Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caminhos da Reportagem traça um panorama sobre as manifestações pelo país nesta quinta (24/3)

Programa discute as reações radicais, a cobertura da mídia e resgata

Estudantes da UnB fazem roda de discussão sobre as manifestaçõesO país acompanha milhares de pessoas indo às ruas pelos mais diversos motivos: contra a corrupção, contra o governo de Dilma Rousseff, a favor da democracia, contra o golpe. A crise política tem tomado os jornais, as conversas em bares e as discussões em família. O Caminhos da Reportagem desta quinta-feira, 24 de março de 2016, às 22h, na TV Brasil, mostra o comportamento e a reação do país no atual momento.

 

Para apresentar uma discussão ampla sobre o tema, o programa consulta juristas, cientistas políticos, jornalistas, filósofos, historiadores, sociólogos e especialistas. Eles traçam uma análise do Brasil de ontem e dos seus reflexos nos dias atuais. Participam do programa nomes como Fábio Konder Comparato e Dalmo Dallari.

 

Na política, as opiniões são claras e extremas – o que é perceptível no Congresso Nacional. As notícias da Operação Lava Jato, que investiga denúncias de corrupção na Petrobras, tem pautado as discussões.

 

O jurista Fábio Konder ComparatoO "clima quente" da política tem se refletido na sociedade. Nas redes sociais, as opiniões são, muitas vezes, radicais. As famílias também se dividem nas opiniões. A tolerância com o que o outro pensa é cada vez menor. Até mesmo pessoas já estão sendo agredidas por usarem uma determinada cor ou simplesmente por se encaixarem num estereótipo que não agrade um grupo.

 

O Caminhos da Reportagem também aborda como a mídia tem feito a cobertura de fatos novos que tem saído a cada instante. O jornalista tem tido um papel de digerir rapidamente essa avalanche de informações e repassar para o público, que imediatamente já emite opiniões. A equipe da emissora ouviu um correspondente internacional para ver como tudo isso tem repercutido no exterior. Ao mesmo tempo, há a reação do público, que muitas vezes rotula o jornalismo e até agride profissionais que são acusados de parcialidade.

 

O programa jornalístico ainda resgata vários momentos que o Brasil foi marcado por manifestações nas ruas, como em 1954, com a morte do então presidente Getúlio Vargas, que levou às ruas três milhões de pessoas contra os opositores do político. Dez anos depois, a Marcha com Deus, pela Família e a Liberdade em reação às reformas de base anunciadas pelo presidente João Goulart resultaram na tomada de poder pelos militares, numa ditadura que durou 30 anos.

 

A retomada da democracia viria pelas ruas também. Greves sindicais enfraqueciam o governo militar no fim da década de 1970 e, em 1984, as "Diretas Já" marcaram o retorno à democracia – que ocorreria de fato apenas 5 anos mais tarde. Em 1992, estudantes sairiam às ruas e ficaram conhecidos como Caras Pintadas, nos protestos que resultaram no impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, acusado de irregularidades no governo.

 

Serviço
Caminhos da Reportagem – quinta-feira (24), às 22h, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/03/2016 - 19:04 e atualizado em 23/03/2016 - 19:33

Últimas

O que vem por aí