Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil presta homenagem ao biólogo e documentarista Roberto Werneck

Produção inédita resgata vida e obra do homem que registrou a cultura

Em tributo ao biólogo e documentarista Roberto Werneck, que faleceu no dia 30 de julho, aos 65 anos, a TV Brasil apresenta nesta quarta-feira, 21 de dezembro de 2016, às 22h, o documentário inédito "Homenagem a Roberto Werneck", sobre o legado deixado em quatro décadas dedicadas ao registro do país e de suas populações.

 

Lucas Werneck e o pai Roberto Werneck no Xingu em 1998

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com depoimentos do próprio Roberto Werneck e de sua esposa, Paula Saldanha, o especial de fim de ano da emissora pública faz um balanço das questões socioambientais do país, dos anos 1970 até hoje. O documentário é baseado em duas obras anteriores: "Paixão de Documentar" e "Registros de uma Paixão", dirigidos pelo filho do casal, o documentarista Pedro Werneck.

 

Roberto Werneck com indigenas do povo Ticunas na AmazoniaNarrado pelo ator Paulo Betti, o filme tem texto da escritora e roteirista Adriana Lunardi. Com sensibilidade, Paula Saldanha mostra a paixão de seu companheiro, Roberto Werneck, em documentar o Brasil. Seu trabalho persistente, sistemático e apaixonado gerou um vasto acervo de filmes, vídeos e fotos das diversas regiões do país, de seu povo e sua cultura.

 

Biólogo de formação, Werneck iniciou seu trabalho de documentação do Brasil em 1977. Em 1979, fundou a produtora RW Cine, com a jornalista e escritora Paula Saldanha. Com equipamentos de cinema, inicialmente, Roberto viajava para captar o que acontecia em cada região e "alimentava" vários programas e campanhas da televisão brasileira.

 

Roberto Werneck e Paula Saldanha no Xingu

Os projetos de Roberto Werneck buscavam mostrar ao grande público a conjuntura do país, de norte a sul, leste a oeste. Nas reportagens especiais que produziu, ele sempre abordou de forma contundente as questões socioambientais, para mobilizar os governos e a sociedade, em geral. Exibidos em emissoras de televisão nos Estados Unidos e Europa, vários documentário foram premiados em festivais do país e exterior.

 

Em parceria com Paula Saldanha, Roberto Werneck realizou grandes reportagens e programas para as principais canais de televisão do país. Eles foram os primeiros a desbravar o país e mostrar essa relação do homem com o meio ambiente.

 

Na Rede Globo, desenvolveu produções especiais para o Fantástico e o pioneiro Globinho Repórter, uma das primeiras atrações a tratar de ecologia para crianças. Já na Manchete, o programa Terra Azul. Na antiga TVE, atual TV Brasil, liderou com Paula Saldanha o programa Expedições há mais de duas décadas no ar, hoje sob a direção do filho Lucas Saldanha.

 

Ficha técnica
Documentário homenageia Roberto WerneckDuração: 30 min
Direção: Paula Saldanha
Texto: Adriana Lunardi
Narração: Paulo Betti
Imagens: Roberto Werneck, Pedro Werneck,Tadeo Saldanha e Lucas Saldanha
Edição: Tauana Carlier
Produção: Paula Saldanha

 

Baseado nos documentários: "Paixão de Documentar" e "Registros de uma Paixão", com edição de imagens de Ricardo Senra e Tadeo Saldanha, produzidos por Valéria Burke e Andrey Marques e dirigidos por Pedro Werneck.

 

Serviço
"Homenagem a Roberto Werneck"
Dia 21 de dezembro, quarta-feira, às 22h, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/12/2016 - 12:30 e atualizado em 20/12/2016 - 12:44

Últimas

O que vem por aí