Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Repórter Brasil Noite estreia série sobre os 25 anos do fim da União Soviética na segunda (26/12)

Programa apresenta quatro reportagens que analisam a perspectiva

Série "25 anos de uma nova história" é uma das atrações do Repórter Brasil Noite

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A partir desta segunda-feira 26 de dezembro de 2016, o telejornal Repórter Brasil Noite apresenta uma série de quatro matérias especiais que traçam um panorama sobre os 25 anos do fim da União Soviética e projetam o futuro da região com foco no Cazaquistão. As reportagens vão ao ar na TV Brasil, sempre às 19h45, até quinta-feira (29).

 

Nono maior país do mundo, o Cazaquistão fica na Ásia Central com uma pequena parcela do território na Europa. De lá, a correspondente Manuela Castro contextualiza o final da Guerra Fria. O programa aborda questões geográficas e estratégicas da nação que foi a última República Soviética a decretar independência. Política, econômica e futuro do país também são temas abordados nas matérias da série "25 anos de uma nova história".

 

Correspondente Manuela Castro A primeira reportagem mostra o colapso da União Soviética e traz uma perspectiva histórica sobre as causas, atores e o término da Guerra Fria. A produção consulta historiadores e o Embaixador do Cazaquistão no Brasil. A proposta é apresentar a importância do país para a região.

 

A equipe destaca a localização geográfica do Cazaquistão e a posição estratégica para firmar parcerias comerciais. Também discute aspectos relacionados à baixa densidade demográfica, à dificuldade com o frio rigoroso e aos símbolos nacionais, como a águia e a bandeira.

 

Na segunda matéria especial, o Repórter Brasil Noite aborda a política no Cazaquistão. O programa explica como foi a construção da mais nova capital do mundo, Astana, inspirada em Brasília. O presidente Nursultan Nazarbayev está no poder no Cazaquistão há 25 anos, sempre reeleito a cada cinco anos. O telejornal entrevista o vice-ministro de relações exteriores e líderes de países vizinhos, além de especialistas estrangeiros.

 

Já a terceira parte da série reflete sobre o crescimento econômico e o aumento do PIB da nação nas últimas décadas. A economia do Cazaquistão é baseada na extração de minérios e de petróleo. O investimento em energia renovável é outro tema em questão.

 

A última reportagem da série "25 anos de uma nova história" projeta o futuro do Cazaquistão e analisa as apostas do país para continuar crescendo. Entre os assuntos que pautam a análise estão a entrada no Conselho de Segurança da ONU e os investimentos em esportes e turismo. O telejornal mostra aibda dos principais centros de esportes de inverno e a organização da Olimpíada Universitária de Inverno.

 

Serviço
Repórter Brasil Noite – Série "25 anos de uma nova história" – segunda a quinta-feira (26 a 29), às 19h45, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/12/2016 - 18:09 e atualizado em 23/12/2016 - 18:27

Últimas

O que vem por aí