Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil prepara atrações diversificadas para a grade especial do final de ano

Shows, conteúdos infantis e reportagens estão entre os destaques da

A TV Brasil apresenta uma série de especiais entre 19 de dezembro e 2 de janeiro. As novidades envolvem espetáculos artísticos, atrações musicais, matérias jornalísticas e produções infantis.

 

Elmo e o rapper Emicida na série SésamoA semana de Natal começa no dia 19 com a pré-estreia da nova temporada de Sésamo, série produzida em parceria com a TV Cultura, que vai ao ar às 21h30, de segunda a sábado, com maratona a partir das 14h, no dia 25. A programação infantil conta ainda com a série internacional Ana e os Robôs que também estreia nesta segunda (19).

 

Já na quarta (21), a emissora presta tributo ao biólogo e documentarista Roberto Werneck às 22h. Com depoimentos do próprio Roberto e de sua esposa, Paula Saldanha, a produção faz um balanço das questões socioambientais do país, dos anos 1970 até hoje. O documentário "Homenagem a Roberto Werneck" traça um panorama sobre a vida e o legado deixado pelo biólogo que faleceu no dia 30 de julho.

 

Ao combinar projeções digitais em 3D e coreografias ousadas, o espetáculo Pixel chega para emocionar o telespectador na sexta (23), às 22h. A música é o mote da nova atração de shows do canal; o Todas as Bossas, programa semanal que valoriza a diversidade de cantos, ritmos e sotaques do país. O Conjunto Época de Ouro é o convidado da estreia, no sábado (24), às 22h30.

 

Ainda na noite de Natal, às 23h30, o programa Partituras traz uma edição especial liderada por crianças, com as apresentações da Orquestra de Cordas da Grota e do conjunto de violinos Os Pequenos Mozart.

 

Já no domingo (25), o grupo Quinteto Violado celebra os 45 anos de fundação com um show gravado no Clube do Choro de Brasília. Com uma hora de duração, o especial vai ao ar às 22h na TV Brasil.

 

Na última edição de 2016, na segunda (26), às 21h30, o Arte do Artista faz uma retrospectiva da quarta temporada ao destacar a presença feminina no bate-papo com Aderbal Freire-Filho. O apresentador recorda as participações de atrizes, escritoras, atletas e outras convidadas da atração.

 

O telejornal Repórter Brasil Noite apresenta séries de reportagens temáticas a partir de segunda (19), às 19h45. Os programas esportivos Stadium e No Mundo da Bola também apresentam retrospectivas, previsões para 2017 e bate-papos inéditos em seus horários habituais.

 

No último dia do ano, o programa Todas as Bossas levanta poeira e faz os telespectadores tirarem o pé do chão com a energia contagiante de Ivete Sangalo, às 22h30. Em seguida, às 23h30, o bamba Diogo Nogueira comanda uma edição comemorativa do Samba na Gamboa que vai animar o Ano Novo na TV Brasil.

 

Todas as Bossas estreia com o Conjunto Época de Ouro na Noite de Natal (24/12), às 22h30

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Homenagem ao biólogo e documentarista Roberto Werneck

 

A TV Brasil presta tributo a Roberto Werneck às 22h de quarta (21) com o documentárioHomenagem a Roberto Werneck. A produção traça um panorama sobre a vida e o legado deixado pelo biólogo e documentarista, que faleceu no dia 30 de julho.

 

Roberto Werneck e Paula Saldanha no Xingu em imagem de arquivo

Com depoimentos do próprio Roberto Werneck e de sua esposa, Paula Saldanha, o especial de fim de ano faz um balanço sobre as questões socioambientais do país, dos anos 1970 até hoje.

 

A produção é baseada em duas obras anteriores: "Paixão de Documentar" e "Registros de uma Paixão", dirigidos pelo filho do casal, o documentarista Pedro Werneck.

 

A homenagem conta com o texto da escritora e roteirista Adriana Lunardi e com narração do ator Paulo Betti. Com sensibilidade, Paula Saldanha mostra a paixão de seu companheiro, Roberto Werneck, em documentar o Brasil. Seu trabalho persistente, sistemático e apaixonado gerou um vasto acervo de filmes, vídeos e fotos das diversas regiões do país, de seu povo e sua cultura.

 

 

 

Espetáculo Pixel

 

O balé Pixel é a atração da TV Brasil na véspera da noite de Natal, sexta (23), às 22h, em um espetáculo que une coreografias ousadas com projeções digitais em 3D. A apresentação mistura a linguagem do hip-hop com elementos de circo, artes marciais, artes plásticas e dança contemporânea.

