Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Documentário homenageia o samba nesta sexta (2/11)

"Sambas na Voz de Quem Faz" conta as histórias do ritmo que é marca

Em comemoração ao Dia Nacional do Samba, a TV Brasil apresenta o documentário inédito "Sambas na Voz de Quem Faz", produzido pela equipe da própria emissora, nesta sexta, 2 de novembro de 2-12), às 21h30. De perseguido nos morros a celebrado em todo o país, o ritmo de tradição brasileira tem muita história pra contar.

 

Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira do grupo “Os Prettos” participam do especial "Sambas na Voz de Quem Faz"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leci Brandão gravou depoimento sobre o sambaA produção especial de 26 minutos aborda a origem do samba, os sambistas do passado, os compositores negros e as mulheres que fizeram história, além de mostrar com quantos sambas se constrói um país. "A gente sabe de uma época em que sambistas eram presos pela polícia. Eram considerados malandros", rememora a cantora e compositora Leci Brandão.

 

Do regional ao urbano, do Norte ao Sul do Brasil, o ritmo vai do improviso do samba de terreiro aos versos do samba de raiz, do samba de roda do Recôncavo Baiano ao samba de bumbo do interior paulista, do samba enredo das escolas de samba ao pagode carioca.

 

Osvaldinho da Cuíca crítica falta de espaço para o gêneroMas mesmo sendo um ritmo tão disseminado, para Osvaldinho da Cuíca, "a mídia brasileira, inclusive a televisão, não dá espaço para o samba. Você não ouve tocar samba em rádio. Na FM, então... Quando tem é um sambinha com violão ou bossa nova. Acabou. Não toca mais nada", lamenta o músico durante entrevista.

 

Além de Leci Brandão e Osvaldinho da Cuíca, o especial da TV Brasil conta ainda com as vozes dos jovens cantores e compositores Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira do grupo "Os Prettos" e da musicista Bruna Prado.

 

O documentário "Sambas na Voz de Quem Faz" inclui imagens de arquivo de uma gravação de Geraldo Filme para o programa Ensaio, da TV Cultura, e cenas da comédia musical "Depois eu Conto" (1956).

 

Além das entrevistas, o filme traz um repertório com clássicos do gênero como "Diz que fui por aí", de Zé Keti; "Não deixe o samba morrer", de Edson Conceição e Aloísio Silva; e "Aquarela Brasileira", de Silas de Oliveira.

 

 

 

Origem da data

 

Há quem defenda que a escolha do dia 2 de dezembro para comemorar o Dia Nacional do Samba se deu em razão da primeira visita que o compositor mineiro Ary Barroso fez a Salvador e foi homenageado pelo vereador Luis Monteiro da Costa com a criação da data. Isso porque Ary Barroso escreveu "Na Baixa do Sapateiro", em 1938, para reverenciar a capital baiana.

 

Outra versão diz que nesta data, em 1916, os compositores Ernesto Joaquim Maria dos Santos, conhecido como Donga, e Mauro de Almeida registraram a música "Pelo Telefone", na Biblioteca Nacional. Depois, gravaram o primeiro disco de samba da história.

 

 

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Renato Fanti
Produção: Priscila Cestari, Patrícia Lima e Vitor Chambon
Edição e Finalização: Mariana Velozo
Duração: 26 min.
Classificação indicativa: Livre

 

 

Serviço
"Samba na voz de quem faz"
Estreia dia 2 de dezembro (sexta-feira), às 21h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/12/2016 - 13:45 e atualizado em 01/12/2016 - 14:18

Últimas

O que vem por aí