Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Revista do Cinema Brasileiro celebra 21 anos no ar com nova temporada na TV Brasil neste sábado (23/05)

Programa abre espaço para talentos e acompanha a produção audiovisual

A nova temporada do Revista do Cinema Brasileiro estreia sábado, 23 de maio de 2015, às 22h15, na TV Brasil, e comemora a maioridade do programa, que completa 21 anos no ar em 2015. Idealizada e dirigida por Marco Altberg, a atração tem como sua maior marca celebrar os filmes, atores e realizadores nacionais.

 Natália Lage apresenta o programa desde 2013Com a temporada atual são 952 programas inéditos nessas duas décadas, mais de 10.500 entrevistas e 500 horas de programação sobre o cinema nacional, com coberturas de sets e de festivais. Exibido desde 1994, o programa reúne um acervo capaz de contar a história do que se produz no cinema brasileiro.

A edição de estreia da nova temporada traz imagens das ex-apresentadoras Julia Lemmertz, que ficou quinze anos à frente do programa da TV Brasil, e Maria Luisa Mendonça.

 

 

Também resgata depoimentos de figuras emblemáticas da sétima arte no país como Eduardo Coutinho, José Wilker e Walter Hugo Khouri, além de lembrar as vinhetas que traziam a identidade visual do Revista do Cinema Brasileiro. Traz, ainda, a fala de nomes importantes do nosso cinema, como Walter Carvalho, Tony Ramos e Chico Diaz.

 

Mariana Ximenes revela projetos que entra em cartaz nas telonas em 2015

Mariana Ximenes bate-papo com Natália LageNeste primeiro programa, Natália Lage, que assumiu o posto de apresentadora do Revista do Cinema Brasileiro em 2013, recebe a atriz Mariana Ximenes para uma entrevista no estúdio. A artista destaca o aprendizado nos diversos trabalhos que estão em fase de finalização e serão lançados este ano. "Dependendo do projeto, você sai uma atriz melhor e, sobretudo, uma pessoa melhor", define.

O foco do bate-papo é o filme “Um Homem Só”, em que protagoniza e assina a produção. Dirigida por Cláudia Jouvin, a comédia tem Vladimir Brichta e Ingrid Guimarães no elenco. Mariana Ximenes conta de que modo conseguiu conciliar as várias atribuições no set.

 

"A gente teve essa preocupação inicial. Participei muitos das reuniões anteriores. No set, eu era apenas atriz. A simbiose em cena era magnífica. Foi uma das experiências mais mágicas que já tive! A gente quer isso: ser provocada e fazer personagens absolutamente diferentes da gente ou que ativem estados particulares. Isso cria repertório e vocabulário de atuação", explica a atriz sobre lidar com as diferentes atividades e viver intensamente a protagonista da trama.

 

Mariana ainda comenta com Natália Lage sua participação nos filmes “Mãos de Cavalo”, de Roberto Gervitz; “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues; “Quase Memória”, de Ruy Guerra e “Zoom”, de Pedro Morelli; todos previstos para entrar no circuito em 2015.

 

Neville de Almeida, Cinema Novo e animação na telinha da TV Brasil

Outro destaque desta semana é o longa “A frente fria que a chuva traz”, inspirado no texto teatral de Mario Bortolotto. Dirigido por Neville de Almeida, o filme, rodado no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, apresenta jovens ricos que sobem até a favela em busca de diversão sem limites.

Irandhir Santos comenta atuação no filme “Permanência”

À frente de sucessos como “A Dama do Lotação” e “Rio Babilônia”, Neville volta a falar, nesta produção, sobre favela e libertinagem na alta sociedade. A equipe de reportagem conversa com ele e com os atores Bruna Linzmeyer e Michel Melamed. Além de atuar, Melamed assina o roteiro.

O quadro Memória RCB relembra “Cinco Vezes Favela”, de Marcos Farias, Miguel Borges, Cacá Diegues, Joaquim Pedro de Andrade e Leon Hirszman. O filme é um dos primeiros sucessos internacionais do Cinema Novo. O programa mostra ainda os bastidores do longa “Permanência”, de Leonardo Lacca. Gravado em São Paulo, o filme é estrelado por Irandhir Santos.

Na sequência, o assunto é animação. O curta “Loja de répteis”, que recebeu três prêmios no Festival de Brasília em 2014, leva para a tela do cinema um conto escrito pelo próprio diretor, o pernambucano Pedro Severien. Ele e a atriz Maeve Jinkings contam como foi a experiência dessa produção.

O Revista do Cinema Brasileiro encerra com o micrometragem “Língua Livre”, de Igor e Ivan Spacek, finalista do Festival CelUCine em 2009.

 

Ficha técnica

Ano: 2015
Duração: 52 episódios de 26 min.
Apresentação: Natália Lage
Direção Geral: Marco Altberg
Direção: Adriana Miranda
Gerência de produção: Andrea Barros
Roteiro: Pedro Salomão

 

Serviço
TV Brasil
Revista do Cinema Brasileiro

Estreia no dia 23 de maio, sábado, às 22h15

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/05/2015 - 15:00 e atualizado em 21/05/2015 - 15:44

Últimas

O que vem por aí