Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Observatório da Imprensa debate cobertura da mídia sobre as mudanças climáticas

Programa destaca importância da imprensa ser protagonista na discussão

O economista e ambientalista Sergio Besserman é um dos convidados do Observatório da ImprensaO desafio da mídia na apuração e reflexão sobre as mudanças climáticas pauta o Observatório da Imprensa desta quinta-feira, 5 de novembro de 2015, às 23h, na TV Brasil.

 

Para aprofundar a análise da questão, o jornalista Alberto Dines recebe o economista e ambientalista Sergio Besserman; o biólogo Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima; e a matemática Thelma Krug, Vice-Presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC, na sigla em inglês).

 

Paris deve reunir, em dezembro, cerca de 50 mil pessoas de mais de 95 nações na Conferência do Clima, a COP-21, que promete alterar o cenário de ações práticas em relação ao meio ambiente no mundo.

 

O empenho de autoridades e ambientalistas é para costurar um acordo de redução da emissão de gases do efeito estufa, diminuindo o aquecimento global e limitando o aumento da temperatura em até 2ºC até 2100.

 

Mas, há muitos obstáculos. A começar pela mídia que ainda não assumiu um papel de protagonismo no assunto. A cobertura continua pontual e, muitas vezes, focada no discurso oficial.

 

Em recente visita aos Estados Unidos, a Presidente Dilma Rousseff anunciou compromissos de mudanças climáticas no país: desmatamento zero em 2030 e a recuperação de 12 milhões de hectares de florestas até lá. O fato teve amplo destaque, mas a imprensa não deu continuidade ao assunto.

 

O Papa Francisco também discursou a favor da Conferência do Clima. O Sumo Pontíficie espera que a reunião em Paris traga mudanças concretas, compartilhadas e orientadas, pelo bem comum, a longo prazo.

 

O Observatório da Imprensa pretende, nesta edição, contribuir para o aperfeiçoamento da mídia e da discussão de tema que não pode ser relegado ao amanhã.

 

Serviço
Observatório da Imprensa – quinta-feira (5), às 23h, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/11/2015 - 08:45 e atualizado em 05/11/2015 - 08:48

Últimas

O que vem por aí