Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Relação entre o teatro e o cinema pauta entrevista de Christiane Jatahy no Arte do Artista

Diretora discute com Aderbal Freire-Filho a combinação de diferentes

O Arte do Artista recebe a premiada encenadora brasileira Christiane Jatahy nesta terça-feira, 22 de março de 2016, à meia-noite, na TV Brasil para um papo com Aderbal Freire-Filho. A atriz e autora encaminhou sua carreira para a direção de teatro.

 

Aderbal Freire-Filho bate um papo sobre as convergências da arte com a diretora Christiane Jatahy

 

Durante o programa ela analisa as fronteiras da arte. “Comecei a perceber que aquela peça 'cabia' em uma tela de cinema. Foi uma transposição de linguagem”, define.

 

Na com o amigo e apresentador, Christiane Jatahy conta como mescla as diferentes linguagens. A diretora explica a dinâmica desse processo no ambiente cultural brasileiro.

 

Christiane Jatahy“Essa pesquisa tem se desdobrado. Cada projeto cria questões para o próximo. É um fazer perguntas contínuo sobre as possibilidades que essa relação implica”, pontua para completar com um exemplo.

 

“Eu quis trazer o jogo da ilha de edição do cinema para o teatro. Como mudar a relação entre os atores com a narrativa durante a cena e na presença do público”, cita.

 

Christiane Jatahy conta para Aderbal que a partir de “Conjugado”, passa a dialogar com o cinema em seus espetáculos.

 

Essa relação se intensifica em “A falta que nos move”, peça que foi transformada em filme. Depois de um período de ensaios “de teatro”, que duraram quatro meses, o longa foi feito em uma só noite, em 13 horas de um plano contínuo, com três câmeras na mão.

 

Em seguida, a diretora fez “Corte seco”, com cenas filmadas no exterior do teatro, durante o espetáculo. Logo depois, veio “Julia”, teatro e cinema inteiramente integrados, atores e câmera vivos.

 

A mais recente montagem de Christiane Jatahy é uma adaptação de “As três irmãs”, obra-prima de Tchevoc, que a diretora intitulou de “E se elas fossem para Moscou?”, com as atrizes Julia Bernat, Stella Rabello e Isabel Teixeira.

 

Serviço:
Arte do Artista – terça-feira (22), à meia-noite, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/03/2016 - 10:11 e atualizado em 22/03/2016 - 10:58

Últimas

O que vem por aí