Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Espaço Público apresenta entrevista inédita com Joseph Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia, nesta terça (10/11)

Professor da Universidade de Colúmbia foi reconhecido com o título em

Joseph Stiglitz, Paulo Moreira Leite e Florestan Fernandes Júnior no Espaço Público da TV BrasilO Nobel de Economia Joseph StiglitzPrêmio Nobel de Economia de 2001, o professor Joseph Stiglitz é o convidado desta terça-feira, 10 de novembro de 2015, do programa Espaço Público, às 23h, na TV Brasil.

 

O economista é um dos inspiradores do movimento Occupy Wall Street que, há quatro anos, levou multidões às ruas de Nova York, Boston, Chicago, Los Angeles, San Francisco e outras cidades americanas. A mobilização alcançou outros países, inclusive na Europa, com grandes protestos populares contra a ganância, a corrupção e a desigualdade econômica e social.

 

No programa apresentado pelos jornalistas Paulo Moreira Leite e Florestan Fernandes Júnior, o economista critica o sistema de livre mercado. “Ele beneficia pouquíssimas pessoas no topo, mas não a maioria dos cidadãos. De modo que, por exemplo, aqueles que estão no meio têm uma renda mais baixa do que tinham 25 anos atrás”, analisa Stiglitz que completa o pensamento. “Há uma conexão muito próxima entre desigualdade econômica e desigualdade política”.

 

Professor da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, Stiglitz é crítico do liberalismo e das políticas de austeridade fiscal que implicam na imposição de sacrifícios à sociedade. O estudioso põe a desigualdade no centro dos debates e defende a reforma do sistema financeiro internacional. Ele apoia iniciativas como a criação do Banco do Brics - grupo de países que engloba Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - e do Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura, o AIIB. Joseph Stiglitz se opõe àqueles que, a propósito do ajuste fiscal, defendem cortes nos programas sociais brasileiros. No Espaço Público, o entrevistado faz crítica os juros altos no Brasil e elogia o Bolsa Família.

 

Nascido em Gary, maior cidade do Condado de Lake, em Indiana, nos Estados Unidos, Joseph Stiglitz tem 73 anos. Doutor em economia pelo Instituto de Tecnologia do Massachussetts (MIT), ele presidiu o Conselho de Assessores Econômicos no governo Bill Clinton, de 1995 a 1997. Também foi vice-presidente sênior para Políticas de Desenvolvimento e economista-chefe do Banco Mundial. Desde setembro, Stiglitz é um dos conselheiros do comitê que elabora políticas antiausteridade para o Partido Trabalhista do Reino Unido, atualmente na oposição.

 

Serviço:
Espaço Público – terça-feira (10), às 23h, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/11/2015 - 08:24 e atualizado em 09/11/2015 - 08:30

Últimas

O que vem por aí