Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Partituras lança ferramenta de manipulação de áudio para episódio especial

Músicos da OSB fazem apresentação exclusiva e inédita no palco do

Músicos da OSB no PartiturasA edição especial do programa Partituras deste domingo, 30 de agosto de 2015, às 22h, na TV Brasil, apresenta um clássico do russo Igor Stravinsky, o espetáculo "A História do Soldado", baseado no texto do suíço Charles-Ferdinand Ramuz. A apresentadora Sofia Ceccato recebe músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira que interpretam a peça de 1918 no estúdio da atração.

Para este episódio, a equipe de produção lança na internet o Partituras Remix, uma ferramenta de manipulação de áudio que demonstra como funciona a mesa de um estúdio de gravação. A interface permite escutar com mais detalhes cada um dos instrumentos e conhecer a função deles na composição de Stravinsky. O internauta pode mexer nos oito canais de áudio de um trecho de "A História do Soldado" e remixar a obra. O especial está em http://tvbrasil.ebc.com.br/partituras-remix.

Na televisão, o programa traz uma versão bem brasileira, adaptada por Helder Parente, do conto em que um soldado vende sua alma, representada pelo violino, ao diabo, em troca de um livro que lhe garante o futuro. O célebre compositor russo foi um dos maiores inovadores da música no século XX e também um grande estudioso do folclore de seu país. Sensibilizado com o drama da Primeira Guerra Mundial, Stravinsky resolveu compor a obra cênica "A História do Soldado" a partir de alguns contos tradicionais.

Exatamente no mês em que a Orquestra Sinfônica Brasileira comemora 75 anos, um grupo especial de músicos do mais tradicional conjunto sinfônico do país veio ao estúdio do Partituras para repetir essa proeza que fez tanto sucesso com o público. Participam da apresentação Whatson Cardozo na clarineta, Luis Felipe Destefano Perez no fagote, Renato Longo no cornet, Raphael Paixão no trombone, Fernanda Kremer na percussão, Francisco Roa no violino e João Rafael Souza no contrabaixo. Helder Parente faz a narração, além de interpretar o soldado e o diabo.

 

Projeto Multiplataforma

Tela da plataforma "Partituras Remix"Nada mais contemporâneo do que remixar um clássico. Para isso, a TV Brasil lança uma nova experiência na internet em http://tvbrasil.ebc.com.br/partituras-remix. A ferramenta Partituras Remix mostra a dinâmica da mesa de um estúdio de gravação ao permitir que o internauta manipule os oito canais de áudio de um trecho do musical "A História do Soldado". A interpretação feita pela OSB para as telinhas conta com um arranjo de sete instrumentos e voz.

A interface virtual oferece ao público a oportunidade de escutar com mais detalhes cada um dos instrumentos e identificar o papel deles na composição de Stravinsky. "Como a execução foi gravada ao vivo, os canais não tocam isoladamente. Mesmo assim, é possível interferir na mixagem da obra do compositor russo e, de certa maneira, remixá-la", destaca Daniel Roviriego, coordenador de Novas Mídias da emissora.

 

 

Ideia da OSB surgiu para recordar o centenário da Primeira Guerra Mundial

Durante o programa Partituras na TV Brasil, a flautista Sofia Ceccato conversa com o trompetista Renato Longo e com o experiente músico Helder Parente que adaptou a obra e desempenha o papel dos personagens nessa exibição exclusiva para o canal.

A apresentadora Sofia Ceccato recebe os músicos Helder Parente e Renato Longo no estúdio da emissora

Helder Parente e Renato LongoDurante a entrevissta, os convidados contam que a OSB incluiu o concerto "A História do Soldado" na temporada de 2014 por conta do centenário da Primeira Guerra Mundial. "Decidimos preparar esse projeto, pois é um desafio para cada instrumento", explica Renato.

Helder Parente analisa a concepção da peça composta pelo maestro russo Igor Stravinsky. "Ele entremeia momentos de fala, que são recitados, com partes tocadas. A música vai descrevendo a ação", conta. "Stravinsky usa originalmente um narrador e dois atores para fazerem o diabo e o soldado. Ainda tem uma personagem que basicamente dança: a princesa, com uma breve fala no final", completa.

Para adaptar a obra, Helder precisou utilizar expressões tipicamente brasileiras no concerto como no trecho em que o autor cita três provérbios. "Recorri aos ditos 'Mais vale um pássaro na mão do que dois voando', 'Quem tudo quer, tudo perde' e 'Dia de muito, véspera de pouco' que se encaixam muito bem no texto", analisa.

 

Sobre o programa

Apresentado pela flautista Sofia Ceccato na TV Brasil, o Partituras também tem uma versão radiofônica nas rádios MEC FM Rio, MEC AM Rio e MEC AM Brasília transmitida no mesmo dia, à meia-noite, sob o comando do maestro José Schiller. Às segundas, a Rádio MEC FM Rio reapresenta o programa às 22h.

Serviço:
Partituras – domingo (30), às 22h, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/08/2015 - 10:30 e atualizado em 26/08/2015 - 14:30

Últimas

O que vem por aí