 

Apresentação do espetáculo "Pixel". Crédito: Laurent PhilippeDurante pouco mais de uma hora, os 11 bailarinos da companhia contracenam com as projeções em 3D, criando efeitos impressionantes no palco, e dando ao público a sensação de não saber distinguir a realidade do mundo virtual. No espetáculo, as imagens digitais ganham corpo e volume, num cenário virtual em que chove, neva e o palco fica ondulado.

 

Pixel (sigla para a menor unidade de uma imagem digital) é um enorme sucesso desde sua estreia, em 2014. Este ano, a montagem veio ao Brasil e fez turnê por seis cidades brasileiras. A exibição que vai ao ar na TV Brasil foi gravada durante a passagem da companhia pelo Rio de Janeiro, no Theatro Municipal.

 

O espetáculo também será exibido no dia 1º de janeiro, domingo, às 19h30.

 

 

 

Emissora entra no ritmo de Todas as Bossas

 

Na noite de Natal, no dia 24, às 22h30, a TV Brasil estreia o programa musical Todas as Bossas, atração semanal de shows que mostram a diversidade de cantos, ritmos e sotaques do país.

 

Conjunto Época de Ouro se apresenta na estreia do programa "Todas as Bossas"A ideia da produção é percorrer a variedade dos gêneros que formam o repertório nacional: da MPB ao axé, do samba ao rock, do romântico ao experimental. São gravações próprias em estúdio ou Unidade Móvel e produções de emissoras parceiras da Rede Pública de Televisão (RPTV).

 

A primeira edição recebe um dos mais tradicionais grupos de choro do Brasil, o Conjunto Época de Ouro. Nesse especial, os artistas interpretam clássicos da música instrumental de ícones como Pixinguinha, Garoto, Ernesto Nazareth e Jacob do Bandolim, fundador do grupo.

 

No espetáculo – gravado no estúdio da emissora, no Rio de Janeiro –, o sexteto conta com a participação do percussionista Celsinho Silva. A apresentação tem foco na criatividade e na improvisação de grandes temas do choro e da MPB.

 

Ivete Sangalo anima o Ano Novo da TV Brasil. Crédito: Sergio IsenseeNa noite de Ano Novo, no sábado (31), a emissora agita o Réveillon com o alto-astral de Ivete Sangalo. A TVE Bahia acompanhou a gravação do show "Ivete Canta o Amor", que a artista baiana fez em novembro no Teatro Castro Alves, em Salvador.

 

Já no dia 7 de janeiro, a TV Brasil apresenta as composições vencedoras do Festival de Música da Rádio Nacional FM de Brasília cuja final aconteceu em dezembro. Ao todo, 181 músicas foram inscritas na oitava edição do evento. O ano de 2016 marcou também a celebração dos 40 anos da Rádio Nacional FM de Brasília.

 

 

 

Convidados especiais no Partituras

 

O protagonismo juvenil nas apresentações da Orquestra de Cordas da Grota e do conjunto de violinos Os Pequenos Mozart promete embalar o programa Partituras na noite de Natal, no sábado (24), às 23h30.

 

Conjunto de violinos Os Pequenos MozartFundada em 1995, a Orquestra de Cordas da Grota tem uma trajetória que conquistou o respeito da crítica especializada e do público. Hoje, o grupo – que conta com uma agenda regular de apresentações, inclusive internacionais –, gravou disco e amplia sua atuação com o investimento na profissionalização de seus músicos.

 

O conjunto de violinos Os Pequenos Mozart é formado por crianças de 3 a 13 anos que se vestem com roupas da época do grande compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Eles tocam desde clássicos natalinos à música popular brasileira. A trupe realizou concertos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala Cecilia Meireles, em diversas cidades brasileiras e no exterior.

 

Já no dia 1º de janeiro, domingo, ao meio-dia, o Partituras abre a temporada 2017 com a harpista Cristina Braga. A artista utiliza o instrumento em ritmos como o samba, o jazz, o rock e a bossa-nova. Na conversa com a apresentadora Sofia Ceccato, ela ressalta a proximidade da música clássica com outros estilos e revela seu talento como cantora e compositora. A harpista ainda executa músicas de sua autoria e composições do novo disco.

