Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Observatório da Imprensa analisa cobertura da mídia nos atentados em Paris nesta quinta (19/11)

Programa aborda o drama internacional e a catástrofe provocada pelo

Professor Marcus Vinicius de Freitas e jornalista Adriana Carranca com apresentador Alberto Dines. Crédito: Giovana TizianiO Observatório da Imprensa desta quinta-feira, 19 de novembro de 2015, às 23h, na TV Brasil, aprofunda o debate sobre a cobertura da mídia nos atentados a Paris e contextualiza os conflitos religiosos no mundo contemporâneo.

 

O programa também reflete sobre a comparação da tragédia francesa com o desastre ambiental que abalou Minas Gerais e todo o país com o rompimento das barragens na cidade histórica de Mariana.

 

Para discutir o assunto, o apresentador Alberto Dines recebe o professor de Direito e Relações Internacionais, Marcus Vinicius de Freitas, e a jornalista Adriana Carranca, repórter especialista em assuntos internacionais.

 

 


Cenas dos atentados causam comoção

 

Brasilienses homenageiam vítimas de atentados na França. Crédito Elza Fiúza/Agência Brasil.O maior atentado da história de Paris mobilizou a mídia mundial logo depois dos primeiros ataques na capital francesa que provocaram pelo menos 129 mortes e centenas de feridos. No Brasil, as emissoras de televisão, rádios e sites passaram a transmitir online as imagens que chegavam de diversas agências e fontes diferentes.

 

O planeta globalizado e conectado garantiu inúmeros vídeos e fotos que se propagaram  rapidamente. As fortes cenas das explosões e assassinatos nos diversos tiroteios realizados por seguidores do Estado Islâmico chocaram a audiência e o mundo se mobilizou ao redor da capital da liberdade, igualdade e fraternidade.

 

 


Polêmica nas redes sociais: internautas comparam apuração dos atentados franceses à repercussão da tragédia ambiental em Minas Gerais

 

Desastre ambiental arrasou distritos da região central de Minas Gerais. Crédito Antônio Cruz/Agência Brasil.No Brasil, as redes sociais serviram de plataforma para uma intensa discussão sobre a atenção dada aos ataques de Paris em comparação com o vazamento das barragens na cidade mineira de Mariana, pela empresa Samarco, da Vale e da australiana BHP Billiton.

 

Doze dias depois do vazamento que destruiu distritos inteiros, como Bento Rodrigues, os jornais estamparam que este é o maior acidente da história causado por barragens de rejeitos de mineração. A lama afetou o Rio Doce e segue em direção ao Espírito Santo até desaguar no Oceano Atlântico. As perdas ambientais ainda são incalculáveis. Na disputa pela magnitude dos fatos, a imprensa se perde.

 

Cenário devastado: vazamento de rejeitos de barragem que roupeu em Mariana arruinou distritos mineiros. Crédito Antônio Cruz/Agência Brasil.

 

Serviço
Observatório da Imprensa – quinta-feira (19), às 23h, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/11/2015 - 09:02 e atualizado em 18/11/2015 - 19:07

Últimas

O que vem por aí