Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil apresenta atrações musicais na chegada do ano novo

Show de Ivete Sangalo e programa Samba na Gamboa especial são os

Ivete Sangalo anima o Ano Novo da TV Brasil. Crédito: Sergio IsenseeO final de semana de Ano Novo está repleto de shows na programação especial da TV Brasil. A emissora reservou para a data apresentações de vários gêneros musicais para agradar diferentes públicos entre os dias 31 de dezembro de 2016 e 1º de janeiro de 2017. Os destaques são as performances da cantora Ivete Sangalo no programa Todas as Bossas e do bamba Diogo Nogueira no clássico Samba na Gamboa.

 

A música começa a soar na telinha às 18h45 deste sábado, 31 de dezembro, com o Festival BR-135. O evento reuniu 18 conjuntos em São Luís entre artistas do Maranhão, a banda pernambucana Nação Zumbi e o grupo formado por Liniker e o Caramelows.

 

A partir de 22h30, diversos estilos musicais embalam a programação da emissora pública até o clarear do primeiro dia de 2017. A segunda edição do programa Todas as Bossas agita os preparativos para a virada com a energia da baiana Ivete Sangalo. A artista recebe convidados especiais para uma apresentação de repertório romântico no show beneficente "Ivete Canta o Amor", gravado pela TVE Bahia em novembro no Teatro Castro Alves, em Salvador.

 

Diogo Nogueira canta com Maria RitaLogo em seguida é a vez do sambista Diogo Nogueira entreter o público com a sua tradicional roda de samba da TV Brasil. Na edição comemorativa do programa Samba na Gamboa, o apresentador conversa e canta com grandes nomes da música popular. Baby do Brasil, Fafá de Belém, Fernanda Abreu, Maria Rita, Elza Soares, Gabriel o Pensador, Mr. Catra, Rogê, Luiz Caldas, Geraldo Azevedo e Quarteto em Cy tocam e entoam hits que prometem alegrar o público em casa.

 

A programação musical segue até as 6h30 da manhã. Depois do Samba na Gamboa, à 1h30, o canal reexibe as apresentações do Festival BR-135. Em seguida, traz o especial A Pequena Bahia de Dorival Caymmi que celebra o saudoso compositor. Já às 3h30, um tributo homenageia o percussionista Naná Vasconcelos com seu último show em público. Para terminar a sequência de espetáculos, a edição especial do Partituras com a Orquestra de Cordas da Grota e o conjunto de violinos Os Pequenos Mozart inicia às 4h30.

 

 

 

Atrações de 1º de janeiro

 

No primeiro dia do ano, domingo, 1º de janeiro, a música continua em alta na emissora pública. Ao meio-dia, o Partituras abre a temporada 2017 com a harpista Cristina Braga. A artista utiliza o instrumento em ritmos como o samba, o jazz, o rock e a bossa-nova.

 

Harpista Cristina Braga no PartiturasNa conversa com a apresentadora Sofia Ceccato, ela ressalta a proximidade da música clássica com outros estilos e revela seu talento como cantora e compositora. A harpista ainda executa músicas de sua autoria e composições do novo disco.

 

Mais tarde, às 18h, o programa Manos e Minas recebe o rapper Genival Oliveira Gonçalves, o GOG, para um papo com Roberta Estrela D’Alva. Já às 19h30, o espetáculo Pixel combina projeções digitais e coreografias ousadas com a linguagem do hip-hop, elementos de circo, artes marciais, artes plásticas e dança contemporânea.

 

O programa esportivo No Mundo da Bola debate as expectativas dos comentaristas da emissora para a temporada 2017 do futebol brasileiro neste domingo (1), às 21h. Sergio du Bocage apresenta a atração que traz retrospectiva de competições disputadas em 2016. Participam da discussão os jornalistas Márcio Guedes, Paulo Garritano e Jorge Ramos, no Rio de Janeiro, e William Douglas, de São Paulo.

 

Em seguida, às 22h, o concerto “Suite Cabocla” avança no emprego da viola caipira na música erudita. O musical concebido por Renato Gagliardi é resultado de mais de 15 anos de pesquisas do artista sobre o uso do instrumento.

 

No telejornal Repórter Brasil Noite, o destaque é uma série de cinco reportagens sobre como fazer de 2017 um ano melhor em diversos aspectos: economia doméstica, papel do cidadão na política, saúde, desenvolvimento pessoal e conexões sociais. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h45. A série estreia no primeiro dia útil do ano, segunda, 2 de janeiro.

 

 

 

Festival BR-135 mescla estilos da música regional

 

A BR-135 é a estrada que liga a Ilha de São Luís ao restante do país. É por ela que a Ilha do Amor manda para o resto do Brasil o que há de melhor na música maranhense. E é por ela que chegam as melhores influências nacionais. Bandas de várias partes do país foram ao Maranhão para um show que misturou funk, reggae, pop, eletrônico e muito rock nacional.

