Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil: há 9 anos promovendo a diversidade cultural e jornalística

Em 2016, a TV pública ganhou novos programas e importantes prêmios

A TV Brasil completa 9 anos nesta sexta-feira (2) com novidades que estão diversificando ainda mais a programação, dinamizando o noticiário e oferecendo mais serviços para os cidadãos. Com uma equipe própria talentosa, experiente e qualificada, a jovem emissora pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) já coleciona prêmios importantes de reportagem e documentários. A um ano de completar uma década, a TV se prepara para novos desafios.

 

"É inegável que a televisão que se faz no Brasil é muito boa, por isso a TV Brasil tem a responsabilidade de produzir conteúdo que complemente o que não tem espaço nas emissoras comerciais”, afirma Caique Novis, superintendente da TV Brasil. “Nós queremos fazer uma televisão que atraia e que, cada vez mais, faça parte do dia a dia dos brasileiros, seja na tela convencional ou nas outras plataformas que revolucionam e transformam o jeito de fazer e de se ver televisão", destaca.

 

Ao longo de nove anos, a TV Brasil amplia a oferta de conteúdos, promovendo a diversidade da produção cultural das cinco regiões brasileiras e oferecendo uma programação de qualidade, de natureza informativa, cultural, artística e voltada para o cidadão.

 

“Estamos sempre buscando criar um canal mais moderno, mantendo o princípio básico da televisão pública”, ressalta Mayrluce Villela, gerente executiva da TV Brasil. “Esse é o caminho que queremos continuar seguindo nos próximos anos, com uma programação mais ágil, novos formatos, mantendo os atuais e incluindo novos projetos. A nossa intenção é oferecer mais informação e serviço e menos opinião. Acredito que, por isso, nossos programas têm ganhado merecidos reconhecimentos”, disse.

 

 

 

Novidades

 

Repaginando o jornalismo, a TV Brasil estreou telejornal comandado pela jornalista Roseann Kennedy. Nos Corredores do Poder foi lançado em novembro, com um formato inovador para informar os principais temas políticos e econômicos do País. Longe dos estúdios e sem cenário fixo, a jornalista entra no ar, ao vivo, a partir de locais onde as principais notícias estão acontecendo naquele dia. Ela apresenta os destaques do momento e os bastidores do mundo da política e da economia.

 

Roseann Kennedy apresenta o telejornal "Nos Corredores do Poder"O programa, transmitido de segunda a sexta, de 18h30 às 19h, recebe participações especiais de jornalistas da Agência Brasil e do radiojornalismo. “Estamos apresentando a notícia de forma diferenciada”, conta Roseann, que também dá oportunidade para que os telespectadores participem com tuítes e mensagens ao programa.

 

Outra novidade na programação da TV Brasil é o Estação Plural, programa criado para discutir pautas sobre comportamento e temas da atualidade. A atração conta com três participantes fixos, todos ligados ao universo de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais: a cantora e compositora Ellen Oléria, o jornalista Fernando Oliveira (Fefito) e a integrante da banda Uó, Mel Gonçalves.

 

No ar todas as sextas-feiras, às 23h, a atração recebe convidados para conversas com o objetivo de construir um debate rico e plural, a partir de óticas singulares.

 

 

 

Reportagens e documentários premiados

 

O programa Caminhos da Reportagem é o recordista de premiação. A produção coleciona importantes prêmios voltados para o jornalismo. Em 2016, a reportagem Mulheres do Zika foi reconhecida pela 38ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria Documentário.

 

Com a matéria Loucura e Liberdade – Saúde Mental em Barbacena, o programa ganhou o CNBB de Comunicação. E, no 9º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, a produção Desta água não beberei foi a vencedora na categoria Sustentabilidade. No Prêmio Petrobras de Jornalismo, As canções que você fez pra mim levou a categoria Nacional / Cultura: Reportagem de Televisão.

 

Por todas as suas produções, o Caminhos foi escolhido o melhor programa jornalístico, durante o prêmio TAL 2016.

 

 

 

Para crianças

 

A TV Brasil é a única emissora aberta com sete horas de programação infantil. Investe em uma grade que visa garantir entretenimento de qualidade para a população, sem inserções publicitárias. Essa iniciativa também já rendeu bons reconhecimentos. É o caso do desenho SOS Fada Manu, com pré-estreia marcada para esta sexta. A coprodução da EBC, Gloob e Boutique Filmes foi indicada ao Emmy Kids Internacional 2016, juntamente com o desenho O Show da Luna, já exibido pelo canal.

 

Cena da animação infantil nacional SOS Fada Manu, indicada ao Emmy Kids Internacional 2016“Esses dois produtos cumprem a nossa missão de fortalecer e incentivar a produção independente. Essas indicações são gratificantes, pois mostram que o compromisso da EBC em oferecer conteúdos relevantes para o público infantil está sendo cumprido com louvor”, pontua a diretora de Produção e Conteúdo, Cida Fontes.

 

O Show da Luna e o Detetives do Prédio Azul, outro programa exibido pela TV Brasil, são finalistas, também, na edição 2016 do Troféu APCA na categoria televisão, subcategoria infantil. A premiação é promovida pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

 

Os vencedores, tanto do Emmy como do APCA, serão conhecidos no primeiro semestre de 2017.

 

Outra novidade na programação da TV Brasil é o Estação Plural, programa criado para discutir pautas sobre comportamento e temas da atualidade. A atração conta com três participantes fixos, todos ligados ao universo de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais: a cantora e compositora Ellen Oléria, o jornalista Fernando Oliveira (Fefito) e a integrante da banda Uó, Mel Gonçalves.

 

No ar todas as sextas-feiras, às 23h, a atração recebe convidados para conversas com o objetivo de construir um debate rico e plural, a partir de óticas singulares.

 

 

Filmes Nacionais

 

Filmes também fazem parte do dia a dia da TV. Apenas em 2015, foram veiculados 120 títulos nacionais. O resultado, monitorado e divulgado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), reconheceu a emissora como a que exibiu o maior número de longas-metragens nacionais, seguida da Rede Globo e da TV Cultura.

 

Em relação à veiculação de conteúdos educativos, o canal da EBC também se destaca na pesquisa. De acordo com a Ancine, a categoria ocupa 10,8% na grade de programação.

 

 

Comemoração dupla

 

E como nesta sexta também é o Dia Nacional do Samba, a TV Brasil vai realizar dupla comemoração e exibir o documentário especial Sambas na voz de quem faz. Às 21h30 o canal vai contar sobre a origem do samba e apresentar sambistas antigos, compositores negros e mulheres que fazem a história desse ritmo.

 

A cantora e compositora Leci Brandão, o músico Osvaldinho da Cuíca e os cantores e compositores Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira emprestam suas vozes para essa rica narrativa.

 

 

 

Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira do grupo “Os Prettos” participam do especial "Sambas na Voz de Quem Faz"

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/12/2016 - 18:15 e atualizado em 02/12/2016 - 18:18

Últimas

O que vem por aí