 

 

 

Retrospectiva no Arte do Artista

 

Berta Loran conversa com Aderbal Freire-Filho no Arte do ArtistaNa última edição de 2016, o diretor teatral Aderbal Freire-Filho segue a tradição do Arte do Artista e faz um programa de retrospectiva da atual temporada. O telespectador terá a oportunidade de recordar a presença feminina no bate-papo de segunda (26), às 21h30.

 

Aderbal destaca as mulheres que visitaram o estúdio da atração desde que começou a quarta temporada de Arte do Artista, como as atrizes Nathalia Timberg, Berta Loran, Silvia Buarque e Clarice Falcão, as escritoras Thalita Rebouças e Conceição Evaristo, as atletas do nado sincronizado Lara Teixeira e Pamela Nogueira, a artista visual Anitta Boa Vida, a cantora Zélia Duncan, a jornalista Flávia Oliveira, a bailarina Ana Botafogo,  a performer Eleonora Fabião, a produtora Tuca Moraes, e a juíza Andréa Pachá.

 

 

 

Quinteto Violado - Especial 45 anos

 

Para festejar as quase cinco décadas de fundação, o conjunto Quinteto Violado gravou um show no Clube do Choro de Brasília que vai ao ar no domingo (25), às 22h, na TV Brasil. A apresentação reúne momentos marcantes da trajetória da banda. O repertório homenageia os grandes mestres da música regional brasileira como Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Zé Dantas, Geraldo Vandré e Dominguinhos.

 

 

 

Samba na Gamboa no Ano Novo

 

Na noite da virada, sábado (31), a partir de 23h30, o bamba Diogo Nogueira assume o comando da programação da TV Brasil com uma edição especial do Samba na Gamboa com duas horas de duração.

 

Maria Rita canta com Diogo Nogueira no especial de Ano Novo do Samba na GamboaO programa musical faz uma retrospectiva com as melhores apresentações da temporada. Foram muitas rodas de samba, papos e cantorias inesquecíveis.

 

A atração resgata o encontro com grandes nomes da música popular, e, acima de tudo, amigos e parceiros desse universo da arte.

 

Participam dessa festa personalidades como Baby do Brasil, Fafá de Belém, Fernanda Abreu, Maria Rita, Elza Soares, Gabriel o Pensador, Mr. Catra, Rogê, Luiz Caldas, Geraldo Azevedo e Quarteto em Cy.

 

 

 

Séries especiais no telejornalismo

 

No jornalismo, os destaques são as reportagens especiais do telejornal Repórter Brasil Noite, de segunda a sexta-feira, às 19h45. Entre os dias 19 a 23, a emissora exibe o especial "Histórias para Contar", com matérias sobre baianos que “fazem acontecer”.

 

Arte da série "Histórias para Contar" do Repórter Brasil NoiteDiretor de Salvador, a repórter Carina Dourado entrevista gente como Dona Dalva do Samba de Roda, que luta pela preservação das tradições da cidade, e o pedreiro Luís Augusto, que começou a dar aulas de capoeira para crianças carentes de seu bairro, por conta própria.

 

Entre os dias 21 e 23, o telejornal apresenta três reportagens especiais sobre o envelhecimento e a vida na terceira idade. Já a partir da próxima segunda (26), traz quatro matérias sobre os 25 anos do fim da União Soviética.

 

No Cazaquistão, a correspondente Manuela Castro contextualiza o final da Guerra Fria e aborda questões geográficas e estratégicas da nação, que foi a última República Soviética a decretar independência. Política, econômica e futuro do país também são temas abordados nas matérias.

 

Na segunda, dia 2 de janeiro, o Repórter Brasil Noite estreia uma série de cinco reportagens sobre como fazer de 2017 um ano melhor em diversos aspectos: desenvolvimento pessoal, economia doméstica, saúde, papel do cidadão na política e conexões sociais.

 

 

 

Retrospectiva no esporte

 

As atrações esportivas do canal também apresentam uma retrospectiva do ano Olímpico no Brasil, a partir desta segunda (19).

 

Brasil conquistou o ouro no salto em distância com Ricardo Costa na classe T11. Crédito: Washington Alves/MPIX/CPBO programa Stadium, no ar de segunda a sexta às 19h e aos sábados às 13h, recorda a participação dos atletas brasileiros nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, evento que a emissora transmitiu em setembro. As matérias ressaltam as provas em que o Brasil conquistou 72 medalhas na competição.