 

A TV Brasil apresenta os melhores momentos da quinta edição do "Festival BR-135" às 18h45. O espetáculo reuniu 18 conjuntos em São Luís no final de novembro. Participaram do evento artistas do Maranhão, a banda pernambucana Nação Zumbi, o grupo formado por Liniker e o Caramelows, além de músicos de outras regiões do país.

 

Milhares de pessoas acompanharam os três dias de apresentações no centro histórico de São Luís. A proposta do projeto é expor a música maranhense para o cenário nacional e trazer artistas renomados do circuito brasileiro para o estado.

 

O "Festival BR-135" volta à tela da emissora à 1h30 após o especial do Samba na Gamboa com Diogo Nogueira.

 

 

 

Ivete Sangalo emociona com repertório romântico no ritmo de Todas as Bossas

 

O alto-astral de Ivete Sangalo esquenta o clima na noite de Ano Novo, neste sábado (31), a partir das 22h30, no programa Todas as Bossas. A TVE Bahia fez a gravação do show "Ivete Canta o Amor" que a artista realizou em novembro no Teatro Castro Alves, em Salvador.

 

Ivete Sangalo com a dupla Victor e Léo no palco do Teatro Castro Alves. Crédito: Sergio Isensee

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No espetáculo, a cantora baiana é acompanhada pela Orquestra Juvenil da Bahia (Neojiba). O concerto beneficente une música e solidariedade. O evento teve a renda revertida para o Hospital Martagão Gesteira, uma instituição filantrópica que há mais de 50 anos atende crianças e adolescentes em Salvador.

 

Para embalar a chegada de 2017 na TV Brasil, Ivete Sangalo recebe convidados especiais. Participam da apresentação da musa personalidades como Jorge Vercillo, a dupla Victor e Léo, Margareth Menezes, Saulo Fernandes e Flavio Venturini.

 

O show reúne músicas românticas do repertório de Ivete Sangalo e dos parceiros de palco. Durante uma hora, a baiana levanta poeira e aquece os corações apaixonados com alguns sucessos do cancioneiro nacional. Ao lado dos artistas convidados, ela canta hits como “A lua que eu te dei”, “Todo azul do mar”, “Você é linda”, “Ela une todas as coisas”, “Se eu não te amasse tanto assim”, “Quando a chuva passar” e “Amanhã”.

 

Já no dia 7 de janeiro, no Todas as Bossas, a TV Brasil apresenta as composições vencedoras do Festival de Música da Rádio Nacional FM de Brasília cuja final aconteceu em dezembro. Ao todo, 181 músicas foram inscritas na oitava edição do evento. O ano de 2016 marcou também a celebração dos 40 anos da Rádio Nacional FM de Brasília.

 

 

 

Samba na Gamboa anima a hora da virada na TV Brasil

 

Na noite da virada, sábado (31), a partir de 23h30, o bamba Diogo Nogueira assume o comando da programação da TV Brasil com uma edição especial do Samba na Gamboa que vai ter duas horas de duração.

 

Diogo Nogueira canta sucessos no Samba na Gamboa ao lado de personalidades como Baby do Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O programa musical faz uma retrospectiva com as melhores apresentações da temporada. Foram muitas rodas de samba, papos e cantorias inesquecíveis. A atração resgata o encontro com grandes nomes da música popular, e, acima de tudo, amigos e parceiros desse universo da arte.

 

Participam dessa festa astros como Baby do Brasil, Fafá de Belém, Fernanda Abreu, Maria Rita, Elza Soares, Gabriel o Pensador, Mr. Catra, Rogê, Luiz Caldas, Geraldo Azevedo e Quarteto em Cy.

 

O repertório da atração liderada pelo sambista Diogo Nogueira é o mais eclético possível. Durante a roda de samba, o apresentador e seus convidados cantam sucessos como “Rio, 40 graus”, “Peguei um Ita no Norte”, “Gostava tanto de você”, Primavera”, “Beleza Rara”, “É Hoje”, “Surfista Solitário”, “Não deixe o samba morrer”, “Meu Guri”, “Foi um rio que passou em minha vida” e “O Xote das Meninas”.

 

 

 

A Pequena Bahia de Dorival Caymmi

 

O especial “A Pequena Bahia de Dorival Caymmi” dá continuidade à programação musical da TV Brasil às 2h30, após a reapresentação do Festival BR-135. Com depoimentos e performances de Stella Caymmi, neta e biógrafa, e dos filhos Nana, Dori e Danilo, a produção traça o perfil do inesquecível Dorival Caymmi.

 

O cenário inicial é o Posto Seis, em Copacabana, no Rio de Janeiro, um dos locais preferidos do compositor. Lá, após sua morte em 2008, o músico foi homenageado com uma estátua de bronze, inspirada em uma foto de Evandro Teixeira, em que Dorival aparece saindo da praia com seu violão e acenando para os amigos.

