Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brincando no Baobá homenageia o Dia da Consciência Negra neste domingo (20/11)

Especial infantil destaca as raízes da cultura africana numa linguagem

Para refletir sobre o Dia da Consciência Negra de maneira lúdica, a TV Brasil apresenta neste domingo, 20 de novembro de 2016, às 13h, o especial Brincando no Baobá. A atração voltada para a garotada explica a origem das raízes africanas nas manifestações culturais brasileiras de forma alegre e divertida.

 

Brincando no Baobá mescla músicas e histórias para contar origem africana de manifestações culturais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com duração de uma hora, o infantil é conduzido pela atriz e contadora de histórias Suzana Nascimento acompanhada do ator Cosme dos Santos. Ele vai representar o personagem de um griô, figura importante em várias tradições africanas, responsável pela transmissão oral dos saberes e fazeres ancestrais de uma comunidade.

 

No estúdio, além dos atores, o especial recebe o Jongo da Serrinha que comanda as atrações musicais no programa. O grupo cultural promove ações integradas entre arte, memória, cultura e desenvolvimento social.

 

Brincando no Baobá é intercalado com vídeos documentais produzidos pela TV Brasil e por emissoras parceiras da Rede Pública de Televisão (RPTV) no estados de Alagoas, Bahia, Rio Grande do Sul, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

 

As produções destacam as raízes da cultura africana nas manifestações típicas de diferentes estados do país. Nos vídeos, crianças, jovens e adultos revelam os reflexos dessa ancestralidade em diferentes expressões artísticas e culturais: música, dança, vestuário, religiosidade, língua, festejos e culinária.

 

Com muitas brincadeiras e um vasto repertório musical, as crianças podem aprender e se divertir no especial da TV Brasil que agrega conteúdos sobre a importância da herança africana na construção da identidade brasileira.

 

O programa leva o nome de uma árvore nativa do continente africano. O baobá chega a alcançar de 5 a 25 metros de altura e é considerada a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal.

 

 

 

Serviço:
Brincando no Baobá - domingo (20/11), às 13h (horário de Brasília), na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 18/11/2016 - 10:25 e atualizado em 18/11/2016 - 10:30

Últimas

O que vem por aí