Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caminhos da Reportagem discute o racismo na educação

Programa revela situações de preconceito e falta de respeito nas

Lucas fala sobre a implicância com seu cabeloO Caminhos da Reportagem desta quinta-feira, 29 de outubro de 2015, às 22h, na TV Brasil, apresenta demonstrações de racismo entre os muros da escola. Nas salas da educação infantil à universidade, o programa mostra que a cor da pele ainda é alvo de agressão e desrespeito. O cabelo é só um acessório que leva alunos e professores a sofrer preconceito.

 

O jornalístico revela situações em que o preconceito é nítido como o caso de um professor universitário que foi chamado de macaco na pichação de um banheiro.

 

O julgamento aflige até crianças. O estudante Lucas Neiva, de 8 anos, foi chamado pela direção do colégio. A diretora queria saber se o garoto gostava do cabelo que ele orgulhosamente apresentava: tipo black power. "Eu fiquei com vontade de chorar", diz o menino quando foi orientado a cortar o cabelo.

 

A jornalista Neomísia Silvestre e a produtora de moda Thaiane AlmeidaA jornalista Neomísia Silvestre adora seus cabelos crespos e cor-de-rosa, mas ainda ouve críticas no meio da rua. Já a produtora de moda Thaiane Almeida exibe um coque de tranças, descolorido, cheio de estilo. Também não passa despercebida quando circula na cidade. "Admiram nossa coragem de andar com cabelos como os nossos. Sempre a coragem, coragem...", reflete Neomísia sobe o discurso repleto de ironia.

 

O programa da TV Brasil também esclarece que a história dos africanos não é só a escravidão. A lei 10.639 obriga o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas instituições de ensino do país. Mesmo assim, a grande maioria dos livros e escolas prioriza a história dos europeus e americanos, deixando à população africana o já conhecido lugar da invisibilidade.

 

Serviço
Caminhos da Reportagem – quinta-feira (29), às 22h, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/10/2015 - 13:20 e atualizado em 28/10/2015 - 13:30

Últimas

O que vem por aí