Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Leda Nagle recebe Cantoras do Rádio no Sem Censura desta sexta (27/5)

Artistas cantam sucessos da Era de Ouro em edição especial do programa

O Sem Censura especial desta sexta-feira, 27 de maio de 2016, inédito, às 17h30, na TV Brasil celebra as cantoras do rádio.

 

A apresentadora Leda Nagle entrevista ícones de uma geração como Ellen de Lima, Adelaide Chiozzo, Dóris Monteiro e Luciene Franco. Também participam do programa o cantor Márcio Gomes e o pianista Moisés Pedrosa que acompanham as divas no bate-papo que resgata sucessos da era de ouro do rádio.

 

Leda Nagle e seus convidados da edição do Sem Censura sobre a Era de Ouro do Rádio

 

Durante o animado encontro, os artistas citam as músicas mais importantes de suas carreiras, revelam histórias curiosas de suas trajetórias artísticas, contam quais são os seus projetos atuais e entoam canções que marcaram época.

 

Adelaide Chiozzo e Leda NagleAos 85 anos, a atriz e acordeonista, Adelaide Chiozzo é outra renomada cantora da Rádio Nacional onde atuou por 27 anos em programas como “Alma do Sertão” e “Gente que Brilha”. “Fui convidada pelo Irani de Oliveira para ir ao programa 'Papel Carbono' do Renato Murse. Trabalhei na Radio Nacional por muitos anos. Minha vida tem tantas histórias que não sei por onde começar”, reflete a cantora..

 

“Atuei no cinema também. Fiz 23 filmes, mas as músicas “Beijinho Doce” e “Cabecinha no Ombro” realmente foram meus maiores sucessos. Tenho muitas alegrias e faria tudo de novo. Ainda estou na ativa. Cantei cinco noites durante o carnaval esse ano”, destaca.

 

Com 81 anos e 65 de carreira, Dóris Monteiro conta suas aventuras para ingressar no universo da música. A também atriz foi revelada como cantora em 1949, no programa “Papel Carbono”, de Renato Murce, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

 

“Eu estava com 12 anos e cantava 'Caminhemos' de Herivelto Martins, quando uma vizinha escutou e propôs a minha mãe que levasse num programa da emissora chamado 'Papel Carbono'. Minha mãe no início era contra minha carreira de cantora. O locutor da rádio, falou que eu tinha uma voz macia, miudinha. Dalva de Oliveira e Dircinha Batista já faziam sucesso naquela época”, recorda.

 

Já a baiana Ellen de Lima, outra das grandes cantoras da era de ouro do rádio, tornou-se conhecida do público por ser a intérprete da “Canção das Misses”, escrita por Lourival Faissal, para servir de tema do tradicional concurso de Miss Brasil. “Fui no programa 'Papel Carbono', imitando Eleninha Costa. Canto todos os gêneros, mas gosto de música romântica”, explica a artista que também conta outras passagens de sua carreira.

 

“Na Radio Nacional fui contratada como atriz, contracenando com Dayse Lúcidi e Roberto Faissal. O Floriano Saraiva dos Santos dirigia as novelas. No programa do César de Alencar tive muitas oportunidades. Fazia locução e apresentação nos grandes programas da Rádio Nacional”, lembra Ellen de Lima que completa. “Começaria tudo outra vez, e da mesma forma, não mudaria nada”, afirma.

 

Leda Nagle com Luciene FrancoConsiderada uma das intérpretes favoritas de Ary Barroso, Luciene Franco iniciou a carreira de cantora em 1957. “Nunca estive em programa de calouro. Comecei a estudar canto aos 15 anos porque tinha vontade de cantar música lírica. Quando tinha 17 anos, Luiz Bonfá me levou para a TV Rio em que ele tinha um programa chamado 'Musical Invictos' e para gravadora a 'Copacabana Discos'. Ary Barroso me ouviu cantar e me roubou do Luiz Bonfá. Ele me levou para cantar na Boate Freds no Leme”, conta.

 

Ela ainda fala sobre sua trajetória no rádio e ressalta a importância do jovem músico Márcio Gomes com quem divide a bancada do Sem Censura. “Floriano Faissal me levou para Radio Nacional para substituir Ângela Maria no programa 'Cantando pelos Caminhos' que era dirigido pelo radialista Paulo Roberto quando eu tinha 20 anos. Cantei durante mais de três décadas e parei. Retornei a carreira de cantora por causa do Márcio Gomes que me convidou para uma participação na Net Rio”.

 

No papo com Leda Nagle, Márcio analisa sua relação com a era de ouro do rádio. “Assisti a Ângela Maria cantar e me encantei com as músicas. Fui montando meu repertório de músicas antigas, com bastante poesia e melodia. Fiquei marcado por ser um cantor jovem cantando músicas da velha guarda. Recebi um convite do Ricardo Cravo Albim para ser integrante do grupo das cantoras de rádio. Comecei a ter destaque ali. Lancei até um disco dedicado a Francisco Alves”, explica o artista.

 

“Tudo meu está correlacionado a vida das cantoras dessa época. Procuro sempre homenagear esses professores que marcaram época e, não tem tanta oportunidade na grande mídia. Quando faço um show, sempre procuro levar uma cantora. A história do Brasil vem junto com a música. Eu escutava Luciene cantar e falava essa voz não pode ficar guardada, todos tem que ouvir”, defende Márcio Gomes.

 

Serviço:
Sem Censura – sexta-feira (27), às 17h30, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/05/2016 - 17:34 e atualizado em 25/05/2016 - 18:08

Últimas

O que vem por aí