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TV Brasil é líder na exibição de filmes nacionais na TV aberta segundo Ancine

Emissora pública também lidera exibição de conteúdos educativos e de

O monitoramento anual da grade de programação da TV aberta do país, feito pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), mostra que em 2015 a TV Brasil foi a emissora que exibiu o maior número de longas-metragens nacionais, seguida da Rede Globo e da TV Cultura.

 

Ao todo, de acordo com o levantamento, a TV Brasil veiculou 120 títulos nacionais, enquanto a Globo reproduziu 87 e a TV Cultura, 55. O SBT não veiculou nenhum longa brasileiro durante todo o ano passado. Já Band e Record, respectivamente, veicularam um e três filmes dessa natureza. Considerando as reexibições, as três primeiras emissoras também foram as que mais abriram espaço para veiculação de obras nacionais: 190, 107 e 83 veiculações.

 

Amácio Mazzaropi em "Uma Pistola para Djeca"No último ano, a programação da TV Brasil incluiu produções de ficção, como os longas de comédia do saudoso Amácio Mazzaropi, “Betão Ronca Ferro” e “Uma Pistola para Djeca”, além de documentários como “Moscou”, “Nelson Freire” e “Vou Rifar Meu Coração”.

 

O Informe de Acompanhamento do Mercado da TV Aberta, divulgado em 16 de junho, identificou a veiculação de 2.082 longas-metragens na grade de programação de 2015 das emissoras que têm sinal aberto. Desse total, foram 384 exibições de 262 obras brasileiras e 1.698 veiculações de filmes estrangeiros. O número corresponde a 18,4% e 81,6% de participação, respectivamente.

 

O SBT apresentou 177 vezes alguma produção estrangeira da sétima arte. A CNT, a TV Gazeta e a Rede TV! não veicularam longas-metragens de qualquer origem durante o ano passado. Dentre as produções do exterior, a TV Brasil teve 157 veiculações. Já a Globo exibiu 820 sessões, enquanto a TV Cultura, a Band e a Record tiveram 248, 180 e 116 veiculações. A pesquisa não indicou o número absoluto de títulos estrangeiros que entraram no ar em cada canal.

 

Série "Igarapé Mágico" é uma das atrações da grade da TV BrasilO Informe de Acompanhamento do Mercado de TV Aberta fez o monitoramento da programação das redes de televisão Band, CNT, Globo, Record, RedeTV!, SBT, TV Brasil, TV Cultura e TV Gazeta. Os dados compilados referem-se a conteúdos veiculados na cidade de São Paulo, onde está sediada a maior parte das emissoras que comandam a rede no país, durante o ano de 2015.

 

A pesquisa dividiu a programação das emissoras em cinco categorias: Entretenimento, Informação, Educação, Publicidade e Outros. O monitoramento mostra que o conteúdo veiculado na TV aberta, como um todo, é de origem majoritariamente brasileiro, com 83,3% do total da programação. Na análise do último ano, o levantamento registrou crescimento da ocupação da grade com programação nacional na TV Brasil (11%), além de ligeiro crescimento na CNT (2,1%), na Record (1,7%) e na Rede TV! (0,7%).

 

Os dados são do Informe de Acompanhamento do Mercado de TV Aberta, realizado pela Superintendência de Análise de Mercado (SAM) da Agência Nacional do Cinema (Ancine). A pesquisa completa está no site do OCA – Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual.

 

 

 

Educação

 

Em relação à veiculação de conteúdos educativos, a TV Brasil também se destaca na pesquisa. A categoria ocupa 10,8% na grade da emissora pública. Em seguida aparece a TV Cultura, com 9,6%. Os canais de TV aberta, em média, destinaram apenas 2,8% da programação para conteúdo educativo. Por outro lado, o Entretenimento, como tradicionalmente a pesquisa mostra, ocupou o maior tempo da programação, com quase 50% de tudo que foi veiculado nas TVs abertas.

 

Educativa, animação "O Show da Luna" é um dos destaque na programação infantil“No que tange especificamente à Educação, categoria a que menos se atribuiu destinação de tempo na programação, observa-se que esteve totalmente ausente nas grades da Record e do SBT, e foi inferior a 1% a veiculação desse conteúdo na Band, na CNT e na Rede TV!. Apresenta-se no patamar de 1,5% a participação da categoria na TV Gazeta, e como 2,3% na veiculação do conteúdo na Globo”, informa a pesquisa.

 

As categorias Outros (21,4%) - que inclui, especialmente, o conteúdo Religioso - Informação (20,6%), e Publicidade (5,9%) completam os segmentos de conteúdos exibidos da TV aberta.

 

 

 

Séries e minisséries

 

O formato séries e minisséries, de origem brasileira e estrangeira, ocupa 12% do total de horas de programação na TV aberta em 2015. O índice revela crescimento em relação ao ano de 2014 e confirma a tendência de anos anteriores.

 

Igarapé Mágico mostra universo da fauna e flora amazônica

Quanto à produção seriada brasileira, foram veiculados 85 títulos. A TV Brasil (53%) e a TV Cultura (31%) são as emissoras que mais programaram séries e minisséries nacionais. Os tempos das duas emissoras públicas somadas representam 84% da programação do formato seriado, de origem brasileira, no segmento de TV aberta.

 

Na grade da TV Brasil, destaque para produções infantis como Dango Balango, Igarapé Mágico, O Teco Teco, Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas e O Show da Luna. O canal também apresenta produções documentais como Nova África, Conhecendo Museus e Entre o Céu e a Terra.

 

A Globo (10%) está na terceira posição enquanto os demais canais - Band, Record, SBT e TV Gazeta - preenchem os 6% restantes do total de tempo destinado a esse tipo de programação. As emissoras CNT e Rede TV! não programaram séries e minisséries brasileiras em suas grades, no período analisado.

 

 

 

Distribuição da programação da TV Brasil

 

Como na maioria dos canais monitorados, os conteúdos de Entretenimento (60,15%) predominam na programação da TV Brasil. Informação (26,97%) e Educação (10,84%) estão em seguida. As categorias Outros (1,95%) e Publicidade (0,10%) completam a relação. Dentre as emissoras pesquisadas, conforme se deu em anos anteriores, a TV Brasil é aquela que destina maior percentual da programação para atrações de Educação.

 

Cena do longa "Vou Rifar Meu Coração" com Amado Batista

Dentre as produções voltadas para o Entretenimento, os gêneros de maior participação na grade da TV Brasil são Série (28,19%), Filme (8,49%), Musical (8,06%), Esportivo (5,24%) e Infantil (3,69%). Vale mencionar que o estudo separa as atrações infantis que também estão contempladas no gênero Série e em outro segmento classificado como Desenho Animado com 1,14%.

 

Já na categoria Informação, os programas do canal ficaram ordenados da seguinte forma: Debate (9,60%), Documentário (8,41%), Telejornal (6,00%) e Entrevista (2,96%). Em Outros, o monitoramento inclui os gêneros Religioso (1,66%), Especial (0,22%) e Eventos (0,06%). Já a Publicidade está associada ao horário político que corresponde a 0,10%. Para a TV Brasil, a pesquisa não indica conteúdos relacionados aos gêneros Chamada, Comercial, Sorteio e Telecompra que também estão no espectro da Publicidade.

 

 

Com informações da Agência Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/06/2016 - 15:01 e atualizado em 30/06/2016 - 11:24

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