Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil estreia conteúdos do projeto de educação financeira da Sésamo

Série animada, clipes e vídeos vão ao ar na Hora da Criança

A partir desta segunda-feira, 26 de setembro de 2016, a TV Brasil exibe em sua programação infantil os conteúdos educativos inéditos da Sésamo relacionados ao projeto Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias.

 

Transmídia, a ação é composta por 26 episódios da série animada O Desafio do Elmo, oito clipes musicais e quatro vídeos com celebridades, que vão ao ar, de segunda a sexta-feira, na faixa Hora da Criança, além de jogos digitais, tirinhas e atividades para imprimir.

 

TV Brasil apresenta game show "O Desafio do Elmo" que marca estreia da Sésamo no segmento de animação

Financiado pela MetLife Foundation, o projeto global Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias pretende apresentar às crianças em idade pré-escolar noções básicas de planejamento e fortalecimento financeiro, proporcionando uma mudança de comportamento. A intenção é que elas levem os conceitos até suas famílias, podendo colocá-los em prática no dia a dia.

 

Usando linguagens lúdicas e a simpatia dos personagens da Sésamo, tópicos como consumo consciente, economia, reuso e partilha são abordados de forma apropriada à faixa etária. Os temas, no entanto, não se resumem ao planejamento de finanças, alcançando, por exemplo, a economia de recursos naturais e o empoderamento feminino.

 

A ideia é que o projeto auxilie os pequenos e suas famílias a identificarem sonhos, definirem metas, fazerem planos e entenderem que as escolhas cotidianas podem ajudá-los a alcançar seus objetivos, independente de quais forem eles.

 

Destaque para o game show O Desafio do Elmo, animação que estreia simultaneamente na TV Brasil e na TV Cultura, a partir de 26 de setembro, de segunda a sexta-feira, durante os intervalos das programações infantis das emissoras públicas.

 

 

Game show ‘O Desafio do Elmo’ diverte em formato de série animada

 

O Desafio do Elmo marca a estreia da Sésamo na área de animação. O game show traz o conteúdo da nova fase do projeto de educação financeira e revela os personagens em um divertido jogo de perguntas e respostas. O passatempo é veiculado diariamente, de segunda a sexta-feira, pela TV Brasil, uma vez por dia, na Hora da Criança.

 

Formado por 26 episódios inéditos de animação, a série O Desafio do Elmo traz os queridos personagens da Sésamo aprendendo com situações cotidianas. Quando precisam resolver questões como “quais alimentos saudáveis precisam para um piquenique”, “quais coisas podem doar para a biblioteca” ou “o que podem fazer para economizar eletricidade”, Elmo e seus amigos se veem em um divertido game show.

 

Apresentado pelo fofo e querido monstrinho azul-escuro Grover, e estrelado por Elmo e seus amigos, o jogo de perguntas envolve os pequenos telespectadores e sugere sempre três opções viáveis para cada situação apresentada, ao mesmo tempo em que explica porque uma das alternativas não é apropriada para aquele momento.

 

Desta maneira, conceitos de educação financeira como doar, economizar, planejar, reutilizar e compartilhar são transmitidos às crianças de maneira leve e próxima do seu dia a dia. Os vídeos também mostram a diferença entre necessidades e desejos, discrepância de preços e cuidados que todos precisam ter, não só com suas finanças, mas também com o planeta e com sua própria saúde.

 

 

Vídeos reúnem Luana Piovani, Banda Sinara e Danielle Noce

 

A turma da Sésamo ganha reforço de celebridades no projeto de educação financeira Sonhar, Planejar, Alcançar. Os vídeos inéditos da campanha têm participações da atriz Luana Piovani, da Banda Sinara e da youtuber Danielle Noce. As produções, com duração de um minuto, entram na programação da TV Brasil uma vez por semana, às quartas.

 

Banda Sinara em vídeo que estimula a conscientização de maneira lúdicaEm “Poupar e transformar!”, Bel resolve vender margaridas para juntar dinheiro e, assim, realizar seu sonho. Animada com a ideia, a atriz Luana Piovani resolve ajudar a amiguinha, comprando todas as mudas que Bel está vendendo. No fim, descobre que o sonho de Bel é justamente deixar a Vila Sésamo ainda mais bonita, plantando mais flores por lá. Juntas, elas aprendem que, juntando dinheiro de pouquinho em pouquinho, é possível realizar um sonho.

