Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Observatório da Imprensa analisa os 30 anos do Grupo Estação

Alberto Dines recebe dois fundadores: Ilda Santiago e Alberto

O Observatório da Imprensa dedica a edição desta quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016, ao Grupo Estação, referência em cinema que completa 30 anos de atividades voltadas para a sétima arte.

 

Às 23h, o programa da TV Brasil conta a trajetória de um projeto responsável pela formação de gerações de cinéfilos.

 

A atração jornalística mostra como o Grupo tirou uma ideia da cabeça, botou a mão na massa e já atraiu milhões de pessoas em sessões e eventos como o Festival do Rio, a maior mostra de cinema da América Latina.

 

Ilda Santiago

Para falar desta empreitada, dois dos fundadores do Estação, Alberto Shatovsky e Ilda Santiago, conversaram com o apresentador Alberto Dines, que também já foi roteirista.

 

Eles debatem a capacidade do cinema de proporcionar o prazer coletivo. “Nós estamos vivendo tempos de prazeres solitários e não é só o cinema que se ressente disto”, avalia a curadora Ilda Santiago. “O cinema quer contar as narrativas pelo lado mais humano. É o guardião da história humana”, comenta a sócia do Grupo Estação que completa sua analise. “Ele (o cinema) continua resgatando a história, pois é um manancial inesgotável”.

 

Alberto Dines recebe Ilda Santiago e Alberto Shatovsky no Observatório da Imprensa



Alberto Shatovsky não vê com bons olhos os grandes sucessos da nova comédia nacional que leva cerca de 3 milhões de pessoas para as salas, mas admite que estes produtos ajudam a criar o hábito nas novas gerações. “As comédias brasileiras são importante para alavancar o público de 'cinema de arte', mas gostaria de ver melhor padrão na tela”, pontua um dos pioneiros na programação deste tipo de filme no país.

 

Alberto Shatovsky

Com curadoria do Grupo Estação, o Festival de Cinema do Rio já está no calendário da cidade e é um dos eventos mais relevante no circuito da sétima arte brasileira e do continente. Na última edição, o festival teve restrição de patrocínio, mas mesmo assim trouxe para as telas filmes e mostras que contribuem para a formação de plateia.

 

“O Festival de Cinema do Rio é um evento de resistência que leva cerca de 200 mil pessoas em cada edição”, defende o exibidor, crítico e consultor de programação do Grupo Estação. Com 84 anos de idade, Shatovsky tem mais de 60 deles dedicados ao cinema.

 



Serviço:
Observatório da Imprensa – quinta-feira (11), às 23h, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/02/2016 - 15:43 e atualizado em 11/02/2016 - 15:54

Últimas

O que vem por aí