Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasilianas.org recebe o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, nesta segunda (31/8)

Educador aborda Enem, Pronatec e Base Nacional Curricular na conversa

Luis Nassif debate questões relacionadas à educação com o ministro Renato Janine RibeiroRenato Janine Ribeiro é professor e filósofoMinistro da Educação, Renato Janine Ribeiro concede entrevista exclusiva para o jornalista Luís Nassif no programa Brasilianas.org desta segunda-feira, 31 de agosto de 2015, às 20h, na TV Brasil. Durante a conversa, o professor e filósofo destaca a Base Nacional Curricular (BCN), instrumento que está sendo desenvolvido pelo MEC para ajudar na gestão pedagógica de professores e escolas de norte a sul do país. O governo quer estabelecer uma base curricular mínima para uniformizar ensinos básico e fundamental.

Atualmente, cada estado e município tem o seu próprio método de ensino. "Por conta disso acabamos sem ter padrões mínimos do que em cada ano de curso o aluno deve estudar. Por exemplo na matemática, quando você deve aprender equação de segundo grau? História, com que tipo de formação em história o aluno deve sair do ensino fundamental? Então, a Base Comum é a ideia de você ter um currículo que atenda determinados requisitos para o país todo", explica o ministro. O MEC pretende fixar pelo menos 60% em escala nacional, enquanto que 40% do método de ensino ficará a cargo das políticas públicas de cada estado e município.

Janine Ribeiro também trata das mudanças que estão sendo realizadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que os dados dessa prova auxiliem na produção de políticas públicas educacionais. O ministro ainda fala sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No programa da TV Brasil, ele frisa que o país foi campeão da maior competição mundial de educação profissional com a importante colaboração dos alunos do programa sendo que dos 31 medalhistas da WorldSkills, 27 são brasileiros e 25 tiveram formação no Pronatec.

Paulista de Araçatuba, professor e filósofo, Renato Janine Ribeiro é especialista em Thomas Hobbes, autor de “O Leviatã”. Em 1973 concluiu seu mestrado na Universidade Sorbonne, em Paris, com o trabalho "A marca do Leviatã" reeditado em 2003 pela Ateliê Editorial. A obra versa sobre a cultura política nas sociedades ocidentais do terceiro mundo, sobretudo Brasil e América Latina.

O educador lecionou na faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. De 2004 a 2008 assumiu o cargo de diretor da avaliação do CAPES em que ajudou a desenvolver novos métodos de avaliação que resultaram no fechamento de alguns programas de pós-graduação. Em abril foi convidado pela presidente Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Educação.

Serviço:
Brasilianas.org – segunda-feira (31), às 20h, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/08/2015 - 19:08 e atualizado em 28/08/2015 - 19:39

Últimas

O que vem por aí