Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caminhos da Reportagem exibe matéria premiada que discute o racismo na educação nesta quinta (17/11)

Programa aborda situações de preconceito nas instituições de ensino

Lucas Neiva quando se viu obrigado pela direção da escola a cortar o cabelo: "fiquei com vontade de chorar".Reconhecida com a Menção Honrosa na 38ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos na categoria "Documentário", a matéria "Racismo na escola" é o destaque do Caminhos da Reportagem desta quinta-feira, 17 de novembro de 2016, às 20h30, na TV Brasil. A pauta entra no âmbito dos especiais em homenagem à Semana da Consciência Negra que o canal exibe até domingo, 20 de novembro.

 

O programa apresenta demonstrações de racismo que ocorrem entre os muros das instituições de ensino. Nas salas da educação infantil à universidade, a equipe de reportagem da emissora revela que a cor da pele ainda é alvo de agressão e desrespeito. O cabelo é só um acessório que leva alunos e professores a sofrer preconceito.

 

O Caminhos da Reportagem mostra situações em que o racismo é nítido. Aos 8 anos, o estudante Lucas Neiva foi chamado pela direção da escola. A diretora queria saber se o garoto gostava do cabelo que ele orgulhosamente apresentava: tipo black power. "Eu fiquei com vontade de chorar", diz o menino quando foi orientado a cortar o cabelo.

 

Juarez de Paula Xavier, professor universitário que foi chamado de "macaco" em pichação na UnespA jornalista Neomísia Silvestre adora seus cabelos crespos e cor-de-rosa, mas ainda ouve críticas no meio da rua. Já a produtora de moda Thaiane Almeida exibe um coque de tranças, descolorido, cheio de estilo. Também não passa despercebida quando circula na cidade.

 

"Admiram nossa coragem de andar com cabelos como os nossos. Sempre a coragem, coragem...", reflete Neomísia sobe o discurso repleto de ironia. Outro entrevistado pela equipe do programa é o professor universitário Juarez de Paula Xavier que foi chamado de "macaco" em pichação na Unesp, em Bauru (SP).

 

A atração da TV Brasil também esclarece que a história dos africanos não é só a escravidão. A lei 10.639 obriga o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas instituições de ensino do país. Mesmo assim, a grande maioria dos livros e escolas prioriza a história dos europeus e americanos, deixando à população africana o já conhecido lugar da invisibilidade.

 

Serviço
Caminhos da Reportagem – quinta-feira (17), às 20h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/11/2016 - 09:40 e atualizado em 17/11/2016 - 09:44

Últimas

O que vem por aí