 

O Stadium ainda traça um panorama sobre o Campeonato Brasileiro de Futebol nas Séries B e C, competições que ganharam as telas da TV Brasil em 2016. O programa também traz reportagens especiais sobre as modalidades que estrearão nos Jogos de Tóquio em 2020, como caratê, skate, surf e beisebol. Paulo Garritano apresenta a atração nas férias de Daniela Christoffer.

 

Comentaristas da edição de Natal do programa No Mundo da BolaJá o programa No Mundo da Bola, apresentado por Sergio du Bocage, tem edições especiais. No dia de Natal, domingo (25), às 21h, recebe o diretor-executivo do Flamengo, Rodrigo Caetano. No Rio de Janeiro, participam da mesa redonda os jornalistas Márcio Guedes e Ricardo Mazella, enquanto de São Paulo entra o convidado Helio Alcântara.

 

A discussão principal é sobre a gestão nos clubes de futebol. Os comentaristas ainda avaliam a temporada de 2016 do futebol brasileiro nas Séries A, B, C e D do campeonato nacional.

 

O debate esportivo também vai ao ar no dia 1º de janeiro, domingo, com bate-papo inédito e análise sobre as expectativas para 2017. O No Mundo da Bola apresenta uma retrospectiva com reportagens especiais e melhores momentos da Taça Libertadores da América, Copa do Brasil, Brasileirão Feminino e Primeira Liga. No Rio de Janeiro, Sergio du Bocage comanda o programa ao lado de Márcio Guedes, Paulo Garritano e Jorge Ramos, enquanto William Douglas participa de São Paulo.

 

 

Pré-estreia da nova temporada de Sésamo

 

Na semana do Natal, de 19 a 24 de dezembro, a TV Brasil e a TV Cultura exibem seis episódios inéditos da série Sésamo. A nova temporada completa da produção está prevista para o primeiro semestre de 2017.

 

Personagem Come Come da série SésamoA série foi gravada nos estúdios da TV Cultura e conta com participação de celebridades como Palmirinha, Chico César, Gaby Amarantos, Gregório Duvivier, Fernando Fernandes, Emicida, Céu, Negra Li, Jair de Oliveira, Tânia Khalil, Bela Gil, Maria Fernanda Cândido e MV Bill.

 

No primeiro episódio a ser exibido no dia 19 de dezembro, o convidado é o escritor de literatura infantil Ilan Brenman. Novos personagens também integram o elenco de Sésamo, como o comilão monstro azul, chamado de Come Come.

 

Na pré-estreia em dezembro, os episódios de Sésamo serão exibidos na TV Cultura, às 20h30, e na TV Brasil, às 21h30. No dia de Natal, 25 de dezembro, a TV Brasil apresenta a Maratona Sésamo, com todos esses episódios, a partir das 14h.

 

 

Série "Ana e os Robôs" mostra ciência de uma forma lúdica e divertida

 

Para valorizar a programação dedicada à garotada nas férias escolares, a TV Brasil estreia a série infantil Ana e os Robôs nesta segunda (19), ao meio-dia. A premiada atração canadense mescla atores e computação gráfica para acompanhar os desafios de Ana, uma pequena cientista que constrói robôs para ajudá-la a realizar seus experimentos.

 

Cena da produção internacional "Ana e os Robôs"

A série vai ao ar na emissora pública ao meio-dia e às 15h30 de segunda a sexta, e às 11h30, aos sábados. A TV Brasil apresenta, em sequência, a primeira e a segunda temporada da produção internacional totalizando 26 episódios de 23 minutos.

 

Inédita na televisão aberta, a atração foi indicada como melhor série infantil no Kidscreen Awards de 2015 e premiada como melhor obra educativa sobre ciências para crianças no Science Film Festival de 2014. O seriado foi desenvolvido pela produtora Sinking Ship Entertainment para a Amazon.

 

"Ana e os Robôs" conta a história da pequena e brilhante cientista Ana (Addison Holley), seus amigos Nick (Jadiel Dowlin) e Sofia (Adrianna Di Liello) e os androides que ela mesma criou: Garra, Lupa e Zig (Millie Davies). A produção acompanha estes personagens no maior experimento de todos: crescer.

 

A série apresenta androides super-realistas feitos em computação gráfica vivendo em um divertido mundo real. "Ana e os Robôs" celebra ciência, tecnologia, engenharia e matemática através do olhar de uma menina de 11 anos.

 

 

www.tvbrasil.ebc.com.br
facebook.com.br/tvbrasil
twitter.com/tvbrasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/12/2016 - 09:15 e atualizado em 21/12/2016 - 12:19

Últimas

O que vem por aí