 

Já no vídeo “É show!”, Elmo conhece os integrantes da Banda Sinara, formada por filho e netos de Gilberto Gil. Como sempre quis cantar com os músicos, o monstrinho sugere uma parceria musical, mas entende que, para que todo grande sonho se realize, é necessário dar pequenos passos. Antes de tudo, eles precisam aquecer a voz. Depois, é hora de ensaiar. Até que, finalmente, eles conseguem se apresentar juntos, como sonhavam.

 

Na produção “Eu quero, mas espero”, a youtuber Danielle Noce está preparando biscoitos de banana quando Come-Come chega, ansioso para comer a fruta e o doce na mesma hora. Dani explica que, se ele atacar as bananas, não terão os ingredientes que precisam para a receita e, consequentemente, não poderão comer cookies. Para saborear os biscoitos, mesmo com muita vontade, Come-Come consegue resistir e esperar até a sobremesa ficar pronta.

 

O último vídeo, “Vamos doar”, envolve a turminha da Sésamo em um estímulo à doação de brinquedos. Os personagens da série destacam a importância dessa atitude altruísta.

 

 


Clipes musicais estimulam conscientização de maneira lúdica

 

Série animada, clipes e vídeos vão ao ar na Hora da CriançaOs clipes da campanha Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias são protagonizados pelos personagens da Sésamo. Em formato de musicais com tramas curtas, as produções pretendem construir junto às crianças noções básicas de planejamento e fortalecimento econômico. Eles são veiculados às segundas e sextas na telinha da TV Brasil.

 

Nas histórias, a turma da Vila Sésamo aprende que, quando planejam algo e trabalham em equipe, não apenas o resultado é melhor, como a diversão também é multiplicada. Para as crianças, a mensagem que chega de forma lúdica com alguns dos personagens mais queridos da TV é de que colaboração e empenho são importantes para se alcançar um objetivo.

 

 

Exibição na TV Brasil

 

Os conteúdos, com formato de interprogramas e duração de 1 a 3 minutos, vão ao ar durante a sessão Hora da Criança, de segunda à sexta-feira, nas faixas infantis de 8h15 às 12h30 e 13h40 às 16h00.

 

O planejamento é exibir produções inéditas da Sésamo no decorrer de um mês na grade da emissora. A sequência contempla um episódio inédito do game show O Desafio do Elmo por dia enquanto os novos clipes às segundas e sextas ao passo que os vídeos com celebridades às quartas.

 

Com isso, as atrações educativas de interprogramas entram gradativamente na programação da TV Brasil durante os meses de setembro e outubro nos intervalos da programação infantil. A TV Cultura também é parceira no projeto e exibe os mesmos conteúdos.

 

 

Sobre a Sésamo

 

Sésamo é o guarda chuva que agora engloba uma série de conteúdos produzidos pela Sesame Workshop, em diferentes formatos e para diferentes plataformas, refletindo o momento de globalização e atualização da marca que há 46 anos atua no setor de entretenimento e educação infantis.

 

A série em animação, produzida no Brasil, está alinhada com o novo momento da marca, que agora passa a se chamar Sésamo, uma maneira simples de comunicar ao mundo que a Vila Sésamo do passado se atualizou, assim como as crianças e a forma como eles aprendem. Os amados personagens também se adaptaram a este novo mundo, em que as pessoas consomem conteúdos em diferentes meios e em telas pessoais (smartphones e tablet).

 

Reafirmando sua relevância na indústria de entretenimento infantil, assim como seu compromisso com a educação e o crescimento saudável das crianças, Sésamo é uma marca com uma estratégia 360º, adaptada ao novo cenário dos meios de comunicação.

 

 

Sobre o Projeto Sonhar, Planejar, Alcançar

 

A iniciativa Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias é um programa voltado para as crianças e suas famílias, e se destina a ajudar aqueles que se preocupam em adquirir competências e comportamentos financeiros e saudáveis.

 

O programa é produzido pela Sesame Workshop, organização sem fins lucrativos por trás de Sésamo, cuja missão é ajudar as crianças a crescer de forma mais inteligente, mais forte e mais amável, e é financiado pela MetLife Foundation.

 

Com exceção do conteúdo exclusivo para escolas, todo o material do projeto está reunido no site http://fortalecimentofinanceiro.vilasesamo.org/.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/09/2016 - 08:13 e atualizado em 28/09/2016 - 13:59

Últimas

O que vem por aí