Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estúdio Móvel discute adaptação dos textos de Shakespeare com Guti Fraga e Gustavo Gasparani

Artistas conversam com Liliane Reis sobre as possibilidades da vasta

Guti Fraga e Gustavo Gasparani batem um papo sobre as adaptações da obra do dramaturgo inglês William Shakespeare com a apresentadora Liliane Reis no Estúdio Móvel desta segunda-feira, 13 de junho de 2016, às 20h50, na TV Brasil.

 

Gustavo Gasparani e Liliane Reis conversam sobre a peça "Ricardo III" no Estúdio Móvel

 

Durante a entrevista, os artistas resgatam exemplos de trabalhos com os textos do Bardo e mostram que as possibilidades não se esgotam: 400 anos depois da morte do autor, seu legado continua presente. Para eles, seja no teatro, no cinema ou até em games, há sempre um novo modo para ler, fazer e abordar a produção de Shakespeare. Os convidados explicam que as possibilidades são muitas: pode ser um ator só ou um coro, em verso ou adaptando a poesia para prosa, com sotaque nordestino, carioca ou inglês.

 

Diretor, autor e ator, Gustavo Gasparani criou uma das mais importantes companhias de teatro do país, a Cia dos Atores. Com mais de 40 peças no currículo, o dramaturgo aceitou a tarefa de adaptar "Ricardo III" em parceria com o diretor Sergio Módena. Pela montagem, foi indicado e reconhecido em várias premiações. Ele conversa com Liliane Reis sobre as características da obra de Shakespeare.

 

Morro do Vidigal: Guti Fraga e Liliane Reis“Adoro desafios. Sempre quis fazer o 'Ricardo III'. A ideia era trazer uma visão mais contemporânea”, conta Gustavo Gasparani sobre o seu monólogo. No programa, ele reflete sobre a contemporaneidade da produção textual do Bardo inglês. “Shakespeare retrata a alma humana como nenhum outro autor. O espetáculo fica muito próximo da realdade. Aborda poder e cobiça. É muito atual. Foi um dos primeiros textos dele e é muito criticado. Como drama histórico, tem pitadas das grandes tragédias shakespearianas que vieram posteriormente”, destaca.

 

O Estúdio Móvel também vai até o Vidigal no Rio de Janeiro entrevistar Guti Fraga, ator, diretor e fundador do grupo Nós do Morro. Na conversa com Liliane Reis, o experiente artista defende a importância de fazer Shakespeare do modo mais popular e acessível. “Às vezes é muito difícil adaptar. As peças dele são muito longas e você quer encurtar um pouco. Eu gosto da liberdade. Não quero montar um espetáculo de quatro horas. Ele tinha uma amplitude sem limites. É maravilhoso. Gosto muito, mas eu corto e não vai deixar de contar a história”, explica.

 

Serviço:
Estúdio Móvel – segunda-feira (13), às 20h50, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 13/06/2016 - 08:30 e atualizado em 13/06/2016 - 08:31

Últimas

O que vem por aí