Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sobre Rodas América Latina revela a criatividade popular na TV Brasil a partir de sábado (5/12)

Série reúne personagens excêntricos que se destacam na paisagem urbana

                                                                                                                                                                                                   As ruas de grandes cidades do continente americano servem de cenário para os protagonistas da série Sobre Rodas América Latina que estreia na TV Brasil neste sábado, 5 de dezembro de 2015, às 18h30. Artistas, vendedores ambulantes e personagens inusitados que exercem atividades sobre rodas em vias públicas estrelam a produção.

 

Gravado no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Cuba, o programa destaca a criatividade dessas pessoas que dão um toque especial às paisagens de centros urbanos da América Latina.

 

Participam da série um vendedor de esfirras que desfila pelas praias montado em um camelo cenográfico; uma criteriosa vendedora de livros usados que lê todas as obras para determinar um preço justo de acordo com o conteúdo dos exemplares; e um tocador de realejo que se apresenta acompanhado por um papagaio adestrado.

 

Sobre Rodas América Latina foca apenas nos veículos sem motor, como bicicletas, carroças, e autônomos que pegam atividades mundanas e as transformam com muita criatividade, sem horário e sem patrão. Os episódios trazem história, cultura, exemplos de sustentabilidade, lições de vida e de empreendedorismo pessoal.

 

O projeto tomou forma a partir de uma pesquisa de cinco anos e contou com a participação de internautas, responsáveis por boa parte das indicações de personagens. Segundo o diretor Sérgio Bloch, reunir o elenco da série demandou um trabalho semelhante a "procurar agulha num palheiro".

 

"O nosso universo era muito amplo, mas buscávamos algo muito específico: pessoas independentes que ganhassem a vida utilizando um veículo movido à tração humana e realizassem um trabalho significativo para elas", ressalta o diretor.

 

A motivação para o programa surgiu de experiências anteriores, como o longa "Olho na rua" (2001), acerca de profissionais que trabalham nas vias públicas do Rio de Janeiro. A iniciativa ganhou profundidade com a expansão para outras fronteiras além do Brasil.

 

"A rua é um espaço de convivência, democrático, para todos. O programa mostra pessoas que integram prazer e trabalho. Os veículos, na verdade, são como extensões deles próprios. Carrinhos e bicicletas transmitem a alma dos personagens retratados, como se transbordassem suas personalidades”, avalia Bloch.

 


Primeiro episódio revela como artistas divertem as pessoas no espaço público

 

Cyclophonica é única orquestra de bicicletas do mundo e circula pela Cidade MaravilhosaO episódio de estreia é dedicado à arte de entreter o público. No Rio de Janeiro, a Cyclophonica é a única orquestra em que os músicos tocam enquanto pedalam.

 

Já em Buenos Aires, na Argentina, Charly faz proezas na roda alemã enquanto o acrobata e palhaço Von Rueda pedala a menor bicicleta do mundo.

 

A série vai até o Chile onde, em Santiago, o mímico Luiz cria esculturas com balões.

 

Na capital cubana, Rodney é um mensageiro que pratica esportes radicais sobre rodas pelas ruas de Havana.

 


Ficha técnica de “Sobre Rodas América Latina”
Produção: Abbas Filmes
Direção e roteiro: Sérgio Bloch
Direção de Fotografia: Miguel Vassy
Animação: Dascinzasdesign
Edição de Som: Gabriel Pinheiro
Trilha Sonora: Arturo Cussen e Lancaster Pinto
Coprodutores: Turner
Distribuição: Synapse Produções Ldta

 


Serviço
Sobre Rodas América Latina
Série em 13 episódios de 26 minutos
Classificação indicativa: Livre
Estreia no dia 5 de dezembro, sábado, às 18h30, na TV Brasil

 

www.tvbrasil.ebc.com.br
www.facebook.com/tvbrasil
twitter.com/tvbrasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/12/2015 - 11:07 e atualizado em 07/12/2015 - 18:00

Últimas

O que vem por aí