 

No programa, o público acompanha o depoimento de Caymmi sobre o início da carreira e a paixão pelo bairro onde escolheu viver. Os filhos Dori e Danilo também recordam as andanças do pai à beira mar.

 

A produção também se dispõe a buscar as raízes da música de Caymmi. A mistura cultural das ladeiras de Salvador, o contato com os pescadores e com a culinária baiana estavam sempre presente em suas obras e revelavam a Bahia para o resto do Brasil nas décadas de 1950/60.

 

O especial ainda traz apresentações das músicas “Você já foi a Bahia” e “Vatapá”, além de uma gravação de Danilo Caymmi.

 

 

 

Homenagem a Naná Vasconcelos com exibição do último show

 

A sequência de atrações lembra um grande artista que o país perdeu em 2016. Às 3h30, a TV Brasil bate os tambores para prestar tributo ao percussionista pernambucano Naná Vasconcelos que saiu de cena em março, vítima de um câncer de pulmão.

 

Naná VasconcelosA emissora exibe a última apresentação de Naná Vasconcelos em público, em fevereiro, durante o “NaLata – I Festival Internacional de Percussão”. A TVE Bahia acompanhou o show realizado no Candeal Guetho Square, em Salvador.

 

Considerado uma autoridade mundial em percussão, Naná subiu ao palco junto com o cantor, compositor e violoncelista carioca Lui Coimbra. O evento teve como anfitrião outro grande percussionista brasileiro, o músico Carlinhos Brown. Com duração de 52 minutos, o especial Naná Vasconcelos celebra a vida e a obra deste artista que foi uma lenda na percussão.

 

Também no mês de fevereiro, como fazia há quinze anos, o mestre da percussão ainda comandou a abertura do Carnaval da capital pernambucana, no Marco Zero do Recife, regendo mais de 400 batuqueiros de maracatu.

 

 

 

Orquestra de Cordas da Grota e Os Pequenos Mozart no Partituras

 

Para encerrar a programação musical do Réveillon, a emissora exibe a edição especial do Partituras a partir das 4h30 com a Orquestra de Cordas da Grota e o conjunto de violinos Os Pequenos Mozart.

 

Conjunto de violinos Os Pequenos MozartFundada em 1995, a Orquestra de Cordas da Grota tem uma trajetória que conquistou o respeito da crítica especializada e do público. Hoje, o grupo – que conta com uma agenda regular de apresentações, inclusive internacionais –, gravou disco e amplia sua atuação com o investimento na profissionalização de seus músicos.

 

O conjunto de violinos Os Pequenos Mozart é formado por crianças de 3 a 13 anos que se vestem com roupas da época do grande compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Eles tocam desde clássicos natalinos à música popular brasileira. A trupe realizou concertos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala Cecilia Meireles, em diversas cidades brasileiras e no exterior.

 

 

 

Harpista Cristina Braga abre a temporada 2017 do Partituras

 

Um instrumento normalmente associado à música sinfônica pode ir além de um repertório tradicional? A resposta é sim, principalmente nas mãos de uma virtuose como a harpista Cristina Braga, convidada que abre a temporada 2017 do programa Partituras neste domingo, 1º de janeiro, ao meio-dia, na TV Brasil.

 

Cristina Braga com o Quarteto Moderno de SambaA artista utiliza a harpa como principal instrumento harmônico em ritmos como o samba, o jazz, o rock e a bossa-nova. Na conversa com a apresentadora Sofia Ceccato, ela ressalta a proximidade da música clássica com outros estilos e revela seu talento como cantora e compositora.

 

Cristina Braga ainda executa músicas de sua autoria e composições do novo disco “Whisper, the Bossa Nova Brandenburg Concerto” acompanhada do Quarteto Moderno de Samba.

 

 

 

GOG participa do Manos e Minas

 

Ainda no domingo (1), às 18h, o som muda de batida. No programa Manos e Minas, a apresentadora Roberta Estrela D’Alva recebe um dos maiores poetas do rap nacional, Genival Oliveira Gonçalves, o GOG. Com mais de 30 anos de estrada, a trajetória do artista é entrelaçada à história do hip hop no país.

 

Durante o encontro, além de dar uma canja de sua música, o rapper relembra o surgimento dessa cultura no Brasil. Primeiro cantor do rap nacional a abrir seu próprio selo, o convidado é um dos principais defensores da produção independente no hip hop, influenciando e apoiando gerações de artistas.

 

Na conversa com a apresentadora, ele opina sobre o cenário atual do rap e revela o que ainda o surpreende. O rapper, reconhecido pela consciência política de suas canções, também fala sobre o posicionamento da sociedade brasileira diante de injustiças sociais.

