Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caminhos da Reportagem documenta o drama dos moradores de Mariana nesta quinta (3/12)

Jornalístico analisa as causas da tragédia, se ela poderia ter sido

Lama e destruição causados pelo rompimento da barragem em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (MG).Sofrimento: operários viram a chegada da lama

Nesta quinta-feira, 3 de dezembro de 2015, às 22h, na TV Brasil, o Caminhos da Reportagem registra as consequências da maior catástrofe ambiental do país. O rompimento de uma barragem da mineradora Samarco devastou Os moradores Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues, distritos de Mariana, em Minas Gerais, com um mar de dejetos altamente poluentes, um desastre sem precedentes na história brasileira.

 

A equipe do jornalístico conversa com especialistas para saber as causas do acidente, se a tragédia poderia ter sido evitada e qual o destino dos desabrigados que continuam em hotéis e abrigos à espera de um novo lugar para reconstruir a vida.

 

Os moradores da região, localizada há mais de 100 quilômetros da capital Belo Horizonte viveram, no dia 05 de novembro, a maior desgraça de suas vidas. Neste dia, uma das três barragens da mineradora Samarco, situadas naquela região, sofreu ruptura.

 

O mar de lama deixou casas e ruas destruídas

A barragem Fundão derramou 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos provenientes da extração do minério de ferro no Rio Gualacho, que desemboca no Rio Doce. A lama seguiu o curso do rio até a sua foz, no litoral do Espírito Santo.

 

O Caminhos da Reportagem foi até Bento Rodrigues resgatar o drama das famílias que perderam tudo o que tinham e ainda buscam notícias dos parentes desaparecidos. É o caso da dona de casa Marli de Fátima Felício Felipe que, um mês depois da tragédia, ainda espera encontrar o corpo da mãe. "Ainda tenho essa esperança. É uma vida que se perdeu. É um ser humano, não é animal, tem que ser encontrado", desabafa a dona de casa.

 

A lama, que já percorreu mais de 600 quilômetros, deixou cidades inteiras sem água, matou peixes e arrasou plantações. Um rastro de destruição que pegou todos de surpresa. "Nossa, é difícil esquecer aquele dia. Foi uma confusão terrível. Lá na escola a gente estava trabalhando normalmente", relata Eliene Geralda dos Santos Almeida, diretora do colégio de Bento Rodrigues que ajudou a salvar todas as crianças que estavam em aula no momento da tragédia.

 

O lavrador Divino se recusa a sair de sua casa mesmo depois da enxurrada

"É fazer um novo Bento agora. Lá dentro do Bento mesmo, não. Lá, eu não quero mais, não. Mas fazer um outro lugar, uma nova vila para botar todo mundo igual nós éramos lá, eu acho bom", sonha dona Oridenes Da Paixão De Souza, de 83 anos, uma das moradoras mais antigas da comunidade.

 

O programa da TV Brasil entrevista gente que se recusa a sair de casa mesmo depois da enxurrada, como o lavrador Divino. O jornalístico também conversa com operários que se emocionam quando lembra o momento da chegada do tsunami de lama tóxica.

 

Serviço
Caminhos da Reportagem – quinta-feira (3), às 22h, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/12/2015 - 08:02 e atualizado em 02/12/2015 - 10:31

Últimas

O que vem por aí