Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Miguel Faria Jr. fala de seu novo filme no Revista do Cinema Brasileiro desta quarta (25/11)

Cineasta comenta sua parceria com o renomado artista em produções da

Natália Lage recebe o  diretor Miguel Faria Jr. para uma conversa sobre a produção do filme “Chico – Artista Brasileiro” que estreia no circuito neste final de semana a partir de quinta-feira (26). O bate-papo sobre o longa que desvenda o mito a respeito da figura de Chico Buarque de Holanda vai ao ar na TV Brasil nesta quarta-feira, 25 de novembro de 2015, à meia-noite, no programa Revista do Cinema Brasileiro.

 

“Selecionar o repertório foi a coisa mais difícil do filme. Tivemos critérios para a escolha. Em primeiro lugar, as músicas fazem parte integrante da narrativa. Elas são encenadas para o filme. Também tem uma parte de arquivo, mas o filme é todo contato pelo Chico mesmo”, explica o cineasta.

 

Miguel Faria Jr. ainda destaca como foi a dinâmica de gravação com o amigo e parceiro de tantas jornadas na sétima arte. “Não é um documentário jornalístico. É um filme sobre um artista e seu processo de criação. O longa foi feito a partir de entrevistas com ele”, conta Miguel.

 

O Revista do Cinema Brasileiro traz trechos da cinebiografia. Durante a conversa, o diretor traça um paralelo entre a trajetória do músico e a história do país. “O filme é sobre um grande artista brasileiro que eu conheço bem. Chico é um ícone da cultura nacional, um dos maiores compositores de todos os tempos no país. A produção faz um panorama sobre a história do Brasil e como a criação artística, sobretudo musical, se deu e é reflexo do que você vai vivendo”, conta a Natália Lage.

 

A parceria de Miguel Faria Jr. com o artista é de longa data. “Convidei o Chico para fazer a música de 'Na Ponta da Faca', longa de 1977, mas acabou não se concretizando por falta de tempo, mas ficamos amigos”. Um dos primeiros filmes do cineasta, o drama policial “República dos Assassinos” (1979), teve trilha sonora de Chico Buarque. “Em seguida resolvemos fazer uma adaptação da peça do Vinícius 'Pobre Menina Rica', para o cinema que se tornou 'Para Viver Um Grande Amor' (1984). Escrevemos o roteiro juntos e ele fez as canções”, destaca.

 

“O filme é sobre um grande artista brasileiro que eu conheço bem. Chico é um ícone da cultura nacional, um dos maiores compositores de todos os tempos no país. A produção faz um panorama sobre a história do Brasil e como a criação artística, sobretudo musical, se deu e é reflexo do que você vai vivendo”, conta o cineasta. “Eu sempre fiz ficção, mas o longa do Vinícius de Moraes e esse do Chico me abriram uma perspectiva de fazer um tipo de filme que não é jornalístico nem de registro”, sintetiza.

 

O lançamento de “Chico – Artista Brasileiro”, que tem quase duas horas de duração, marca o fim de um hiato de uma década do diretor Miguel Faria Jr. Em 2005, ele fez “Vinicius” sobre o poetinha Vinicius de Moraes. Até hoje a produção detém o recorde de documentário nacionais mais assistido nas salas de cinema do Brasil com quase 300 mil espectadores.

 


História do Rádio, Elza Soares e Nordeste também estão na pauta do programa

 

O Revista do Cinema Brasileiro apresenta uma reportagem sobre o longa documental “Murce: uma aventura que mudou a história” sobre a trajetória do produtor e radialista Renato Murce. Ele exerceu grande influência na história do rádio, da televisão e do cinema no país.

 

Elizabete Martins dirige documentário “My Name is Now” sobre Elza Soares

Elza Soares também está na edição desta semana como protagonista do documentário “My Name is Now”, dedicado à sua vida e obra. A atração da TV Brasil exibe trechos da produção e entrevista a diretora Elizabete Martins. Ela fala sobre as dificuldades, preconceitos e perseguições enfrentados pela atriz, cantora e compositora durante toda sua carreira.

 

O programa desta semana vai apresentar matéria sobre um dos filmes que fizeram parte do projeto Tomada Única, proposto pelo último Festival Internacional de Curtas de São Paulo: “O Último Trem”. O filme experimental, com direção de Joel Pizzini, é inspirado em poema do pernambucano Joaquim Cardoso e foi todo rodado em Super 8, sem edições.

 

Outra história de ficção abordada pelo Revista é o longa “A lenda do gato preto”, inspirado nas histórias dos grupos de ciganos que vivem próximos às cidades de Sobral e Juazeiro do Norte. A equipe do programa conversa com o diretor Clébio Viriato Ribeiro, o roteirista Caio Quindere e os atores Eduardo Dascar, Katiana Monteiro e Jane Azeredo.

 

Cineasta Luiz Carlos Lacerda fala sobre “Introdução à música do sangue”O quadro Memória RCB traz uma análise sobre o filme “Narradores de Javé”, de Eliane Caffé, que conta a história de um povoado do nordeste prestes a ser inundado para a construção de uma hidrelétrica e a reação dos moradores locais com a notícia. O longa recebeu vários prêmios internacionais em festivais da Suíça, Bélgica, Canadá e Uruguai.

 

A equipe da atração também visita o set de filmagens de “Introdução à música do sangue”, longa de Luiz Carlos Lacerda, baseado numa história do escritor Lucio Cardoso, um mestre da literatura psicológica. O programa bate um papo com o diretor e com o ator Armando Babaioff.

 

Serviço:
Revista do Cinema Brasileiro – quarta-feira (25), à meia-noite, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/11/2015 - 09:50 e atualizado em 25/11/2015 - 10:06

Últimas

O que vem por aí