Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Artes cênicas sem fronteiras com Julia Varley no programa Arte do Artista

Atriz inglesa bate-papo com Aderbal Freire-Filho sobre a cena da

O mundo é o palco da atriz Julia Varley que participa do programa Arte do Artista desta terça-feira, 31 de maio de 2016, à meia-noite, na TV Brasil. Na entrevista com o apresentador Aderbal Freire-Filho, ela conta suas experiências artísticas em culturas de diversas regiões do globo.

 

Julia explica como organiza encontros em que a arte, o teatro e a política são vistos pelo olhar iluminado das mulheres de várias partes do mundo. No decorrer da conversa, além de refletir sobre o fazer artístico na sociedade contemporânea, a convidada também recita um de seus belos poemas.

 

Julia Varley conversa com Aderbal Freire-Filho no programa Arte do Artista da TV Brasil

 

Nascida na Inglaterra, Julia Varley vive na Dinamarca. Foi para lá em 1976 ao integrar a companhia de teatro Odin Teatret, fundada pelo diretor e dramaturgo italiano Eugenio Barba. A atriz esteve no elenco de espetáculos históricos do Odin, como “Kaosmos”, “O Evangelho de Oxyrhincus”, “Talabot” e, mais recentemente, “A vida crônica”. Ao mesmo tempo, construiu, com Eugenio Barba, os solos “O Castelo de Holstebro” e “Ave Maria”.

 

Durante sua visita ao Arte do Artista, Julia Varley explica que durante muito tempo o teatro reservou às mulheres o papel de apenas atuar, seguindo as indicações dos diretores, na sua maioria homens. Para garantir que as atrizes também pudessem ser ouvidas e não apenas guiadas, surgiu em 1986 a rede internacional e intercultural The Magdalena Project.

 

“É um trabalho de descobrimento e também de responsabilidade, de a gente parar de apenas reclamar do patriarcado e também ver o que podemos fazer para mudar a situação”, desabafa a convidada que, além de atriz, é diretora, escritora e professora de teatro.

 

“Há uma outra energia entre o momento que você está explicando e quando você está fazendo. Na verdade tem coisas que não é possível explicar”, defende Julia Varley ao refletir sobre como é peculiar a arte de lecionar artes cênicas.

 

Serviço:
Arte do Artista – terça (31) para quarta-feira (1), à meia-noite, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 31/05/2016 - 15:07 e atualizado em 31/05/2016 - 15:07

Últimas

O que vem por aí