma das personalidades entrevistadasNesta quinta-feira (26), às 22h, o Caminhos da Reportagem passeia pela história da cidade desde sua fundação até a modernização dos dias de hoje. Repleto de canteiros de obras a pouco mais de um ano de receber as Olimpíadas, o Rio de Janeiro nutre a esperança de que o chamado legado olímpico atenue problemas crônicos da metrópole e exalte suas belezas.

O jornalístico investiga como se formou a imagem da cidade que não costuma decepcionar turistas ou moradores. Quem chega ao Rio de Janeiro encontra instituições tipicamente cariocas, como o boteco ao final do expediente, a democracia da praia e a prática de esportes ao ar livre. Experimenta também a exuberância da natureza, 

Equipe do Caminhos da Reportagem conversa com a ex-atleta Isabel Salgado

os pontos de vista privilegiados do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar, além do charme de construções históricas como o Teatro Municipal e o Copacabana Palace. O cenário encanta.

Cariocas legítimos como a ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado, que frequenta a Praia de Ipanema todos os dias, declaram seu amor pela cidade. “É uma beleza absurda. Você vê todo dia aquilo, mas sempre emociona. É impressionante”, destaca a ex-atleta na entrevista ao repórter Maurício de Almeida.

 

 

 


Repórter Rio acompanha festejos no dia do aniversário da cidade

Luciana Barreto e Marcelo Castilho comandam a edição extraordinária do Repórter Rio no aniversário da cidadeEm edição especial neste domingo (01), o Repórter Rio vai ao ar às 12h30 para a rede local. O telejornal será apresentado pelos âncoras Luciana Barreto e Marcelo Castilho diretamente do monumento ao fundador da cidade, Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo em frente ao Pão de Açúcar. “Desde o Réveillon, a gente faz uma espécie de contagem regressiva, abordando a história, a cultura e os problemas urbanos”, explica Regina Célia Lopes, gerente de Jornalismo da emissora no Rio de Janeiro, recordando que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) participa, junto com outras instituições ligadas à memória da cidade, do Grupo Carioca Rio 450 anos.

O programa também vai acompanhar ao vivo, na Rua da Carioca, a tradicional festa para o Rio, com direito a um bolo de 450 metros distribuído à população. Na pauta, matérias relatando a invasão portuguesa e resgatando as alianças e os massacres com os verdadeiros donos da terra, os índios. Ainda na série histórica, um resgate sobre como viviam os cariocas 50 anos atrás. As comemorações não acabam com as águas de março. “Elas seguem oficialmente até agosto de 2016, quando o Rio recebe o mundo para sediar as Olimpíadas”, antecipa a produtora Vivian Dias.

 


Observatório da Imprensa aprofunda debates que não têm espaço na mídia comercial

Alberto Dines reflete sobre o Rio de Janeiro no Observatório da ImprensaSob o comando de Alberto Dines, o Observatório da Imprensa discute nesta terça-feira (03), às 20h, polêmicas do cotidiano carioca que não ganham reflexão adequada na mídia comercial. O programa aborda como a imprensa está cobrindo as modificações da cidade e fiscalizando o poder público. O Rio de Janeiro chega aos 450 anos com fôlego desenvolvimentista e problemas de sobra. A cidade, que já foi capital federal, é ainda a “caixa de ressonância” do país.

No passado, o Rio de Janeiro abrigou a Corte Portuguesa e o primeiro jornal impresso no Brasil. Também foi palco de celebrações históricas como o Centenário da Abertura dos Portos, o Centenário da Independência e o IV Centenário, todas marcadas por grandes obras e forte suporte da mídia.

O jornalístico destaca que até hoje grandes festas fazem parte do calendário oficial da cidade, mas o carioca deseja mais. Ele espera melhor mobilidade urbana, mais habitação e emprego. O Rio de Janeiro passa por enormes transformações com obras em todos os bairros, mas a metrópole está, realmente, sendo preparada para o século XXI? No estúdio, o experiente jornalista Alberto Dines recebe convidados, ao vivo, para examinar o assunto.

 


Atrações esportivas também entram no clima dos 450 anos do Rio

Stadium visita palcos dos Jogos Olímpicos de 2016

Primeiro episíodio da série foi até o Sambódromo com atletas do tiro com arco e da maratonaAos sábados, às 14h, o programa Stadium está apresentando a série Cenário Olímpico que analisa os locais de prova das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro sob a perspectiva histórica da cidade e sob o prisma da prática esportiva. Em seis episódios, as reportagens percorrem os espaços de competição que se destacam pela relevância na trajetória do Rio.

“A ideia da série Cenário Olímpico é traçar um panorama sobre os principais palcos esportivos da cidade e analisar como a prática esportiva se desenvolve em suas instalações”, conta Verônica Dalcanal, coordenadora de edição de Programas Esportivos. Pessoas comuns, esportistas, historiadores e autoridades comentam a experiência de conviver nesses espaços e refletem sobre o legado dos Jogos para a capital fluminense.

Com várias curiosidades que vão chamar a atenção dos telespectadores, a série já passou pelo Sambódromo no sábado de Carnaval (14/2) e pelos bairros de Copacabana e Lagoa na semana da passada (21/2). Os próximos locais de competição que a equipe de esportes revela são a Baía de Guanabara (28/2), Maracanã e Engenhão (07/3), Deodoro (14/3) e Barra da Tijuca (21/3), bairro que vai abrigar a Vila Olímpica.

 


No Mundo da Bola celebra o Maracanã e repercute clássico carioca

Márcio Guedes, Sérgio du Bocage e Alberto Léo comandam o bate-papo em No Mundo da BolaEm ritmo de futebol, o programa No Mundo da Bola deste domingo (01), ao vivo, às 21h, exibe uma matéria especial sobre o Maracanã, que é um dos grandes símbolos do Rio de Janeiro. Em clima de festa, a atração também mostra uma reportagem sobre tudo o que aconteceu nas comemorações dos 450 anos da cidade.

A atração destaca a importância do Estádio Jornalista Mário Filho, inaugurado em 1950 para a primeira Copa do Mundo no país e que foi reformado para a competição de 2014. Disputado no Maracanã na tarde do aniversário do Rio, o clássico entre Flamengo e Botafogo é um dos temas em debate.

Apresentado por Sérgio du Bocage, o No Mundo da Bola tem a participação dos comentaristas Márcio Guedes e Alberto Léo. Nesta edição, eles recebem o jornalista Paulo Garritano. De São Paulo, o convidado é o jornalista Fernando Faro.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/02/2015 - 19:20 e atualizado em 26/02/2015 - 19:41

Últimas

O que vem por aí