Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jean Wyllys debate a inclusão LGBT no Estação Plural de sexta (18/3)

Deputado aborda a crise de representação política e a disputa por

Ellen Oléria, Mel Gonçalves e Fefito recebem o deputado federal Jean Wyllys no programa Estação Plural desta sexta-feira, 18 de março de 2016, às 23h, na TV Brasil. O convidado é um dos raros políticos do país que assume a sua homossexualidade e luta pela causa LGBT.

 

No bate-papo com os apresentadores, ele compartilha seus pensamentos a respeito da dificuldade de concentração, comenta a crise de representação política e reflete sobre o ato de sair do armário como posição política.

 

Mel Gonçalves, Ellen Oleria, Jean Wyllys e Fefito estão no programa Estação Plural desta semana

 

Durante o programa, Jean Wyllys analisa a importância de defender a inclusão de todos. "Essa sociedade homofóbica que quer negar sua própria homofobia, essa sociedade sempre exclui ou negou meus direitos. Então abandonar essa luta é abandonar a mim mesmo. Eu jamais vou me abandonar. E eu volto a dizer: a nossa luta, essa luta por direitos humanos de todos e todas é uma luta por inclusão, é uma luta por respeito, por dignidade".

 

Sobre a questão da política nacional em si, o convidado ressalta a importância de acompanhar o trabalho dos eleitos. "A pessoa vai lá e vota, mas não acompanha os mandatos, ela sequer se lembra em quem ela votou na última eleição. Após anos, se você perguntar qual foi o deputado federal, estadual, vereador, ela não lembra do nome. Isso eu to falando da maioria. É claro que sempre houve uma minoria atenta, plugada, interessada na política", observa.

 

O programa também foi para a rua ouvir a voz do povo sobre a dificuldade de prestar atenção em uma atividade só enquanto há tantas opções para se distrair ao mesmo tempo. "Esse fenômeno da multiplicidade de informação que resulta em informação nenhuma, a gente chama de entropia, é quando a comunicação não acontece. Você tem uma multiplicidade de informação circulando, mas você não produz conhecimento e nem comunicação", explica Jean que também é jornalista e professor universitário.

 

Ele conta como faz para conciliar as atividades e responder as mensagens neste mundo em que a interação é instantânea. "Tem o tempo da gente e o tempo da máquina. Eu faço as coisas no meu tempo. Não é porque o Whatsapp consegue enviar uma mensagem em um minuto que eu tenho de respondê-la em um minuto", diz o deputado.

 

A professora e cientista política Carolina Freitas participa do Estação Plural para explicar porque o brasileiro cita os partidos políticos como a organização menos confiável do país. O diplomata, escritor e colunista da Folha de S. Paulo Alexandre Vidal Porto, gay assumido, fala da importância de viver a sexualidade de forma aberta: "Não é uma questão de foro íntimo se atinge muita gente e pode ajudar a fazer do Brasil um país mais justo pata todos", pondera.

 

Serviço
Estação Plural – sexta-feira (18), às 23h, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/03/2016 - 15:26 e atualizado em 18/03/2016 - 15:26

Últimas

O que vem por aí