 

 

 

Pixel combina projeções digitais, coreografias, hip hop e dança contemporânea

 

O espetáculo Pixel é a atração da TV Brasil às 19h30 de domingo (1). A apresentação une coreografias ousadas com projeções digitais em 3D e mistura a linguagem do hip-hop com elementos de circo, artes marciais, artes plásticas e dança contemporânea.

 

Espetáculo Pixel. Crédito: Agathe PoupeneyDurante pouco mais de uma hora, os 11 bailarinos da companhia contracenam com as projeções em 3D, criando efeitos impressionantes no palco, e dando ao público a sensação de não saber distinguir a realidade do mundo virtual. No espetáculo, as imagens digitais ganham corpo e volume, num cenário virtual em que chove, neva e o palco fica ondulado.

 

Pixel - sigla para a menor unidade de uma imagem digital - é um enorme sucesso desde sua estreia, em 2014. Este ano, a montagem veio ao Brasil e fez turnê por seis cidades brasileiras. A exibição que vai ao ar na TV Brasil foi gravada durante a passagem da companhia pelo Rio de Janeiro, no Theatro Municipal.

 

 

 

Retrospectiva 2016 e perspectivas para 2017 no esporte

 

Equipe da primeira edição de No Mundo da Bola em 2017O debate esportivo do programa No Mundo da Bola apresenta um bate-papo inédito no primeiro dia do ano, neste domingo (1), às 21h na TV Brasil. Na tradicional mesa-redonda, os comentaristas da emissora revelam suas expectativas para a temporada 2017 do futebol brasileiro.

 

O No Mundo da Bola também traz uma retrospectiva com reportagens especiais e os melhores momentos da Taça Libertadores da América, Copa do Brasil, Brasileirão Feminino e Primeira Liga no ano de 2016.

 

No Rio de Janeiro, Sergio du Bocage comanda o programa ao lado de Márcio Guedes, Paulo Garritano e Jorge Ramos, enquanto William Douglas participa de São Paulo.

 

 

 

“Suíte Cabocla” difunde a viola caipira no meio da música erudita

 

Às 22h, o concerto “Suite Cabocla” destaca a viola caipira e sua relação com universo sinfônico. Idealizado pelo artista e pesquisador Renato Gagliardi, o musical reúne ainda um quarteto de cordas, contrabaixo, oboé, kalimba e percussão. O trabalho é resultado de mais de 15 anos de estudos do músico sobre o uso do instrumento.

 

Suíte CaboclaA proposta de Gagliardi é disseminar a viola caipira na música clássica e evidenciar sua pertinência como instrumento de concerto.

 

Com 57 minutos de duração, o espetáculo rompe as fronteiras entre o erudito e o popular ao apresentar composições inéditas, arranjos e releituras de obras clássicas.

 

Em contato com obras de compositores do porte de Villa-Lobos, Beethoven, Bach e outros ícones da música clássica, pessoas de diferentes gerações são convidadas a desvendar uma face ainda pouco empregada pela viola caipira.

 

 

 

Planejamento para 2017 em série especial no telejornalismo

 

No jornalismo, o destaque é uma série especial do telejornal Repórter Brasil Noite, de segunda a sexta-feira, às 19h45. No primeiro dia útil do ano, segunda, 2 de janeiro, o programa estreia uma sequencia de cinco reportagens sobre como fazer de 2017 um ano melhor em diversos aspectos: economia doméstica, papel do cidadão na política, saúde, desenvolvimento pessoal e conexões sociais.

 

A primeira matéria, de Lia Kunzler, aborda a questão da economia. A ideia é incentivar o planejamento financeiro nas contas de casa, trazer dicas de investimentos, explicar como as pessoas podem se programar para uma compra e de que modo se organiza para quitar as dívidas.

 

Já na segunda reportagem, Paulo Leite esclarece como o cidadão pode contribuir para melhorar a política. O telejornal apresenta maneira para que o cidadão acompanhe o trabalho dos novos prefeitos em seu primeiro ano de mandato e avalie se eles estão cumprindo as promessas de campanha. Exemplos de boas práticas como o projeto do Tribunal de Contas do DF nas escolas públicas complementam o tema.

 

O terceiro programa da série, da repórter Iara Balduíno, apresenta dicas para quem quer começar a cuidar melhor da saúde em 2017. Já a quarta matéria do Repórter Brasil Noite diz respeito ao desenvolvimento pessoal. Aline Bastos levanta aspectos que as pessoas devem observar para ter um ano novo melhor em suas metas pessoais.

 

Para encerrar a série, o repórter Pedro Moreira discute a importância da conexão social entre as pessoas.

 

 

www.tvbrasil.ebc.com.br
facebook.com.br/tvbrasil
twitter.com/tvbrasil

Ultimas

O que vem por aí