Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Arte do Artista estreia terceira temporada na TV Brasil nesta segunda (01/06)

Sob comando de Aderbal Freire-Filho, programa abre espaço para

Aderbal Freire-Filho na estreia da nova temporadaA partir desta segunda-feira, dia 1º de junho, à meia-noite, a TV Brasil apresenta a terceira temporada do programa Arte do Artista, apresentado pelo premiado diretor de teatro Aderbal Freire-Filho.

Nesta nova fase, o dramaturgo e apresentador recebe personalidades que revelam seus talentos através de diferentes manifestações culturais. "Arte do Artista é um programa de televisão para quem não vê televisão. E também para quem (diz que) só vê na casa da namorada e para quem (diz que) só vê futebol. E, paciência, para quem vê televisão", brinca Aderbal Freire-Filho no manifesto que escreveu sobre a nova temporada da atração.

Avesso à televisão até três anos atrás, ele já se sente mais à vontade quando está de frente para as câmeras e até se dá ao direito de interpretar. No estúdio do programa, formado por elementos cênicos de espetáculos que dirigiu, Aderbal conversa com representantes do cinema, televisão, teatro, literatura e tantas outras formas de expressar a emoção. Aderbal, porém, alerta. "Uma antientrevista não tem começo, nem fim e nem fins".

 

Temporada traz ícones da cultura como Domingos de Oliveira

Aderbal observa homenagens ao semanário francês "Charlie Hebdo" em ParisA edição que abre a temporada do Arte do Artista é um relato exclusivo, imbuído de muita reflexão, sobre o marcante episódio do atentado ao jornal francês Charlie Hebdo. Direto de Paris, com imagens feitas por Marieta Severo, Aderbal mostra um memorial feito pelos franceses e discute a ciência da patafísica.

Já no segundo programa, o convidado é o diretor e roteirista Domingos de Oliveira. O dramaturgo e cineasta destaca suas obras para os palcos ao lembrar peças como "Todo mundo tem problemas sexuais" e "Confissões das Mulheres de 40". Da telona, ele faz referência ao filme "Todas as mulheres do mundo".

O compositor e ficcionista Judivan Vieira é o entrevistado do terceiro episódio: na pauta, uma conversa imperdível sobre corrupção. Além de músico, ele é procurador da Advocacia Geral da União e escreveu vários livros sobre o tema. No quarto programa, o escritor Domício Coutinho, que tem romances publicados em inglês e português, bate um papo com Aderbal. Radicado em Nova York há 50 anos, o fundador da União Brasileira de Escritores reuniu um acervo para lembrar a terra natal: a Biblioteca Machado de Assis.

Com sua irreverência característica, o cartunista Nani fecha o primeiro mês da nova temporada do programa. A lista de convidados é extensa: Aderbal ainda vai receber nomes badalados como os atores Alexandre Nero e Carla Camurati.

O Arte do Artista é um programa que busca debater a própria arte. Fugindo dos padrões convencionais, a atração propõe uma nova forma de ver e fazer televisão, lançando mão do conceito de obra em progresso, em que a concepção é paralela à produção.

 

Primeiro episódio: Aderbal Freire-Filho visita Paris e reflete sobre caso do Charlie Hebdo

Com imagens gravadas por Marieta Severo em Paris, Aderbal Freire-Filho faz uma reflexão sobre o atentado ao jornal francês Charlie Hebdo. O apresentador visita o memorial espontaneamente colocado pelos parisienses em homenagem às vítimas da chacina e passeia pelas cercanias. "Aqui, enquanto vejo esse memorial, obra de anônimos, de amigos, de gente de todos os credos, penso numa ciência pouco conhecida: a patafísica".

Como diz seu criador, o escritor francês Alfred Jarry, autor da peça "Ubu-Rei", a "Patafísica é a ciência do excepcional, ainda que se diga que não há ciência que não seja do que é frequente", palavras ditas por seu personagem, o Dr. Faustroll.

Aderbal anda em "marcha patafisica" por Paris em busca de quem possa lhe explicar sobre esse evento antes incomum, mas que corre o risco de se tornar banal, dadas as relações internacionais conflituosas entre Ocidente e Oriente.

Neste primeiro Arte do Artista da temporada, Aderbal vai até Place de la Republique em Paris

Emocionado, o diretor também visita a Place de la Republique de onde, em 11 de janeiro deste ano, partiu uma grande passeata com milhões de participantes. A mobilização teve como lema "Je suis Charlie" e manifestou toda a solidariedade aos cartunistas mortos.

A edição de estreia da terceira temporada do Arte do Artista conta ainda com uma participação especial do ator francês Aurélien Chaussade.


Ficha técnica
Ano: 2015
Duração: 52 episódios de 26 min.
Direção geral e apresentação: Aderbal Freire-Filho
Direção artística: Fernando Philbert
Produção artística: Sérgio Cardia
Produção: Bruno Souza, Charles Oliveira, Henrique Lima e Jefferson Mendes
Criação e texto: Aderbal Freire-Filho
Roteiro: Simplício Neto
Edição e finalização: Daniele Vallejo


Serviço
TV Brasil
Arte do Artista
Estreia na terceira temporada no dia 1º de junho, segunda-feira, à meia-noite

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/05/2015 - 18:33 e atualizado em 28/05/2015 - 19:12

Últimas

O que vem por aí